sábado, 5 de maio de 2018

PETISCOS DA MUSICARIA

Por Joaquim Macedo Junior


GEOGRAFIA DAS MÚSICAS – PEGUEI UM ITA NO NORTE

Dorival Caymmi (1914-2008)

Em 1945, Dorival Caymmi narra a viagem costeira a bordo do vapor “Itapé”, quando o genial baiano migrou em 1938 para o Rio de Janeiro, então capital federal, numa bela melodia “Peguei um Ita no Norte”.

A composição tornou-se tremendo sucesso, sendo gravada por cantores e cantoras da nata da música nacional.

Desta feita, porém, não vou refenrenciar ‘apenas’ a música e as históricas e maravilhosas cidades de Belém-PA, e de São Sebastião do Rio de Janeiro-RJ.

Foco mesmo é na viagem feita por mar, que, algum dia, em nosso país, tornou-se sinônimo de modo de viajar: “vou pegar um “Ita” para Salvador; vou de “Ita” para Porto Alegre”. Explorava a navegação mercante, entre os portos nacionais.

ITA – era o nome que designava a classe de navios, ou qualquer um dos navios a vapor brasileiros, pertencentes à Companhia Nacional de Navegação Costeira*. Faziam a chamada “cabotagem”, transportando cargas e passageiros de Norte a Sul do Brasil, na primeira metade do século XX.


Concepção artística do navio a vapor Itapagé, torpedeado pelo submarino alemão U-161, em 1943

Tinham nomes em tupi-guarani iniciados pela síbala ita: ita, itaberá, itagiba, itaguassu, itahité, itaimbé, itaipu, itajubá, itanajé, itapajé, itapé (o de Caymmi), itapema, itapuca, itapuhy, itapura, itaquara, itaquatiá, itaquera, itaquicé, itassucê, itatinga, itaúba etc.

*Companhia Nacional de Navegação Costeira (também conhecida como ‘Costeira’) foi uma firma de navegação, brasileira, fundada em 1882 por imigrantes portugueses.

O primeiro nome da empresa foi Lage & Irmãos. A frota inicial era composta por quatro vapores adquiridos na época da companhia Norton & Megaw.

A Costeira, com sede na cidade do Rio de Janeiro, operou entre os anos de 1891 até 1965.


“Peguei um ITA no Norte”, de Dorival Caymmi, 1945

De acordo com Laire José Giraud e a “Tribuna de Santos”, a empresa operava em comum acordo os navios identificados como Itas com o Lloyd Brasileiro em data não precisa e finalmente incorporada ao Lloyd Brasileiro em 1965.

Os paquetes (nome que precedia os de batismo do navio) servia aos seguintes portos: Manaus, Belém, São Luiz, Fortaleza, Natal, Cabedelo, Recife, Maceió, Penedo-AL, Aracaju, Salvador, Ilhéus-BA, Vitória, Rio de Janeiro, São Sebastião-SP, Florianópolis, Rio Grande-RS e Porto Alegre.


Peguei um ITA no Norte, de Caymmi, com Gal Costa, 1993
Em 1993, a tradicional Acadêmicos do Salgueiro apresentou como tema para o seu carnaval a canção homônima, num enredo desenvolvido pelo carnavalesco Mário Borrielo.

Retratava a viagem de um migrante nortista até o Rio de Janeiro. A escola fez uma apresentação memorável, considerada uma das melhores da história do concurso, conquistando seu oitavo título no carnaval carioca, encerrando um jejum de 18 anos.

O refrão ficou famoso no país inteiro, sendo até hoje cantado nos estádios de futebol:” Explode coração/ Na maior felicidade/ É lindo o meu Salgueiro/ Contagiando e sacudindo esta cidade.”


GRES Salgueiro ‘Peguei um ITA no Norte’, de Demá Chagas/ Arizão/ Bala/ Guaracy/ Celso Trindade, campeão de 1993// Samba-enredo inspirado na música original de Caymmi

Semana que vem, tem mais…

0 comentários:

LinkWithin