segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

QUINCY JONES E A MPB

Aos 77 anos, o músico e produtor Quincy Jones é uma das maiores lendas da música americana. Autor do clássico Soul Bossa Nova, trompetista, compositor de trilhas sonoras, arranjador, militante da causa negra e produtor de nomes como Frank Sinatra e Michael Jackson, Jones segue na ativa. O disco Q: Sou Bossa Nostra, em que nomes como Amy Winehouse, Jamie Foxx, Snoop Dogg, John Legend, Akon e Ludacris reinterpretam clássicos compostos por ele, foi lançado nesta semana nos EUA. Em entrevista à revista Billboard ele relembra os quase 60 anos de carreira e fala sobre projetos futuros.

Entre eles está um filme sobre a música brasileira. Jones é um grande admirador do samba e da bossa nova e vem ao Brasil em fevereiro com o diretor William Friedkin (de O Exorcista) para filmar o Carnaval e outras manifestações da cultura brasileira. Ele disse que o projeto é trazer jovens músicos americanos de jazz e blues para ter experiências de intercâmbio com os músicos brasileiros.

O produtor também está trabalhando em um projeto para unificar o currículo das principais escolas de música dos Estados Unidos, com o objetivo de educar os jovens sobre a cultura da música."É uma pena que a nova geração não conheça as raízes da música americana", disse. Outro projeto ambicioso é um livro de 360 páginas, acompanhado de um DVD, que serve como "manual" sobre as técnicas de produção musical.

Ele dá duas lições que considera importantes para os produtores atuais: "A primeira é: produzir também é em parte psicologia. Quando você diz a alguém como o Frank (Siantra), Ray (Charles) ou Michael (Jackson) para saltar sem uma rede de proteção, é melhor saber do que está falando. A segunda é: conheça sua música e entenda seu ofício. Assim você estará sempre certo, e o Pro Tools (programa de produção no computador) trabalha para você. Se não, a máquina vai te puxar pela coleira".

0 comentários:

LinkWithin