quinta-feira, 17 de novembro de 2011

ANA PAULA DA SILVA - ENTREVISTA EXCLUSIVA

Com uma carreira de bastante êxito na Áustria, Ana Paula da Silva concede-nos um pouco do seu corrido tempo para essa entrevista exclusiva, onde fala, dentre outras coisas, um pouco sobre suas influências, a carreira internacional e as incursões pelo universo musical infantil.

Por Bruno Negromonte


A cantora catarinense (que vem recebendo comentários elogiosos de críticos musicais como Nelson Motta) ultimamente está na estrada divulgando o seu mais recente trabalho intitulado "Pé de crioula", álbum este que traz Ana Paula da Silva em um álbum imbuído essencialmente pelo samba e o melhor de suas variantes, ritmo que segundo a própria artista está enraizado em sua alma e coração.

Neste trabalho a cantora apresenta-se não só como compositora, mas também se faz intérpretes de nomes como Wilson Moreira, Candeia e Wilson das Neves dentre outros autores como pode ser conferido na pauta publicada anteriormente sobre Ana Paula da Silva intitulado QUEM NÃO GOSTA DE SAMBA BOM SUJEITO NÃO É... (http://musicariabrasil.blogspot.com/2011/08/quem-nao-gosta-de-samba-bom-sujeito-nao.html). A crioula parece ter chegado com o pé direito e “Pé de crioula” além de ter sido um dos álbuns pré-selecionados no Prêmio da Música Brasileira 2011 tem sido um sucesso de crítica e público tanto no Brasil quanto na Europa.

E é nesse contexto que a cantora nos concedeu esta entrevista exclusiva onde aborda, dentre outras coisas, alguns dos projetos que antecederam o seu álbum recém lançado e a sua bem sucedida carreira no exterior, particularmente na Áustria (país este onde Ana Paula morou até 2006 e hoje, apesar de voltar a residir no Brasil, vem consolidando sua carreira cada vez mais não só lá, mas por toda a Europa).


Você vem de uma formação musical auto-didata e, segundo informações, ao longo de sua infância foi muito influenciada pelo o que seu pai ouvia. Que tipo de música você estava habituada a ouvir a partir da predileção dele e quais aqueles nomes que chamaram a atenção da criança Ana Paula ao ponto de influenciá-la para a música?

Ana Paula da Silva - Paulinho da Viola, Nelson cavaquinho, Lupicínio, Bide e Marcal , muito samba mesmo, cantávamos muito eu e ele... umas das primeiras músicas que cantei com meus pai foi "Aos pés da Cruz"... acho que com 06 ou 07 anos...


Em que momento você sentiu que a música seria de fato um caminho sem volta?

APS - Profissionalmente com 16 anos.


Em 2004, depois de sete anos de carreira, você lança “Canto Negro”, um álbum com participações especiais, composições próprias e outras peculiaridades como o lançamento longe do seu país. Como se deu a elaboração e gravação deste primeiro trabalho?

APS - Então.... depois de alguns shows realizados em SC com o Duo que tinha na época com Edson Santanna (pianista), surgiu o convite do grande amigo e músico Arnou de Melo de iniciar a gravação do meu primeiro disco, e daí foi aquele negócio, músicas inéditas, amigos parceiros, e a gravação de “Quando eu me chamar saudade” em homenagem a esta época e em agradecimento ao meu pai.


Você vem com uma carreira internacional que vem se sedimentando a cada novo dia com apresentações em alguns países e festivais europeus, como o de Montreux por exemplo. Essa carreira internacional se desenvolveu particularmente na Áustria. Como tudo isso aconteceu ao ponto de você ter seu primeiro álbum lançado lá e posteriormente aqui?

APS - Na verdade lancei o Por causa do samba na Áustria que já era o segundo álbum em parceria com Alegre Corrêa. O Canto Negro estava ainda no forno quando fiz o lançamento deste disco em Montreux, antes de chegar na Áustria. Então vim lançar oficialmente o Canto Negro no Brasil primeiro, depois voltei para Áustria em 2007 e lancei lá também o que para os austríacos ficou como sendo o segundo disco. E sempre estou voltando desde então para lá com lançamentos e participações em concertos de amigos.


Muitos artistas defendem a teoria de que quanto mais preso as suas origens são, mais universais acabam se tornando. Em seu trabalho isso é percebido a partir de sua musicalidade e repertório. Além disso, a música brasileira é um dos produtos de exportação mais bem sucedido que existe. Você acredita que esses dois fatores podem ser usados como justificativa para essa excelente aceitação fora do Brasil? Existe mais algum fator que você ache preponderante?

APS - Acredito em fazer música livre, a que tenho vontade, a que flui dentro de mim, não fico pensando o que vai ser aceito ou não para seguir nos shows e CDs, penso em projetos, em histórias que poderei contar nestas fases da minha vida, não existe segredo, existe trabalho e muito, faço as produções dos discos, por muito tempo fiz a dos shows, e sigo trabalhando firme dia-a-dia, o que tenho a dizer é que amo o que faço, me emociono com o que é raiz, com gente simples, com essa música linda que nos rodeia em tudo, e tento sentir e fazer a troca com as pessoas, gosto muito de ir na fonte...o Brasil é absurdamente lindo e esquecido do seu folclore, da sua forca do seu canto e toque forte das suas origens, procuro encontrar nela a inspiração e verdade...


Essa questão referente às origens me remete ao seu álbum “Aos de casa” (trabalho que surgiu por conta da conquista do prêmio Pixinguinha). Nesse trabalho a abordagem da cultura local é bastante acentuada, tendo inclusive a gravação do ritmo catarinense Catumbi pela primeira vez por uma voz feminina. A concepção de um tipo de álbum dessa forma era algo já planejado?

APS - Acredito que cada álbum faz parte de um momento da minha vida, e cada um tem um tipo de história pra contar, a idéia inicial era fazer mais composições minhas e de amigos catarinenses, mas com o presente da música Aos de Casa do compositor Dentinho Arueira, surgiu a ideia final, valorização e envolvimento total com a cultura de Santa Catarina, inclusive no encarte do cd, com obras e contatos de artistas plásticos e artesãos de SC.


Como foi essa incursão pelo universo infantil a partir do "Contos em Cantos"?

APS - Contos em Cantos nasceu em 2001, quando o amigo, artista plástico e contador de histórias Humberto Soares iniciou o caminho da criação de suas próprias histórias. Fiz as composições baseadas nas histórias, e somente em 2008 escrevi um projeto municipal, onde foi aprovado, e produzi o LIVRO-CD Contos em Cantos.


Percebe-se claramente uma química muito forte entre você e o Alegre Corrêa. Prova disto são os diversos projetos em parceria como o álbum “Por causa do samba”. Como se deu esse encontro?

APS - Nasceu quando participei do primeiro show com seu antigo projeto Alegre Corrêa Group em Viena 2004 cantando duas músicas, meses depois fizemos um show em DUO, seguiu com o guitarrista Wolfgang Muthspiel que fez um convite para eu participar do show de ambos. No ano seguinte, iniciou o trabalho de ensaios e elaboração de um show, que apresentamos bastante antes da gravação do disco Por causa do Samba, este nome é do samba que a letra é do compositor Raul Boeira e música minha e de Alegre Corrêa.


Quem escuta o seu mais recente álbum acaba percebe que ele é composto predominantemente por sambas contemporâneos, porém há a regravação do samba "Me alucina" (Wilson Moreira e Candeia). Como se deu a escolha dessa faixa?

APS - Em todos os álbuns a idéia é apresentar novos compositores, este é um papel muito importante de uma intérprete, mas Me Alucina conheci em 1996 no disco do Arlindo Cruz (Arlindinho) e sempre gostei muito, daí quando pensei em fazer o disco de samba ela já estava dentro de mim há tempos esperando o momento certo. Assim como esta tenho outras que também aguardam sua hora.


Você vem apresentando o espetáculo “Pé de crioula” em algumas cidades do estado de São Paulo e também de Santa Catarina, além de países da América Platina como, por exemplo, a Argentina. Sabemos que a gênese do show é o álbum, mas o que os seus fãs podem encontrar de diferente das apresentações anteriores? Como se deu a concepção desse novo espetáculo?

APS -Cada show é um dia novo, é uma troca nova, posso somente dizer que por onde passar com este trabalho, estarei fazendo o que há de forte em minha alma e coração, e pra quem gosta de samba, aí está um trabalho quase inédito, com grandes músicos e amigos, isso é o que vim para fazer, sigo meu caminho com verdade e amor!( É só ter alma de ouvir e coração de escutar...)


Agenda Novembro / Dezembro (2011)

18/11 - SC JAM FESTIVAL 2011
Centro de Cultura e Evento Plínio Arlindo de Nes - Chapecó - SC - Br - 21hrs

25/11 - APS - Semeando
Café Ferrazza - Jaraguá do Sul - SC - Br - 21.00 hrs

09/12 - Panorama de Música - Workshop
Alma na voz e Mãos no Tambor - Folclore - Jaraguá do Sul - SESC-SC

10/12 - Lançamento CD Pé de Crioula - Blumenau - 11.00 hrs SESC-SC

11/12 - Lançamento CD Pé de Crioula - Jaraguá do Sul - 18.00 hrs - SESC-SC


Maiores informações:
Contatos para shows e aquisição dos álbuns: crioulabrasilproducoes@gmail.com
Fone: (47) 8816-1464
Site - www.anapauladasilva.com
Myspace - www.myspace.com/apdasilva
Youtube - www.youtube.com/anacrioula

0 comentários:

LinkWithin