quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O POLÊMICO CASO DAS CAPAS SEMELHANTES DOS ÁLBUNS DA BANDA DE ROCK INGLESA PALADIN E DA BRASILEIRA QUINTETO VIOLADO

Por Newton (Apolo 11)


As bandas envolvidas são a britânica Paladin, de hardrock, com o disco “Charge!” (1972), segundo e último disco da banda, e a outra, a banda brasileira de estilo regional, o grande Quinteto Violado, com seu primeiro disco homônimo, conhecido como “Asa Branca”, lançado no mesmo ano.
É muito provável que a capa pertença mesmo ao Paladin, pois é de se surpreender que uma banda estreante vinda lá do nordeste brasileiro, de Recife, pudesse ter uma capa feita por Roger Dean; não que isto fosse impossível, é obvio, mas, diríamos, eram dois mundos muito diferentes e distantes. Eu próprio, quando vi a capa pela primeira vez, pensei: “Caramba, em 1972 tínhamos no Brasil um desenhista ilustrador que fazia capas de disco ao estilo do Roger Dean!”. Conheço bem o estilo de Dean: o uso de cores e o traço, e, na verdade, à princípio, eu cheguei mesmo a pensar que o próprio Roger Dean tinha feito uma capa para o Quinteto, mas não havia créditos do artista gráfico no verso do disco, e pairou a duvida.

Assim, fica o grande mistério? O que realmente aconteceu? Sites na internet dizem que a gravadora lançou os dois discos “ao que se sabe, sem o conhecimento prévio de ambas as bandas”. Será? A coisa me cheira à pirataria interna de gravadora. Lembremos que o Quinteto era docast da Philips, filial da matriz norte-americana surgida em 1950, enquanto o Paladin era da independente Bronze Records (LP Bronze ILPS 9190), gravadora surgida em 1971, a mesma do Uriah Heep, situada em Farm Chalk, London. Aliás, Dean também fez capas para essa banda.

Quanto ao Paladin, a banda se desfez neste mesmo ano, ao contrário do Quinteto, que seguiu adiante com um grande sucesso no Brasil, e relativo sucesso no exterior, nas décadas seguintes, e continua na ativa ainda hoje a todo vapor.

Lailson, o cartunista e músico, esclarece um pouco sobre a história da capa do disco do Quinteto quando explica que a mesma foi desenhada por Watson Portela, um excelente desenhista pernambucano.

Na época, Watson desenhava histórias de cangaço e comentava com o próprio Laílson que o tema já estava esgotado. O cartunista sugere então que ele fizesse uma história de cangaceiro no estilo de ficção científica. O desenho é dessa época. Ele depois criou uma série com esse tema (que desdobrou-se em outras) expandindo o tema cangaço/ficção científica, um estilo meio puxado pro Moebius. Acho que ele não viu a arte do Roger Dean.

2 comentários:

Robson disse...

Tudo leva crer realmente se tratar de plágio. No início fos anos 1970 quem no Brasil descobriria o disco da banda Paladin qu

Anônimo disse...

Pode ter sido da gravadora.Paladin nem foi lançado no Brasil.Acho eu.

LinkWithin