quinta-feira, 7 de março de 2013

TEMPLO DAS MÚSICAS

Ao longo dos próximos meses, o Teatro Guaíra receberá shows de alguns dos principais medalhões da música brasileira.

Por Paulo Camargo



Aviso aos navegantes: começa no dia 9 de março, com a volta a Curitiba de Marisa Monte e seu show Verdade Uma Ilusão, uma acelerada temporada de shows com grandes medalhões da música brasileira. Além da cantora, estão confirmadas apresentações de Ney Matogrosso (23 de março), Maria Bethânia (27 de abril), Gilberto Gil (4 de maio), Paralamas do Sucesso (11 de maio) e Milton Nascimento (18 de maio). É bom ir reservando uma verba extra para os ingressos.

Ney Matogrosso, que sempre costuma encher os teatros onde se apresenta em Curitiba, retorna à capital paranaense com seu novo show, Atento aos Sinais, que fez sua estreia nacional na última quinta-feira em Juiz de Fora (MG).

Em entrevista para a reportagem da Gazeta do Povo, concedida por telefone, da cidade mineira, Ney contou que apresentará no Guairão um show de pop-rock, dançante, e nada intimista, com uma proposta mais hedonista, de levantar o público mesmo.

Para isso, montou um reportório que mistura músicas de compositores mais conhecidos e consagrados, como Paulinho da Viola (“Roendo as Unhas”), Itamar Assumpção (“Noite Torta”, “Isso Não Vai Ficar Assim” e “Fico Louco”) e Caetano Veloso (“Two Naira Fifty Kobo”), a criações de nomes da novíssima geração. Estão no set list canções do paulista Criolo (“Freguês da Meia-noite”), do alagoano Vitor Pirralho (“Tupi Fusão”) e do nipo-brasileiro Dan Nakagawa (“Tomo Mundo o Tempo Todo”), entre outros.

Inicio o show com três canções que dizem muito sobre o que estou pensando, a respeito de coisas que me incomodam [‘Rua da Passagem’ (Arnaldo Antunes e Lenine), ‘Incêndio’ (Pedro Luís) e ‘Vida Louca Vida’ (Lobão)], e depois deixo essa pulsação mais dançante tomar conta do show”, diz Ney, para quem o fato de as músicas não terem o compromisso de veicular mensagens mais engajadas, de teor político ou social, também é uma expressão de liberdade. De cantar o que bem entende.


Retorno

Depois de estrear no Guairão em 1.º de junho de 2012, Verdade Uma Ilusão retorna ao mesmo palco, que Marisa diz adorar, para mais duas apresentações. A cantora contou à Gazeta do Povo que, obviamente, o espetáculo está mais azeitado, mas não houve grandes alterações. “Algumas músicas entraram para o repertório, como ‘Aquela Velha Canção’ [do seu álbum mais recente, O Que Você Quer Saber de Verdade].

Depois de mais de 80 shows em todo o país, Marisa retorna a Curitiba, assim como voltará a outras cidades onde já se apresentou, como Porto Alegre e Belo Horizonte, e a outras por onde não passou. Florianópolis, por exemplo. Em abril, parte para uma excursão de 20 dias pela Europa, que passará por Portugal, Espanha, Itália, França, Inglaterra e Alemanha.

Marisa conta que anda compondo bastante, mas ainda é muito cedo para falar em novos projetos. Garante, no entanto, que ainda neste ano deverá lançar um DVD com o registro de Verdade Uma Ilusão.

0 comentários:

LinkWithin