sábado, 18 de maio de 2013

CAXIXI VS CAXIROLA: "A ÚNICA DIFERENÇA É QUE A CAIXIROLA PODE SER USADA PARA MACHUCAR", DIZ NANÁ VASCONCELOS

Por Carolina Santos



Eleito por oito vezes o melhor percussionista do mundo e ganhador de oito prêmios Grammys, o pernambucano Naná Vasconcelos é uma autoridade mundial quando se fala em percussão. Fui então perguntar o que ele achou da caxirola, o polêmico instrumento “criado” por Carlinhos Brown e chancelado pelo Ministério dos Esportes e pela Fifa como instrumento oficial das Copas das Confederações e do Mundo.

Não tem diferença do caxixi. É um caxixi de plástico. Por isso, a sonoridade é um pouco mais estridente. Mas a única diferença que eu vejo é que a caixirola, por ser feita de um material mais duro, pode ser usada para machucar alguém”, disse o músico.

O percussionista considera a caxirola um despropósito. “É fora do contexto da nossa forma de se comportar em estádios de futebol. A gente celebra de uma maneira diferente”, disse. “Vão gastar um dinheiro danado com isso para imitar a vuvuzela da Copa passada. Mas a caxirola vai virar um objeto agressivo. A gente não precisa disso”, disse.


Caxirola - O pequeno instrumento é feito do chamado plástico verde, gerado a partir da borra da cana-de-açúcar. Distribuído pela multinacional The Marketing Store, a expectativa é que sejam produzidas até 100 milhões de unidades. Cada uma será vendida por R$29,90. No Mercado de São José (mercado publico existente na cidade do Recife), um caxixi, feito de palha trançada, sai por menos de R$10.

0 comentários:

LinkWithin