segunda-feira, 15 de outubro de 2012

PEDRO MORAES - ENTREVISTA EXCLUSIVA

Artista que vem galgando espaços cada vez mais significativos no exterior, Pedro Moraes vem apresentando "Claroescuro", álbum conceitual que retrata a genuína diversidade cultural existente em nosso país perpassando por alguns dos diversos ritmos que constituem nossa música.

Por Bruno Negromonte


Recentemente apresentamos ao público leitor do Musicaria Brasil o cantor e compositor carioca Pedro Moraes, artista que vem ganhando um significativo espaço no cenário musical internacional em países como os Estados Unidos e a índia, onde teve seu álbum lançado pelo selo Rock´nd Raaga, sendo o primeiro álbum brasileiro a ser distribuído por terras indianas. Por falar em América do Norte, o jornal norte-americano Boston Globe, já é um dos dez melhores cd's, a nível mundial, deste ano. No Brasil, Pedro ganhou notoriedade a nível nacional desde a sua participação no programa "Som Brasil" onde interpretou dois clássicos de seu conterrâneo Cartola e participou de grupos como o Umbandocomo vocalista do "É com esse que eu vou", grupo expoente da nova geração do samba no bairro carioca da Lapa como pode-se conferir a partir da matéria A CATARSE MUSICAL DE PEDRO MORAESGentilmente, Pedro nos concedeu esta pequena entrevista onde fala, dentre outras coisas, receio para a receptividade do próximo registro fonográfico e de como o seu trabalho chegou a ser lançado na índia, como vocês podem conferir no bate-papo a seguir! Boa leitura!



A música o acompanha desde a infância ou foi algo que só veio a surgir em um dado momento de sua vida? Como se deu o seu envolvimento tanto com a composição quanto com o instrumento?

Pedro Moraes - Meus pais se conheceram num samba de roda, na Bahia. Minha mãe, então estudante de medicina, espraiando seus solares dotes vocais para (é o que diz a lenda familiar, sempre mais interessante do que os fatos) pagar mais uma rodada de cerveja a seus amigos, e meu pai, o aparente turista que saca de um agogô e... bom, pode-se dizer que a música surgiu na minha vida anos antes da própria vida.
Crescendo, sempre se ouviu e tocou muita música em casa. Música brasileira, samba, choro, clássicos... principalmente do período Barroco ao Romântico (a música erudita do século XX entrou no meu radar bem mais tarde). Os primeiros acordes ao violão, foi meu pai quem ensinou.
A composição veio mais tarde. As primeiras canções... tinha já uns dezoito anos. E a idéia de que poderia vir a tornar-me um músico profissional ainda tardaria bastante a se manifestar. Boa parte dos meus amigos músicos já tinham sua banda de rock, ou animavam a roda de violão em sua adolescência. Eu era um tímido.


Em sua biografia artística conta que você chegou a apresentar-se nas noites cariocas nos mais diversos locais. Você chegou a utilizar essas suas apresentações nos bares e afins do Rio de Janeiro como laboratório de algumas composições suas? Se sim, como era a reação do público presente?

PM - Quando sentia confiança, lançava canções minhas entre os clássicos... A reação geral não revelava muito. Na chamada noite, a maior parte das pessoas está mais ocupada com seus copos e papos e flertes do que com a música... a não ser que esta seja imediatamente interativa (sirva para dançar ou cantar junto).
No entanto, sempre havia uma ou outra pessoa mais atenta que vinha falar comigo, às vezes genuinamente emocionada: "aquela música era sua mesmo?" E fui com isso aprendendo que minhas canções tinham mais vocação para tocar indivíduos atentos do que agitar imediatamente públicos aleatórios... De lá pra cá, mesmo tendo aprendido uns tantos truques do ofício da coletividade, aqueles indivíduos atentos seguem sendo meu foco e meu norte.


A intérprete de jazz mexicana Magos Herrera impulsionou a sua carreira (que encontrava-se ainda, de certo modo, no início) quando resolveu gravar duas composições de sua autoria. Como chegou ao conhecimento dela as suas composições?

PM - Quando Magos me conheceu, de fato não havia ainda uma "carreira". Pensava que viria a ser um psicólogo, um professor, um intelectual... Eu havia tirado um ano sabático de minha faculdade de Psicologia, estava vivendo na Índia, e foi lá que a conheci, apresentado por amigos em comum que haviam ouvido, e gostado, de canções minhas. Ela buscava repertório para seu primeiro CD de carreira e, apaixonada por música brasileira (Magos é casada com um baterista de São Paulo, e fala um português excelente!) encontrou nas minhas canções uma expressão contemporânea daquela MPB que era um norte tão central para seu projeto.

Alguns meses depois, recebi um e-mail dela (de onde eu estava, precisava viajar uns quarenta minutos de riquixá até a Lan House mais próxima, o que multiplicava a emoção das notícias) pedindo permissão para gravar as canções. Uma delas, Xote de Manhã, faz parte do Claroescuro.

Por falar em exterior, por lá a sua carreira tem sido bastante exitosa, chegando inclusive a alcançar países como Sri Lanka e a índia. Falo isso porque o seu disco, tornou-se o primeiro álbum brasileiro a ser distribuído por um selo indiano: o Rock´nd Raaga. Como essa distribuição aconteceu?

PM - Fui convidado, em 2008, pelas Embaixadas Brasileiras na Índia e Sri Lanka para uma turnê de apresentações por aqueles dois países, em festivais de cultura que estavam acontecendo por lá. O dono do selo me conheceu num show em Goa (estado da Índia que mais lembra o Brasil, com suas igrejas coloniais portuguesas, praias, e uns tantos habitantes que ainda falam Português) e fez a proposta. Não tenho certeza de como foi a carreira do disco por lá, mas deve ter falado a um mercado bem específico... Os indianos não têm muito contato com a música ocidental, e o que sabem do Brasil é pouco mais do que "Ronaldo, Ronaldinho, Kaká" etc... Mas não deixa de ser um símbolo forte, o de plantar uma bandeirinha naquele país que, em termos populacionais, são quatro Brasis!!

Apesar de você ser carioca, há em algumas composições suas uma proximidade muito evidente com o Nordeste tanto na sonoridade (xotes e frevos) quanto nas participações presentes no álbum (Alcione e André Rio). Conte-nos um pouco sobre essa sua relação com essa região do nosso país.

PM - Bom, além dessa relação forte com a Bahia (minha mãe e minha mulher são baianas), o sentido musical nordestino sempre foi vital na minha biografia auditiva e autoral. Na minha primeira viagem ao Recife, fui virado ao avesso pela potência, pelo lirismo, pela inteligência do que se faz por lá. A melancolia do frevo canção, o modalismo com aquela tristeza árabe/ibérica do baião... tudo isso formava a camada primeira, a tampa da panela de pressão: natural que o CD de estréia fosse carregado dessas cores!

Do período anterior a sua carreira solo você traz as experiências pela passagem dos grupos Umbando, além de também participar, como vocalista, do "É com esse que eu vou", grupo expoente de uma nova geração que vem surgindo no reduto do samba, o tradicional bairro carioca da Lapa. Você chegou a trazer dessas experiências anteriores algo que reflete-se hoje no “Claroescuro”?

PM - Sem dúvida! O Umbando foi a primeira convivência próxima com compositores, que também eram músicos e instrumentistas muito mais experientes do que eu -- Rodrigo Penna Firme e Christiano Sauer, irmãos queridos. O sentido da montagem carinhosa, cerebral, de uma canção em sua estrutura-arranjo, o fazer parte de um organismo muito maior do que meu corpo e minha voz, uma banda -- isto aprendi com o Umbando. O "É com esse" me jogou no mundo como violonista e intérprete, me ensinou a esperteza do baile, da pulsação do público, da narrativa do prazer. Foi, digamos, minha faculdade de música. Com o "É com esse" conheci minhas primeiras turnês, meus primeiros palcos grandes, e minha primeira gravação profissional, o disco Samba do Baú, com direção musical de Afonso Machado, um verdadeiro mestre arranjador do samba e do choro.

No “Claroescuro” há duas regravações: “Dora” (Dorival Caymmi)  e "With a little help from my friends" (Lennon e MCartney) como se deu a escolha dessas duas únicas regravações do álbum?

PM - Foram as últimas canções a entrarem no repertório, encerrando o processo de anos como "work in progress", com sucessivas tiragens e pré-lançamentos do Claroescuro... São gravações com humor e afeto de duas referências e diretrizes clássicas, metonímias do eixo da grande canção brasileira (Caymmi, o gênio da raça), e do eixo internacionalista, diria que, de certo modo, tropicalista, que também está presente na minha formação musical, os Beatles.

Como foi receber a notícia que o jornal norte-americano Boston Globe havia eleito o seu disco como um dos dez melhores cd's, a nível mundial, de 2012?

PM - Para ser justo, vale dizer que a lista se referia à categoria (muito curiosa) de CDs de world music... que é a categoria que abraça tudo o que é música popular não anglo-saxônica. Foi uma alegria imensa! Principalmente por sentir que o Claroescuro não é um disco que só me diz respeito, mas que carrega a musicalidade e o amor de muitos e muitos artistas que realmente costuraram o corpo à alma do disco. Faço questão de citar Armando Lôbo, Thiago Amud, Daniel Marques, Ricardo Sá Reston e Marcelo Caldi, que criaram ou contribuíram decisivamente com os arranjos e a produção musical do CD. Levar o Claroescuro mundo afora também significa levar um pouco da potência musical destes e de muitos outros artistas que eu admiro e de quem eu tenho orgulho imenso para ouvidos abertos mundo afora.

A divulgação do “Claroescuro” vem ocorrendo em diversas capitais brasileiras, além de diversos países mundo a fora. Há, de sua parte, a intenção da captação de imagens para um possível dvd ou alguma coisa nesse sentido?

PM - Venho captando imagens de shows, com a melhor qualidade que posso, tanto no Brasil quanto no exterior, e até o fim deste ano, vou disponibilizar uma série de vídeos -- que, de certa forma, retratam a biografia do Claroescuro -- gratuitamente através da internet.

Esse seu primeiro registro fonográfico teve, digamos, uma depuração interessante até chegar a versão definitiva que hoje se encontra sempre elogiado tanto pela crítica especializada quanto também pelo público. Toda essa receptividade não gera, de certo modo, um certo receio para o próximo registro fonográfico?

PM - Confesso que já estou ansioso para entrar em estúdio e gravar meu próximo CD. Não tenho receios quanto à receptividade futura -- ela é sempre uma incógnita -- mas sim o receio que assoma a cada vez que uma folha em branco, uma nova canção, enfrenta minha própria exigência, cada vez mais alta. Às vezes sinto que estou exigindo demais do mistério. Mas não posso evitar.



Maiores Informações:
Sites Oficiais:
Twitter - @claroescuro

Contato:
Assessoria de Imprensa - Fabiane Pereira | Valentina Assessoria de Comunicação e Marketing:
fabiane.pereira@valentinacomunicacao.com.br?
Tel.:(21) 9844.1130 - (21) 8248.5000


O álbum pode ser adquirido através dos seguintes endereços:


Livraria Cultura:

Saraiva:


Salvador (BA):
Livraria Cultura

Fortaleza (CE):
Livraria Cultura

Brasília (DF):
Livraria Cultura - Brasilia - Tel: 0 XX (61) 3410-4033
Livraria Cultura - Brasilia / Lago Norte

Belo Horizonte (MG):
Saraiva MegaStore Independência Shopping
Avenida Independência, 3600
CEP: 36025-290 - Juiz de Fora - MG
Telefone: (32) 3241-2099
Fax: (32) 3241-1614

Saraiva Megastore Shopping Diamond Mall
Av. Olegario Maciel, 1600 - Lojas 16 a 21 - Nivel Bernardo Guimarães Lourdes
CEP: 30180-111 - Belo Horizonte - MG
Telefone: (31) 3292-9363 / (31) 3292-9373
Fax: (31) 3292-9124

Saraiva MegaStore Center Shopping Uberlândia
Av. João Naves de Ávila, 1331 - Santa Monica
CEP: 38400-100 - Uberlândia - MG
Telefone: (34) 3210-1068 / (34) 3210-3319
Fax: (31) 3292-9124


Recife (PE):
Passadisco - Tel: 81 3268 0888

Rio de Janeiro (RJ):
FNAC Barra - Tel: 21 2109-2000
Livraria Cultura

Porto Alegre (RS):
Liv. Cultura RS - Tel: 51 3028-4033

São Paulo (Capital) (SP):
FNAC - Tel: 11 4501-3000
Liv.Cultura - Market Place - Tel: 11 3474-4033
Livraria Cultura - Paulista - Tel: 11 3170-4033
Livraria Cultura - Shopp Bourbon Pompeia - Tel:
Livraria Cultura - Villa-Lobos - Tel: 11 3024-3599


Compra Online:

Amazon.com:

0 comentários:

LinkWithin