sexta-feira, 9 de outubro de 2015

GAL COSTA, 70 ANOS DE VIDA E 50 DE CARREIRA

Por Thaís Oliveira



No alto dos seus 70 anos de idade, completados exatamente neste sábado (26), Gal Costa mantém como poucas a pose de diva. O que pode ser aferido no álbum “Estratosférica”, lançado em maio. “A música me dá energia, me alimenta, me rejuvenesce e me ilumina”, diz a cantora ao Hoje em Dia. Possuidora de uma das vozes mais belas do país – quiçá do mundo – a mãe de Gabriel revela que o segredo de tanto êxito, além da “garra e a paixão pela música”, é o “espírito jovem e a vontade de mudar e transformar”.


Gal vendeu milhões de discos ao longo de seus 50 anos de estrada. E pensar que o marco zero de sua carreira foi quase que despretensioso. Em uma participação no LP “Opinião”, de Maria Bethânia, em 1965, na última faixa do lado A, ainda com o nome de Maria da Graça, a jovem de 20 anos chamou atenção na interpretação de “Sol Negro”. A partir de então, a cantora, baiana de Salvador, nunca mais seria esquecida. Várias canções ficaram conhecida em sua voz, como “Baby”, “Vapor Barato” e “Sua Estupidez”, para citar algumas da lista, ainda não contabilizada, de gravações que fez.



Olho no futuro

Apesar de tantos sucessos, Gal vem direcionando o olhar ao que está por vir. Tanto que, nos últimos discos (“Recanto” e “Estratosférica”), a grande maioria das músicas é inédita. Além de fazer questão de revelar nomes. “Durante a minha carreira, sempre fui muito aberta ao trabalho de outros artistas. Tive o prazer de trabalhar com a Mallu Magalhães e o Felipe Cordeiro neste projeto e foi algo muito bom. Busco ficar atualizada e nada melhor do que esta troca com uma geração mais nova”, afirma.

Para o cantor, folclorista e produtor cultural mineiro Wagner Cosse, é justamente esta “coragem” de viver intensamente o presente que tornou Gal um ícone da música brasileira. “Ela não vive do passado glorioso que tem. Ousa, surpreende e se renova constantemente. É uma cantora de vanguarda, pois está sempre revolucionando na maneira de cantar”, destaca. Fã incondicional da artista, Cosse diz que a cantora está sempre em busca do avanço. “Gal é um farol no presente que ilumina os caminhos futuros da MPB”, completa.

‘Considero que Gal foi a primeira cantora moderna’, diz Cosse

O primeiro contato que Cosse teve com o trabalho de Gal Costa foi em 1968, quando assistiu ao Festival da Música Popular Brasileira na Record. “Fiquei impressionado ao vê-la com aquela roupa psicodélica, era diferente de tudo da época”.

Contudo, diz ter virado admirador “eterno” quando Gal gravou “Sua Estupidez”, em 1971, no álbum “Fa-Tal – Gal a Todo Vapor”, um dos seus preferidos. “Este disco foi um marco histórico na música brasileira; foi o primeiro disco duplo e foi gravado ao vivo, traduzindo o calor do show, a emoção genuína daquele momento. É avassalador”.

“Considero que a Gal foi a primeira cantora moderna do Brasil. Nós, brasileiros, somos abençoados por termos uma cantora como esta, que pode traduzir o momento presente com interpretações magníficas e uma voz prodigiosa, cristalina, de timbre perfeito”, continua.

Juntamente ao cantor Thelmo Lins, Cosse montou o espetáculo “Casa de Gal e Bethânia”, que estreou este ano no Teatro Santo Agostinho. Lins, aliás, é outro a destacar a potência vocal de Gal. “Ela esteve num ranking entre as dez vozes mais belas do mundo”, recorda.



Interpretação peculiar

Segundo Lins, o jeito de cantar de Maria das Graças Costa Penna Burgos, a Gal Costa, vem de João Gilberto, que ela ouvia muito quando trabalhava numa loja de discos, na Bahia. “Ele reconheceu Gal como a maior cantora brasileira na época. Ela tinha 19 anos, era uma desconhecida ainda. Imagina ter o aval de João de Gilberto?”.

Porém, para Lins o grande trunfo de Gal, o que a levou ao estrelato, foi a influência de Gil e Caetano e da Jovem Guarda, que mudou a sua forma de cantar. “Ela começou a misturar este canto simplista de João Gilberto e, com o passar do tempo, pulou de uma cantora mais delicada para uma voz mais forte”, diz.

A partir de então, considera o músico, as cantoras passaram a mirar-se na artista. “Gal foi sempre uma cantora ousada. Como já disse Luís Antônio Giron (jornalista): ‘Marisas aos montes não chegam ao calcanhotto da Gal’. E, além de tudo, ela é bonita”, diz.

‘Sentia naquela voz límpida algo nostálgico, como se fosse me provocar saudades, o que, de fato, ocorre’

O diretor de teatro Felipe Vidal é outro fã. “A voz dela é impressionante, um verdadeiro instrumento. ‘Baby’ é uma perfeição na voz dela, uma joia”, diz ele, que dirige “Contra o Vento", musical inspirado na Tropicália, em cartaz no CCBB (Praça da Liberdade, 450) até 4/10.

Dentre os momentos que mais marcaram sua memória, Vidal destaca o show “O Sorriso do Gato de Alice”, de 1994. “Ela sempre foi ousada e, ali, mostrou os seios. Havia toda uma contestação naquele ato. Além disto, foi diversificando seu som. Neste último disco, apostou em arranjos contemporâneos. É uma cantora que se renova”.



Nostálgico

Outro admirador, o cantor e compositor Antonio Villeroy teve “Ruas de Outono”, parceria com Ana Carolina, gravada pela baiana. Ele conta que suas primeiras lembranças de Gal vêm da infância. “Estava com 7 anos e voltava do colégio, em São Gabriel (RS), ouvindo-a cantar ‘Baby’, de Caetano. Sentia, naquele som, naquela voz límpida, algo nostálgico e primaveril, como se fosse me provocar saudades no futuro, o que, de fato, hoje, ocorre, como se o tempo se dobrasse diante da força de gravidade daquele momento. Uma elipse, e ouço Gal no outono de 1973, cantando ‘Presente Cotidiano’ de Luiz Melodia. Momentos rápidos, da duração de uma música tocando no rádio, e que ficaram para sempre na minha memória”.

Já o DJ e vocalista do Baiana Ozadas, Geo Cardoso diz que nasceu escutando Gal. “É um ícone da música baiana e brasileira. Veio de uma geração de muito brilho, junto a Bethânia, Caetano, Gil, Glauber Rocha, Tom Zé. Sempre escutei o canto dela”, revela.


Gal e o ECAD

Em homenagem aos 70 anos de Gal Costa, o Escritório Central de Arrecadações e Distribuição (Ecad) lançou um levantamento inédito sobre quais obras interpretadas pela baiana foram mais tocadas, nos últimos cinco anos.

“Um dia de domingo” e “Chuva de Prata” aparecem no topo da lista, respectivamente. Gal é conhecida por entregar versões únicas e marcantes das canções que interpreta. No começo da carreira, a cantora era contida e precisa. Foi durante a apresentação de “Divino Maravilhoso”, de Caetano Veloso, no 4º Festival da Música Popular Brasileira, que Gal mudou seu jeito de cantar, apostando na potência da voz para passar sua mensagem.

A importância de Gal para a MPB é inestimável. Dos tropicalistas Gilberto Gil e Caetano até o rei da black music americana Stevie Wonder, a cantora imortalizou tudo o que tocou. O Ecad lançou, além da lista de faixas mais reproduzidas, um ranking para canções mais regravadas pela aniversariante.

Confira a lista abaixo das mais reproduzidas:
Um dia de domingo (Michael Sullivan/Miguel/Paulo Massadas)
Chuva de prata (Ronaldo Bastos/Ed Wilson)
Sorte (Celso Fonseca/Ronaldo Bastos)
Nada mais (Ronaldo Bastos/Stevie Wonder)
Meu bem, meu mal (Caetano Veloso)
Mar e sol (Carlos Rennó/Paky)
Baby (Caetano Veloso)
Azul (Djavan)
Folhetim (Chico Buarque)
Açaí (Djavan)




Discografia Oficial

Compacto (1965)

Faixas:
01 - Eu Vim da Bahia
02 - Sim Foi Você





Domingo (1967) (Com Caetano Veloso)




Faixas:
01 - Coração Vagabundo
02
 - Onde Eu Nasci Passa um Rio
03
 - Avarando
04
 - Um Dia
05
 - Domingo
06
 - Nenhuma Dor
07
 - Candeias
08
 - Remelexo
09
 - Minha Senhora
10
 - Quem Me Dera
11
 - Maria Joana



Tropicalia ou Panis et Circencis (Com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Nara Leão, Os Mutantes e Tom Zé) (1968)

Faixas:
01 - Cinema Olympia
02 - Tuareg
03 - Cultura e civilização
04 - País tropical
05 - Meu nome é Gal
06 - Com medo, com Pedro
07 - The empty boat
08 - Objeto sim, objeto não
09 - Pulsars e quasars



Gal Costa (1969)

Faixas:
01 - Não identificado
02 - Sebastiana
03 - Lost in the paradise
04 - Namorinho de portão
05 - Saudosismo
06 - Se você pensa
07 - Vou recomeçar
08 - Divino, maravilhoso
09 - Que pena
10 - Baby
11 - A coisa mais linda que existe



Gal (1969)

Faixas:
01 - Cinema Olympia
02 - Tuareg
03 - Cultura e civilização
04 - País tropical
05 - Meu nome é Gal
06 - Com medo, com Pedro
07 - The empty boat
08 - Objeto sim, objeto não
09 - Pulsars e quasars



LeGal (1970)

Faixas:
01 - Eu sou terrível
02 - Língua do pê
03 - Love, try and die
04 - Minimistério
05 - Acauã
06 - Hotel das estrelas
07 - Deixa sangrar
08 - The archaic lonely star blues
09 - London, London
10 - Falsa baiana

Fa-Tal - Gal a Todo Vapor (1971)

Faixas:
01 - Fruta gogóia
02 
- Charles Anjo 45
03 - Como dois e dois
04 - Coração vagabundo 
05 - Falsa baiana
06 - Antonico
07 - Sua estupidez
08 - Fruta gogóia
09 - Vapor barato
10 - Dê um role
11 - Pérola negra
12 - Mal secreto
13 - Como dois e dois
14 - Hotel das estrelas
15 - Assum preto
16 - Bota a mão nas cadeiras 
17 - Maria Bethânia
18 - Chuva suor e cerveja
19 - Luz do sol



Índia (1973)


Faixas:
01 - Índia
02 - Milho verde
03 - Presente cotidiano
04 - Volta
05 - Relance
06 - Da maior importância
07 - Passarinho
08 - Pontos de luz
09 - Desafinado




Cantar (1974)


Faixas:
01 - Barato total
02 - A rã
03 - Lua lua lua
04 - Canção que morre no ar
05 - Flor de maracujá
06 - Flor do cerrado
07 - Jóia
08 - Até quem sabe
09 - O céu e o som
10 - Lágrimas negras
11 - Chululu



Temporada de Verão (com Caetano Veloso e Gilberto Gil) (1974) 

Faixas:
01 - Quem nasceu
02 - De noite na cama
03 - O conteúdo
04 - Terremoto
05 - O relógio quebrou
06 - O sonho acabou
07 - Cantiga do sapo
08 - Acontece
09 - Felicidade


Gal Canta Caymmi (1976)


Faixas:
01 - Vatapá
02 - Festa de rua
03 - Nem eu
04 - Pescaria
05 - O vento
06 - Rainha do mar
07 - Só louco
08 - São Salvador
09 - Peguei um Ita no norte
10 - Dois de fevereiro


Doces Bárbaros (Com Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia) (1976)


Faixas:
01 - Eu e ela estávamos ali encostados na parede
02 - Esotérico
03 - Eu te amo
04 - O seu amor
05 - Quando
06 - Pé quente, cabeça fria
07 - Peixe
08 - Um índio
09 - São João, Xangô menino
10 - Nós, por exemplo
11 - Os mais doces bárbaros
12 - Os mais doces bárbaros
13 - Fé cega, faca amolada
14 - Atiraste uma pedra
15 - Pássaro proibido
16 - Chuck Berry fields forever
17 - Gênesis
18 - Tarasca guidon

Caras e Bocas (1977)

Faixas:
01 - Caras e bocas
02 - Me recuso
03 - Louca me chamam (Crazy he call’s me)
04 - Clariô
05 - Minha estrela é do oriente
06 - Tigresa
07 - Negro amor (It’s all over now, baby blue)
08 - Meu doce amor
09 - Solitude
10 - Um favor

Água Viva (1978)

Faixas:
01 - Olhos verdes
02 - Folhetim
03 - De onde vem o baião
04 - O bem do mar
05 - Mãe
06 - Vida de artista
07 - Paula e Bebeto
08 - A mulher
09 - Pois é
10 - Qual é, baiana?
11 - Cadê


Gal Tropical (1979)



Faixas:
01 - Samba rasgado
02 - Noites cariocas
03 - Índia
04 - Estrada do sol
05 - A preta do acarajé
06 - Dez anos
07 - Força estranha
08 - Olha
09 - Juventude transviada
10 - Balancê
11 - O bater do tambor


Aquarela do Brasil (1980)

Faixas:
01. É luxo só
02. Já era tempo
03. Camisa amarela
04. Na Baixa do Sapateiro
05. Folha morta
06. No tabuleiro da baiana
07. Jogada pelo mundo
08. Inquietação
09. Tu
10. Faceira
11. Novo amor
12. Aquarela do Brasil




Fantasia (1981)


Faixas:
01 - Canta Brasil
02 - Meu bem, meu mal
03 - Roda baiana
04 - Faltando um pedaço
05 - O amor (sobre o poema de Wladimir Maiakovski)
06 - Festa do interior
07 - Açaí
08 - Tapete mágico
09 - Massa real
10 - Estrela, estrela



Minha Voz (1982)


Faixas:
01 - Minha voz, minha vida
02 - Azul
03 - Musa cabloca
04 - Dom de iludir
05 - Solar
06 - Borzeguim
07 - Bloco do prazer
08 - Verbos do amor
09 - Luz do sol
10 - Pegando fogo
11 - Groupie





Baby Gal (1983) 

Faixas:
01 - Mil perdões
02 - Sutis diferenças
03 - Bahia de todas as contas
04 - Sim ou não
05 - Grande final
06 - Rumba louca
07 - Olhos do coração
08 - De flor em flor
09 - Eternamente
10 - Baby


Gabriela (1983)

Faixas:
01 - 
Chegada dos Retirantes
02 - Tema de Amor de Gabriela
03 - Pulando Carniça
04 - Pensando na Vida
05 - Casório
06 - Origem
07 - Ataque dos Jagunços
08 - Caminho da Mata
09 - Ilhéus
10 - Tema de Amor de Gabriela



Profana (1984)



Faixas:
01 - Vaca profana
02
 - Ave nossa
03
 - Nada mais (Lately)
04
 - Atrás da luminosidade
05
 - De volta ao começo
06
 - Onde está o dinheiro
07
 - Chuva de prata
08
 - Cabeça feita
08
 - Tillingo
08
 - Tem pouca diferença
09
 - Topázio
Bem Bom (1985)

Faixas:
01 - Sorte
02 - O último blues
03 - Um dia de domingo
04 - Acende o crepúsculo
05 - Muito por demais
06 - Romance
07 - Musa de qualquer estação
08 - Bem bom
09 - Todo o amor que houver nesta vida
10 - Quem perguntou por mim
11 - De volta ao futuro



Lua de Mel Como o Diabo Gosta (1987)
Faixas:
01 - Arara
02
 - O vento
03
 - Tenda
04
 - Viver e revicer (Here, there and everywhere)
05
 - Me faz bem
06
 - Morro de saudade
07
 - Lua de mel
08
 - Creio
09
 - Sou mais eu
10
 - Todos os instrumentos



Plural (1990)

Faixas:
01 - Salvador não inerte
02 - Ladeira do Pelô
03 - A verdadeira baiana 
04 - Begin the beguine 
05 - Fon fon
06 - Eu acredito
07 - Holofotes
08 - Cabelo
09 - Brilho de beleza
10 - Alguém me disse
11 - Nua ideia


Gal (1992)

Faixas:
01 - Saudação aos povos africanos 
02 - Revolta Olodum 
03 - Coisas nossas
04 - Tropicália
05 - The laziest gal in town
06 - Raiz
07 - É d’Oxum 
08 - Comunidá
09 - Saudação aos povos africanos 
10 - Cordas de aço 
11 - Caminhos cruzados
12 - Feitio de oração
13 - Rumba de Jacarepaguá 
14 - Saudação aos povos africanos



O Sorriso do Gato de Alice (1993)

Faixas:
01 - Bahia, minha preta
02 - Bumbo da Mangueira
03 - Errática
04 - Mãe da manhã
05 - Gratitude
06 - Goleiro (Eu vou lhe avisar) 
07 - Nuvem negra
08 - Lavagem do Bonfim
09 - Serene
10 - Você e você
11 - Alcohol



Mina d'Água do Meu Canto (1995)

Faixas:
01 - Odara
02 - Atrás da porta
03 - Morena dos olhos d’água
04 - Como um samba de adeus
05 - Cajuína
06 - Milagres do povo 
07 - O ciúme
08 - O quereres
09 - A Rita
10 - As vitrines 
11 - Quem te viu, quem te vê 



Tieta (1997)

Faixas:
01 - A Luz De Tieta 
02 - Imaculada
03 - O Motor Da Luz 
04 - Coração-Pensamento 
05 - Perpétua E Zé Esteves 
06 - Tieta Sorri Para Perpétua (A Luz De Tieta) 
07 - Venha Cá 
08 - Ascãnio No Jeguinho (Coração-Pensamento) 
09 - Zé Esteves 
10 - Tieta E Ascãnio (Coração-Pensamento) 
11 - Coraçãozinho 
12 - Miragem De Carnaval 
13 - 
Leonara Na Janela (Coração-Pensamento) 
14 - Vento 
15 - Perpétua
16 - Tieta Vê Lucas (Venha Cá ) 
17 - Canto Das Lavadeiras (O Motor Da Luz) 
18 - Construção Da Casa (Coraçãozinho) 
19 - O Prefeito Relembra (Vento) 
20 - Festa (Vento/A Luz De Tieta/Coração-Pensamento/Miragem De Carnaval) 
21 - Cardo Vai Embora (Imaculada/Vento) 
22 - Tonha E Tieta (Zé Esteves) 
23 - Final (Vento/Coração-Pensamento/O Motor Da Luz) 
24 - Miragem De Carnaval



Acústico MTV (1997) 

Faixas:
01 - Baby
02 - Coração vagabundo
03 - Não identificado
04 - London, London
05 - Só louco
06 - Barato total
07 - Lanterna dos Afogados 
08 - Teco teco
09 - Pérola negra
10 - Sua estupidez
11 - Falsa baiana
12. Camisa amarela
13 - Vapor barato
14 - Você não entende nada 
15 - Paula e Bebeto
16 - Aquarela do Brasil

Aquele Frevo Axé (1998)

Faixas:
01 - Imunização racional (Que beleza)
02 - A voz do tambor
03 - Aquele frevo axé
04 - Esquadros
05 - Assum branco
06 - Amor de juventud
07 - Aguarte agora
08 - Qui nem jiló
09 - Você
10 - Você não gosta de mim
11 - Habib
12 - Quase um segundo
13 - Calling you
14 - Sertão

Gal Costa Canta Tom Jobim (1999)

Faixas:
01 - Fotografia
02 - Por causa de você
03 - Garota de Ipanema
04 - Derradeira primavera
05 - Wave
06 - Estrada do sol
07 - Brigas nunca mais / Discussão
08 - Piano na Mangueira
09 - Esquecendo você
10 - Se todos fossem iguais a você
11 - Chega de saudade
12 - Samba do avião
13 - Anos dourados
14 - Desafinado
15 - Corcovado
16 - Lígia
17 - Tema de amor de Gabriela
18 - Janelas abertas
19 - Bonita
20 - Triste
21 - Chovendo na roseira
22 - Falando de amor
23 - A felicidade
24 - Frevo de Orfeu

Gal de Tantos Amores (2001)

Faixas:
01 - Outra vez
02 - A última estrofe
03 - Que pena
04 - Dama sofisticada (Sophisticated lady) 
05 - Folhetim
06 - Contigo aprendi
08 - Abandono
09 - Que maravilha
10 - Apaixonada
11 - O amor (sobre o poema de Wladimir Maiakovski)
12 - Força estranha
13 - Caminhos do mar


Bossa Tropical (2002)

Faixas:
01 - Socorro
02 - The fool on the hill
03 - Onde Deus possa me ouvir
04 - Mulher (Sexo frágil)
05 - Quando eu fecho os olhos 
06 - Desde que o samba é samba 
07 - Epitáfio
08 - As time goes by
09 - Ovelha negra
10 - Marcianita
11 - Amor em paz


Todas as Coisas e Eu (2003)

Faixas:
01 - Linda flor (Yayá) (Ai, ioiô)
02 - Copacabana
03 - Sábado em Copacabana
04 - Nossos momentos
05 - Pra machucar meu coração
06 - Dono dos teus olhos
07 - Brigas
08 - Fim de caso
09 - Nervos de aço
10 - Alguém como tu
11 - Ave Maria no morro


Hoje (2005)

Faixas:
01 - Mar e sol
02 - Voyeur
03 - Pra que cantar
04 - Te adorar
05 - Santana
06 - Hoje
07 - Jurei
08 - Logus pé
09 - Luto
10 - Nada a ver
11 - Os dois


Ao Vivo (2006)

Faixas:
01 - 
Fruta Gogóia / Folclore da Bahia 
02 - Todo o Amor Que Houver Nessa Vida
03 - Santana
04 - Mar e Sol / Citação: Águas de Março
05 - Antonico
06 - Jurei
07 - Hoje
08 - Luto
09 - Pra Que Cantar?
10 - Embebedado
11 - Juventude Transviada
12 - Meu Nome é Gal
13 - Pout-Pourri: Coisa Mais Linda / As Time Goes By
14 - Logus-Pé

Live at the Blue Note (2006)

Faixas:
01 - Fotografia
02 - Desafinado
03 - Chega De Saudade
04 - Camisa Amarela
05 - Pra Manchucar Meu Coração
06 - Ave Maria No Morro
07 - Nada Além
08 - I Fall In Love Too Easily
09 - Corcovado
10 - Triste
11 - Wave


Recanto (2011)

Faixas:
01 - Recanto Escuro
02 - Cara do Mundo
03 - Autotune Auterotico
04 - Tudo Dói
05 - Neguinho
06 - O Menino
07 - Madredeus
08 - Mansidão
09 - Sexo e Dinheiro
10 - Miame Maculele
11 - Segunda



Recanto (Ao Vivo) (2013)

Faixas:
01 - Da Maior Importância
02
 - Tudo Dói
03
 - Recanto Escuro
04
 - Divino Maravilhoso
05
 - Folhetim
06
 - Mãe
07
 - Segunda
08
 - Minha Voz, Minha Vida
09
 - Barato Total
10
 - Autotune Autoerótico
11
 - Cara Do Mundo
12 - Deus É O Amor
13 - Dom De Iludir
14 - Neguinho
15 - O Amor
16 - Baby
17 - Vapor Barato
18 - Um Dia De Domingo
19 - Miami Maculelê
20 - Mansidão
21 - Força Estranha
22 - Meu Bem, Meu Mal
23 - Modinha Para Gabriela



Live in London '71 (Com Gilberto Gil)

Faixas:

01 - Coração Vagabundo
02 - Sai do Sereno
03 - Vapor Barato
04 - Como Dois e Dois
05 - Dê Um Rolê
06 - Medley
07 - Chuva, Suor e Cerveja
08 - Falsa Baiana
09 - Acauã
10 - Procissão
11 - Brand New Dream
12 - Expresso 2222
13 - Aquele Abraço
14 - Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band 
15 - One O'Clock Last Morning, 20Th April, 1970
16 - Oriente
17 - Up From The Skies
18 - Viramundo


Estratosférica (2015)

Faixas:
01 - Sem Medo Nem Esperança
02
 - Jabitacá
03
 - Estratosférica
04
 - Ecstasy
05
 - Dez Anjos
06
 - Espelho D’Água
07
 - Quando Você Olha Pra Ela
08
 - Por Baixo
09
 - Casca
10
 - Muita Sorte
11
 - Amor Se Acalme
12
 - Anuviar
13
 - Você Me Deu
14
 - Ilusão À Toa

1 comentários:

ADEMAR AMANCIO disse...

Muito boa a matéria.Obrigado pelo post.

LinkWithin