segunda-feira, 8 de outubro de 2012

DE MODO ARGUTO, DANIEL LOPES APRESENTA O SEU SEGUNDO ÁLBUM SOLO: BONITO

Três anos depois do lançamento de "Mais e Mais Refrões", álbum com o qual estreou sua carreira fonográfica solo, o cantor e compositor carioca desta vez traz "Bonito", disco que que conta com a adesão da Orquestra Sinfônica de Praga e Milton Nascimento.

Por Bruno Negromonte



Aquém de preceitos e destoando do conceitual universo pop ao qual está intrinsecamente ligado, o cantor e compositor carioca Daniel Lopes apresenta-nos o seu segundo registro fonográfico de sua carreira solo, isso se dá após três anos de seu debute fonográfico com o álbum "Mais e Mais Refrões". Ex-integrante da banda de Leoni (onde atuou como guitarrista por cerca de 6 anos) e do grupo Reverse, Daniel soube aproveitar  da "escola" pela qual passou ao lado de um dos expoentes da música pop nacional. Essa experiência o deu respaldo suficiente para encarar o desafio do primeiro álbum, que à época o propiciou pomposos elogios tanto da imprensa especializada quanto do público. Talvez por partir de preceitos bem intimistas "Mais e Mais Refrões" é um álbum composto inteiramente por faixas autorais e conta com a participação de nomes que constituem a biografia artística do cantor e compositor carioca, que soube se destacar na cena  musical "indie", mostrando do modo competente o universo pop ao qual o disco está imerso.

Os três anos que sucederam seu primeiro disco trouxeram para o artista a soma de diversas experiências, dentre as quais a participação no trio Les Pop, grupo que formado juntamente com o poeta, guitarrista, ator e compositor Rodrigo Bittencourt (voz e guitarra) e não menos multifacetado Thiago Antunes (voz, ukelele e banjo) resultou no elogiado registro intitulado "Quero ser cool", lançado em 2011, tendo Lopes como produtor. O Álbum passa longe da pretensão exposta no título, até porque não precisou tentar angariar elogios para ganhar a visibilidade da crítica, que rendeu-se diante do disco devido as suas letras divertidas e sonoridade abrangente. Das 11 faixas do disco Lopes assina quatro: "Aluguel em Abbey Road", "Delay" e "Quero ser cool" (em parceria com Bittencourt) e "Batalha naval", parceria com a cantora e compositora Mila Bartilotti.

Em 2012 Daniel voltou ao estúdio para a produção (em parceira com o músico Maycon Ananias) do seu segundo registro fonográfico ao qual batizou com o singelo nome de "Bonito". Simples tal qual o título (porém sem perder a elegância) é a capa do projeto que foi elaborada pelo fotógrafo carioca Leonardo Ramadinha, que somada as imagens capitadas ao celular por Talita Castro faz do projeto gráfico algo garboso e sutil. Longe das experimentações presentes no primeiro registro. Em edição pela gravadora Coqueiro Verde Records, de propriedade dos sócios Marcos Kilzer e Von Kilzer (filho e neto, respectivamente,  do compositor Jair Amorim) e Léo Esteves (filho do cantor e compositor Erasmo Carlos).



"Bonito" na execução de suas faixas conta com a participação dos músicos Maycon Ananias (piano), João Viana (bateria), Lancaster (baixo), Alexandre Prol (guitarra), Thiago Antunes (banjo), Sacha Amback (acordeão), Thiago Antunes (ukalele), Bernardo Masassot (shaker) entre outras participações especiais no vocais e na tecitura das composições (letras) como a da atriz Juliana DidoneLuiza Souto, Rodrigo BittencourtTalita Castro. Além de um poema de Omar Salomão musicado pelo artista

Sem maiores pretensões radiofônicas tal qual seu antecessor, "Bonito" traz temáticas comuns do universo pop abordados no álbum com uma extrema sutileza que beira  tal qual como em "Sem flores", parceria de Lopes com Leoni que traz a  dualidade amor/solidão como diretriz e a participação da Orquestra Filarmônica de Praga (OFP) nas cordas. A OFP também está presente nas faixas como "Distância" e "Mercedes". "Na República Tcheca tem uma escola gigantesca de música erudita com estúdios imensos da épooca do comunismo e eles funcionam hoje a todo vapor. Gravar lá fica até mais barato que no Brasil. Conseguimos passagens em quatro horas gravamos quatro bases lindamente." conta Daniel.

Diferente do experimentalismo existente em seu primeiro álbum, Lopes procurou trazer para "Bonito" a leveza no qual o "Mais e Mais Refrões", de certo modo, não esta imerso a partir de temas habituais tendo como diferencial uma linguagem branda, porém bastante coesa como se pode ver em diversas faixas, como a balada "Coldest Heart", canção composta em parceria com Luiza Souto que também divide os vocais da faixa. "A melodia estava pronta e usávamos fonemas aleatórios com sons da língua inglesa para tentar cantá-la. A letra acabou saindo 'poliglota'", conta Daniel LopesOutra interessante parceria presente no disco é a da canção "Conchinchina", que foi composta com Rodrigo Bittencourt e que traz em seu bojo uma declaração de amor que passeia através de diversos lugares do globo terrestre para terminar no subúrbio carioca. A faixa que cita 33 lugares diferentes deve ganhar um vídeo clipe.

A atriz gaúcha Juliana Didone assina em duo com Lopes duas canções do álbum: a balada "Visão do Mesmo" e "Clumsy Walk", uma faixa de conotação folk que foi feita via Skype. Em "Visão do Mesmo" o artista faz dueto com a cantora Lia SabugosaEm "Medo de avião" Daniel conta com Talita Castro como parceira. "A história dessa música é quase transcendental...Certo dia, fiz uma melodia e deixei gravada no celular da Talita Castro, a "Pina". Virou o ano, nós não nos víamos há bastante tempo e, de repente, recebo um email com a música pronta. Ela havia feito uma letra e cantado em cima do violão que deixei gravado. Sem essa canção, talvez não tivéssemos nos reaproximado E não tivéssemos tido um filho, juntos", conta o artista.

O flerte com a MPB evidencia-se em "Distância", faixa que conta com a participação da OFP e do cantor e compositor Milton Nascimento. Faixa que conta com um poema de Omar Salomão (filho do saudoso poeta e compositor Wally Salomão) musicado por Daniel. A participação do principal protagonista do famoso movimento do clube da esquina aconteceu quando já não mais havia esperanças. Dois meses após o envio de um e-mail por parte de Daniel ele recebe a resposta através de uma carta escrita a punho escaneada. 



Da lavra solo do artista estão "Mercedes" (com belíssimo arranjo de cordas), "Sorcery(canção que retrata uma bem sucedida mulher que decide a vida a partir dos conselhos da cartomante) e a valsa "Pina".

E assim, de modo despretensioso a versatilidade de Daniel é posta à prova novamente tendo como referencial todo o material produzido anteriormente ao qual embasou esse seu novo registro. Os "insights" que fazem parte de certo modo de sua rotina (o compositor intercala a sua carreira musical com o universo da publicidade e propaganda, produzindo jingles para publicidades além de diversas e trilhas para o cinema) trouxeram consigo a leveza fundamental para essa nova fase de sua carreira na qual resolveu imergir.


Serviço - O lançamento oficial de "Bonito" acontecerá na próxima terça-feira, 09 de outubro, por volta das 20h30 em mais uma edição do Projeto Pensar, Terças Notáveis - Série: Patuá na casa de espetáculos carioca Miranda. Espaço localizado na avenida Borges de Medeiros, 1424, na Lagoa.

O espetáculo contará com algumas participações especiais como a do cantor e compositor Leoni e da também cantora Lia Sabugosa. Porém, antes de seu início haverá um interessante bate-papo entre o cantor e compositor Daniel Lopes e o jornalista do jornal O Globo, Leonardo Lichote

Vale salientar que a bilheteria do espaço funciona de terça à sábado das 14h às 21h e Domingo das 12h às 18h e os ingressos custam a partir de R$ 20. 

Abertura 1 hora antes do evento.

Informações adicionais podem ser adquiridas pelo telefone (21) 2239-0305. 





Maiores Informações:

Myspace - http://www.myspace.com/danielopes



Facebook (Página) - https://www.facebook.com/daniseq








Informações para imprensa:

Valentina Assessoria de Comunicação e Marketing
Fabiane Pereira: (21) 8248-5000 l 9844-1130 l 3586-9466
fabiane.pereira@valentinacomunicacao.com.br l assessoria@valentinacomunicacao.com.br


Os álbuns do Daniel podem ser adquirido através dos seguintes endereços: 






Compra Online:

















0 comentários:

LinkWithin