quarta-feira, 7 de julho de 2010

20 ANOS SEM CAZUZA

Há 20 anos, em 7 de julho de 1990, Cazuza (1958 - 1990) saiu de cena e entrou para a História da música brasileira pela poesia crua que radiografou com precisão sua geração sem ideologia.

A morte de Cazuza completa 20 anos nesta quarta (7). Um dos mais celebrados nomes da música brasileira da década de 80, o cantor carioca morreu vítima da AIDS aos 32 anos (numa bizarra coincidência, seu grande amigo, o jornalista e produtor Ezequiel Neves, morreu na tarde de hoje, exatamente no mesmo dia em que Cazuza também faleceu).

Além da música e das letras, tanto solo como com seu ex-grupo Barão Vermelho, Cazuza deixou um enorme legado de frases e pensamentos, temperados pela sua famosa falta de papas na língua.

Como homenagem a essa figura inesquecível da nossa música, coletamos algumas jóias que saíram da boca de Cazuza.

EU E EU
Sou muito egoísta, centrado em mim mesmo, para me incomodar com os outros.

PADRES ERRADOS
Fui criado por padres errados… Fiquei com trauma. Se vejo um padre saio correndo. Mas os valores do cristianismo eu acho legal.

PROFUNDO
Tem o certo. Tem o errado. E tem todo o resto.

COISA DE HOMEM
Homem que é homem volta atrás. mas não se arrepende de nada.

NA LATA
Transformam o país inteiro num puteiro, pois assim se ganha mais dinheiro.

ATTIUDE PUNK
Hoje sei que vendo meu bacalhau, mas meu lance mesmo é a poesia, que eu mastigo e vomito no público.

QUE PAÍS É ESSE
Sou meio ufanista, mas a miséria, a máfia e o FMI mataram o orgulho da gente.

VIDA BANDIDA
Ser marginal foi uma decisão poética.

ROCK COM AGÁ
O rock brasileiro é fazer gracinhas, é contar piada. O que a gente tem de forte no rock brasileiro é o "agá" que a gente leva.

OUTRO NÍVEL
Eu sou muito diferente do pessoal do Barão. Sou mais velho, mais louco, mais boêmio: eles são mais saudáveis, acordam cedo, não fazem loucuras.

ESPONTÂNEO
Meu trabalho é totalmente intuitivo. Nunca estudei canto, dança, nada... eu sou rouco: eu birito, não tenho nenhum cuidado com a voz. Não faço nenhum exercício. Meu exercício é no palco.

POSTURA
Em 1988 mudei minha maneira de encarar o trabalho. Antigamente, trabalho para mim era diversão. Eu queria me mostrar. Cantava para arranjar broto e para provar para o meu pai que eu era bom. Eu queria era comer todo mundo. E consegui.

ÍDOLOS
Meus heróis morreram de overdose.

LIBERAÇÃO DAS DROGAS
É o cúmulo prender um garoto inteligente, que faz faculdade, que é futuro do Brasil, só porque foi pego com um baseado. É um absurdo internar esse garoto num lugar onde vai ficar tomando remédio... Tem que haver leis mais liberalizantes para isso.

MAMÃE
Supermãe perde perto dela. A do Ziraldo é penico perto da minha.

EXAGERADO?
Meus pais foram muito compreensivos quando comecei a dizer em entrevistas que era bissexual. Só achavam que eu estava exagerando, me expondo, mas esse é o papel deles. Se há alguma coisa errada, é comigo. Procuro as respostas através da vida. Quando ficar velhinho e morrer, ninguém vai mais lembrar deste meu lado. Só a música vai ficar. É só isso que o público vai levar do Cazuza".

GUETO NÃO
Morei um ano na Califórnia e lá tem prefeito gay, clube gay, rua gay, bairro gay e eu achava um horror. Não faria parte de um gueto, nunca. Quero viver num mundo diferente, em que todo mundo conviva igual. Eu não gostaria de andar só com preto, só com judeu, só com viado. Eu gosto de viver é com todo mundo”

DOENTE
Não gosto que me perguntem se estou com aids. Me faz lembrar uma coisa que eu quero esquecer. Contei para muito pouca gente o que eu passei no hospital. Mas todo mundo sabe o que eu tenho.

BOLA DE CRISTAL
Gosto muito de fazer meu mapa astral, e outro dia disseram que meu melhor período da vida ia dos 28 aos 35 anos. Esse seria o tempo de grandes acontecimentos e tudo indica que vai ser bom mesmo. Por isso, adoro previsões. (Cazuza morreu aos 32 anos)

ETERNO
Espero que, no futuro, não esqueçam do poeta que sou. Que as pessoas não se esqueçam de que, mesmo num mundo eletrônico, o amor existe. Existe o romance e a poesia. Que mais crianças venham a nascer e é fundamental o amor aos pais.

1 comentários:

Sonhos melodias disse...

Cazuza! Que lindo! Que saudades de sua irreverência, sua inteligência e sagacidade. Sou de sua geração e curti demais seu talento e suas loucuras. Bela homenagem a um grande poeta.
Bjs

LinkWithin