quarta-feira, 7 de julho de 2010

PERDAS E DANOS

Por Bruno Negromonte

2010 vêm trazendo consigo algumas datas que o Musicaria Brasil vai relembrar ao longo das próximas postagens. Datas que para muitos passarão desapercebidas, mas para nós (isso falo de mim e de você que está me acompanhando na leitura deste texto) não.
Todos aqueles que amam o samba há de lembrar que a 10 anos atrás o samba brasileiro ficava extremamente mais pobre com a partida prematura do nosso grande sambista João Nogueira, com a ausência também do nosso Kid Morangueira, Moreira da Silva e 10 anos se passaram também desde que "a primeira dama do samba", Neuma Gonçalves da Silva, D. Neuma também partiu.
Não sendo genuínamente sambista, mas com um suíngue tão malandro e sincopado quanto os maiores sambistas, também perdemos o injustiçado Wilson Simonal há 10 anos atrás.
Indo um pouco mais longe, em 1990 o nosso Agenor de Miranda Araújo Neto, popularmente conhecido por Cazuza perdia a batalha contra o vírus da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). Cazuza apesar de toda pinta de roqueiro tinha o maior orgulho do seu nome por ser o mesmo nome do grande Cartola.
O tempo tem nos deixados orfãos da boa música brasileira como é natural que aconteça, porém os idos anos de 2000 aprontou de maneira cruel com os amantes da boa música popular brasileira, nos levando significativos nomes de nosso "cast". Só nos resta não deixar se esvair da memória daqueles que tiveram o privilégio de ouvir esses nomes e sempre procurar trazer para a nova geração aquilo que deu toda a "sustentabilidade" para a música popular de hoje. É por isso que o Musicaria Brasil vez por outra procura resgatar esses nomes de nossa música para que possamos sempre que possível reverenciar nossas matrizes musicais e mostrar para as novas gerações que antes de tudo que o que há aí no cenário fonográfico, havia música de verdade.

P.S. - Hoje ao escrever esse texto li a notícia de que temos mais uma perda inestimável e um dano irreparável em nossa música popular brasileira. faleceu hoje, dia 07 de julho, o jornalista, compositor e produtor musical Ezequiel Neves, parceiro de Cazuza. E em uma data como a de hoje, há exatamente 20 anos atrás morria Cazuza

0 comentários:

LinkWithin