quarta-feira, 22 de maio de 2013

70 ANOS

Dois nomes sacramentados na música brasileira completam em 2013 sete décadas de existência.


Climério


Nascido em Angical do Piauí, no Piauí, Climério Ferreira é considerado por muitos como um dos principais parceiros de Dominguinhos. Sua primeira composição gravada pelo parceiro foi "Chega morena", parceria também com Guadalupe, em 1979. A segunda gravação aconteceu em 1982, "Riso cristalino". Entre outras parcerias gravadas por Dominguinhos estão "Homenagem a Lindu" e "Prece a Luiz", a primeira em homenagem a Lindolfo Barbosa do Trio Nordestino e a segunda a Luiz Gonzaga. Em 2001 teve a composição "Luz de candeeiro" gravada pelo parceiro Dominguinhos no CD "Lembrando de você". Tem composições gravadas por Fagner, como "Conflito", parceria com Petrúcio Maia e "Tiro certeiro", com Clodô e Clésio. Nara Leão gravou "Por um triz", parceria com Clodô e Clésio. Gravou seis LPs: "São Piauí", produzido por Ednardo, "Chapada do Corisco", produzido por Raimundo Fagner, "Ferreira", produzido por Dominguinhos e "A profissão do sonho" e "Afinidades" produção sua com Clodô e Clésio. Teve músicas gravadas também por Tim Maia, Elba Ramalho, Ednardo, Amelinha, Silvinha Araújo, Guadalupe, Mastruz com Leite, Trio Virgulino e outros.
Gravou também de forma independente o CD "Canção do amor tranquilo".


Lafayette

Já o carioca Lafayette Coelho Varges Limp foi Integrante da célebre turma da Matoso, da Tijuca, composta por jovens que depontariam no cenário da música popular brasileira marcando especialmente os anos 1960/70, como Wilson Simonal, Roberto e Erasmo Carlos, Jorge Bem e Tim Maia. Em 1958, formou com alguns amigos o conjunto "Blue Jeans Rock", no qual participava como pianista. Porém, só obteria sucesso na década seguinte, quando integrou o conjunto "Sambrasa", já como organista. Com arranjos de sua autoria para sucessos do rock, o grupo obteve sucesso chegando a acompanhar , Jerry Adriani, Wanderléa, Roberto e Erasmo Carlos,no auge da Jovem Guarda, com quem gravou "Terror dos Namorados". Em 1966, gravou "Lafayette apresenta os sucessos", o primeiro de mais de 30 LPs pela CBS, na qual ficaria até 1980. Seus discos apresentavam versões instrumentais arranjadas por ele para sucessos da época, incluindo trilhas sonoras de filme. Devido à boa vendagem dos seus LPs, recebeu da gravadora um disco de ouro e foi agraciado com o Troféu Chico Viola. Recentemente, lançou um CD em que interpreta apenas músicas de Roberto Carlos. Apontado como o organista oficial da Jovem Guarda por muitos que afirmam que a sonoridade daquele movimento não seria a mesma sem Laffayette e seu órgão Hammond B-3, que pode ser ouvido nos discos do Rei dos anos 1960, com destaque, entre outros, para "Quero que vá tudo pro inferno" e "Não quero ver você triste assim", participou de discos importantes de vários nomes da Jovem Guarda, além do trio Roberto Eraasmo e Wanderléa, como Trio Esperança, Golden Boys e Renato e seus Blue Caps.



Em 2004, aos 62 anos, tocando em bailes e restaurantes de Niterói foi resgatado pelos jovens músicos do grupo "Os Tremendões" que o encontraram tocando forró em um shopping da Zona Norte do Rio. Admiradores da música dos anos 60 em geral, convidaram-no para tocar com eles, surgindo assim o grupo Lafayette e os Tremendões, que tem Melvin no baixo e Marcelo Callado na bateria. O grupo estreou no Teatro Odisséia, na Lapa, em dezembro de 2004. Em 2005, em comemoração aos 40 anos da Jovem Guarda, o grupo apresentou temporada de shows também no Teatro Odisséia, em que receberam convidados como Leoni e a roqueira mexicana Julieta Venegas. Nesse ano, fizeram diversos shows em locais variados, adotando o nome de Lafayette e os Tremendões. Em fevereiro de 2007, às vésperas do carnaval, encerrou, com Os Tremendões, temporada na casa de shows Estrela da Lapa, no Rio de Janeiro, após encher a casa por diversas quintas-feiras. Sem deixar o rock moderno de lado, interpretaram hits da Jovem Guarda como "As curvas da estrada de Santos", "Splsh splash", "Garota papo firme" e a inédita "O pão duro" de Getúlio Cortes. Em 2012, realizou apresentação, ao lado dos Tremendões, no programa "Encontro com Fátima Bernardes", na Rede Globo de Televisão, ao lado de Jerry Adriani, Wanderléa, Marcelo Fróes e a banda Del Rey, numa emissão que teve como intenção relembrar a época da Jovem Guarda.


Fonte: Dicionário da MPB

0 comentários:

LinkWithin