sexta-feira, 17 de julho de 2015

RENATO TEIXEIRA, 70 ANOS

2015 é o ano em que Renato Teixeira completa sete décadas de existência



RENATO TEIXEIRA POR ELE MESMO

Confesso que não é nada fácil ter que contar minha história. Viver é uma coisa tão normal, que não vejo diferença nenhuma entre a vida de um artista e de qualquer pessoa. Entretanto, num determinado momento de nossa carreira, o trabalho que realizamos começa a ganhar notoriedade e a curiosidade aumenta, então a gente conta alguma coisa...

Muitos estranham o fato da minha música ter origens caipiras e eu ser caiçara, nascido em Santos. Vejo isso como uma questão puramente familiar; são fatos circunstanciais, apenas. Passei a infância em Ubatuba e a adolescência no interior do Estado. Meu pai melhorou de emprego com essa mudança; eu e meu irmão já estávamos em idade escolar; Taubaté, naquele momento, era mais conveniente. Mudamos para lá. E foi muito bom! A música, em Ubatuba, já fazia parte do meu dia-a-dia.

Das atividades familiares a que mais me interessava era a música; todos tocavam e alguns eram, verdadeiramente, músicos. Eu poderia ter sido fogueteiro como meu avô Jango Teixeira, que tocava bombardine na banda. Poderia ter sido professor como meu avô paterno, Theodorico de Oliveira, que tem uma linda história intelectual com a poesia e a literatura.

Mas a música não me deixou espaços. Quis ser arquiteto por influência de um verso de Manuel Bandeira pregado na parede do atelier do Romeu Simi,; " Passou a arquitetura, ficou o verso." Vim para São Paulo no final dos anos sessenta, por indicação de Luiz Consorte que colocou uma fita com minhas músicas nas mãos de seu tio, Renato Consorte, que a enviou para os ouvidos do Walter Silva. Dei sorte! O Walter era um grande promotor de novos artistas e um homem muito conhecido nos meios de comunicação. As portas se abriram e, logo eu estava no Festival da Record de 67. Minha música era Dadá Maria e foi defendida pela Gal Costa (também em começo de carreira) e pelo Silvio César. Mas, no disco do festival, quem canta com Gal sou eu. Foi minha primeira gravação. Participei daquela fatia da história da MPB como um espectador privilegiado.

Sempre procurei conhecer a nossa história musical, ouvir todas as canções e todos os gêneros. Do samba à música caipira. Em tudo que ouvi sempre deparei com o talento e a vocação dos compositores brasileiros. A geração musical que frutificou da Bossa Nova, nos anos sessenta era chocante. Uma linda síntese de tudo que aconteceu de essencial na música brasileira até então. Foi uma festa. Ouvi a Banda do Chico em São José dos Campos, antes do festival e foi um impacto inesquecível. Ainda morava em Taubaté.

Ouvi Milton Nascimento antes do sucesso, e era deslumbrante. Todos que o conheceram nessa época, já tinham por ele uma admiração que só os grandes mitos podem desfrutar. Vimos e ouvimos Elis, todos os dias. Assisti bem de perto o surgimento do Tropicalismo. Na virada dos anos sessenta para os setenta a música silenciou. Fui fazer jingles publicitários para sobreviver. Acontece que gostei muito do assunto.

Enquanto atuei nessa área consegui realizar um bom trabalho, pois criei jingles que fizeram muito sucesso como aqueles do Ortopé, do Rodabaleiro e do Drops Kids Hortelã, que muita gente lembra até hoje. Nesse tempo já havia me identificado totalmente com a música caipira. Participei efetivamente da Coleção Música Popular Centro Oeste/ Sudeste do Marcos Pereira onde gravei algumas canções; entre elas: "Moreninha Se Eu Te Pedisse ". Com meus lucros publicitários e em parceria com Sérgio Mineiro, criei o Grupo Água, que nós dois bancávamos.

Tocávamos sem visar lucros. Foi com esse grupo que consegui assimilar o espírito da cultura caipira e projetá-la de uma forma contemporânea para todo o Brasil. Tocamos muitos anos juntos até que, um dia, a Elis gravou Romaria e convidou o grupo para acompanhá-la na gravação. Foi um grande sucesso que mudou minha carreira e criou um grande espaço para que a música do interior paulista invadisse o mercado. Hoje vivemos um processo seletivo e a tendência é que, cada vez mais, as pessoas entendam o que Elis quis dizer, quando gravou Romaria.

A parceria com Almir Sater é um grande momento na minha história. Juntos compomos alguns sucessos que são fundamentais para a sustentação das nossas carreiras. As mais conhecidas são Um Violeiro Toca e Tocando Em Frente. Outra parceria importante foi com a dupla Pena Branca e Xavantinho. Nosso encontro foi em Aparecida do Norte no início dos anos oitenta e, juntos gravamos o disco "Ao Vivo em Tatuí", que se transformou num marco no gênero. Aprendi muito com esses dois companheiros, verdadeiros representantes da cultura caipira.

A morte de Xavantinho foi prematura, sua partida impediu que pudéssemos usufruir mais da voz deste que, na minha opinião, foi um dos maiores cantores brasileiros de todos os tempos. Meu projeto de vida é dar continuidade ao meu sonho de divulgar e difundir cada vez mais o espírito do caipirismo valeparaíbano; não pela repetição das velhas formas e sim pelo potencial que esse Universo cultural oferece para que, como sempre, a música brasileira avance em direção ao futuro, coerente com a evolução, naturalmente moderna.


Discografia Oficial

Maranhão e Renato Teixeira (1969)

Faixas:
01 - 
Cabocla
02 - Verdureiro
03 - Cirano
04 - A Capital 
05 - Morena
06 - Mulata Bem Suada, Abençoada
07 - Álbum De Família
08 - Igreja Matriz
09 - Feriado Nacional
10 - Era Azul
11 - Maria Dirce
12 - Meu Amor, Meu Namorado
13 - Dadá Maria
14 - Arraial
15 - Frete
16 - Madrasta
17 - Só Com Você Marilena
18 - Meu Chorinho Virou Pranto 
19 - Chico
20 - Minha Triste Casa Grande (Bonus Track)





Álbum de Família (1971)

Faixas:
01 - Álbum de família
02 - Cordão de graça
03 - Feira das trocas
04 - Zé Pereira
05 - Meu amor, meu namorado
06 - Merencória
07 - Moreninha se eu te pedisse
08 - tristeza do jeca e casa de caboclo
09 - Gavião de penacho
10 - Era azul
11 - Me conta uma história
12 - A igreja matriz



Paisagem (1973)

Faixas:
01 - Velha História
02
 - As Coisas Que Eu Gosto
03 - As Galinhas
04 - O Que Era Doce Acabou
05 - Cabreiro
06 - Paisagem
07 - Pedras do Caminho
08 - Quando uma Nuvem Passa
09 - Marinheiro
10 - Bye Bye
11 - Sapo


Romaria (1978)

Faixas:
01 - Vira (No Meu Quintal)
02
 - Alforje
03
 - Viola Malvada
04
 - Sessenta Léguas Num Dia
05 - Arraial
06
 - Eu e Ney Sentados Na Ponte
07
 - Romaria
08
 - Olhos Profundos
09 - Agulha No Palheiro
10 - Lira Rara
11 - Antes Que Aconteça
12 - Sentimental Eu Fico


Amora (1979)
Faixas:
01 - Amora
02
 - Cavalo Bravo
03
 - Mato Dentro
04
 - Canta Moçada
05
 - Antonia (Todas as Crianças do Mundo)
06
 - A Primeira Vez que Eu Fui ao Rio
07
 - Morro da Imaculada
08
 - Madrugadas de 68
09
 - Sina de Violeiro
10 - Antes da Guerra da Coreia


Garapa (1980)

Faixas:
01 - Iluminação
02
 - Garapa
03 - Rio Abaixo
04 - Amor Divino
05 - Nau Sertaneja
06 - Vida Malvada
07 - Cantor
08 - Rural
09 - Invernada
10 - Os Direitos do Povo



Uma doce canção (1981) 

Faixas:
01 - Uma Doce Canção
02
 - Amizade Sincera
03
 - Uma Velha Canção do Povo
04
 - Quero Você
05
 - Nem Anjo Nem Louco
06
 - O Maior Mistério
07
 - Frutos da Terra
08
 - Vicente
09
 - Águas Claras
10
 - Pássaro Humano
11
 - Uva e Vinho, Trigo e Pão


Um Brasileiro Errante (1982)

Faixas:
01 - Tutu com Torresmo
02
 - Doradinho
03
 - Jean Sablon
04
 - O Vício do Prazer
05
 - Bonito Demais
06
 - Maio
07
 - Um Brasileiro Errante
08
 - Marinheiro Bonito
09
 - Leve Guarânia
10
 - Irmãos da Lua
Azul (1984)


Faixas:
01 - Tenho Medo
02 - Moreno Cigano
03 - Beleza
04 - Boi Lua
05 - Jacy
06 - Caetano Está na Cidade
07 - Tear
08 - Azul
09 - Dois Solitários
10 - Viver

Terra Tão Querida (1985)

Faixas:
01 - Como Vai Meu Companheiro
02 - Grande Liquidação
03 - Já Sei
04 - Transformação
05 - Quem Diria
06 - Carne Humana
07 - Terra Tão Querida
08 - Rapaz Caipira
09 - Lua Catula
10 - Voa Comigo
11 - Cinematográfica
12 - Taubaté Country Clube


Renato Teixeira (1986)

Faixas:
01 - Madame Satã
02
 - Naturalmente Faland
03
 - De Papo Pro Á
04
 - Natalício
05
 - Terumi
06
 - Garoto
07
 - Temporal
08
 - Salim
09
 - Margarida
10 - Dez Anos Depois
Amizade Sincera (1990) 

Faixas:
01
 - Amanheceu, Peguei a Viola
02
 - Amora
03
 - Vira (No Meu Quintal)
04
 - Olhos Profundos
05
 - Irmãos da Lua
06
 - Frete
07
 - Romaria
08
 - Sina de Violeiro
09
 - Nó na Garganta
10
 - Amizade Sincera
11
 - Recado (Meu Namorado)
12
 - Boiada
Renato Teixeira, Pena Branca e Xavantinho - Ao Vivo Em Tatuí (1992)


Faixas:
01
 - Amanheceu, Peguei a Viola
02
 - Chalana
03
 - Rio de Lágrimas (Rio de Piracicaba)
04
 - Raízes
05
 - Romaria
06
 - O Cio da Terra
07
 - Gente que Vem de Lisboa / Peixinhos do Mar
08
 - Vide Vida Marvada
09
 - O Violeiro Toca
10
 - Meu Veneno
11
 - Amora
12
 - Tocando em Frente
13
 - Canto do Povo de um Lugar
14
 - Jardim da Fantasia
15 - Vaca Estrela e Boi Fubá
16
 - Cuitelinho
17
 - Quebra de Milho
18
 - Chuá, Chuá
19
 - Rapaz Caipira
20
 - De Papo Pro Á
21
 - Cálix Bento
Renato Teixeira e Xangai - Aguaterra (1993)

Faixas:
01 - Não Rio Maisi
02
 - Olhos Profundos
03
 - Balanceando
04
 - Retinas
05
 - Canção em Dois Tempos (Era Casa Era Jardim)
06 - Meninos
07
 - Tirana do Vaqueiro Antenoro
08
 - Guardiões das Florestas
09
 - Fascinação
10 - Porta do Sol (Instrumental)
11 - João Alegre
12
 - Na Asa do Vento
Um Poeta e Um Violão (1996)


Faixas:
01 - Ao Gosto do Coração
02
 - Paulistano do Interior 
03 - Marchando em Frente
04
 - Lusanave
05
 - Terra, Mar e Ar
06
 - Andar a Pé
07 - Que Nem
08 - As Plantinhas do Mato
09
 - Memória Praieira
10 - A Cigarra
11
 - O Galo da Campina
12
 - Medo de Quê?


Sonhos Guranys (1996) 


Faixas:
01 - Seriem
02 - S
onhos Guaranis
03 - Pé de Cedro
04
 - Mestiça
05 - Meu Veneno
06 - Lembranças do Mato Grosso
07 - Chalana
08 - Trem de Pantanal
09 - A Matogrossense
10 - Flor Matogrossense
11 - Mato Grosso do Sul, Meu Amor
12 - É de Lei - Renato Teixeira 


Ao Vivo No Rio - 30 Anos De Romaria (1997)


Faixas:
01 - Estrada de Canindé
02
 - Amizade Sincera
03 - A Primeira Vez que Eu Fui ao Rio
04 - Vira-bosta
05 - Casinha Branca
06 - Sina de Violeiro
07 - De Papo Pro Á
08 - Rio de Lágrimas (Rio de Piracicaba)
09 - No Rancho Fundo
10 - Sentimental Eu Fico
11 - Cavalo Bravo
12 - Amora
13 - Tocando em Frente
14 - Romaria / Amanheceu, Peguei a Viola


Renato Teixeira e Natan Marques - Alvorada Brasileira (2000)

Faixas:
01 - Transformação
02
 - Tá na Ponta da Língua
03 - Rural
04
 - Invernada
05
 - Alvorada Brasileira
06
 - Temporal
07
 - Tutu com Torresmo
08 - Jaci
09
 - Tia Edith (Cinematográfica)
10
 - Rosana
11
 - A Poeira é Ouro em Pó
12
 - Meu Limão, Meu Limoeiro


RenatoTeixeira e Zé Geraldo - O Novo Amannhece (2000)

Faixas:
01 - Galho Seco
02 - 
O Violeiro Toca
03 - Cidadão
04 - Ai que Saudades da Amélia
05 - Era Luz
06 - Nada Além de um Sonho
07 - Palmas D'água
08 - Saudade
09 - Raízes
10 - Lua Curiosa
11 - Voar Voar
12 - Senhorita
13 - Meu Veneno
14 - Cálix Bento / Felicidade


Elomar, Pena Branca, Renato Teixeira, Teca Calazans e Xangai - Cantoraia Brasileira (2002)

Faixas:
01 - Luar do Sertão
02 - Campo Branco
03 - O Pidido
04 - Arrumação
05 - O Homem Tem que Ter Mulher
06 - Pequenina
07 - Bebe
08 - Caico
09 - Acauã
10 - Vaca Estrela e Boi Fubá
11 - Vazante
12 - Tropa
13 - Romaria
14 - Balanceando
15 - Tocando em Frente
16 - Canoeiro
17 - Vida de Viajante


Cirandas, Floias e Cantigas Do Povo Brasileiro (2003)
Faixas:
01 - Ciranda de Adulto
02
 - Reizado da Cidade de Olímpia
03 - Peixe Vivo
04 - Chitãozinho e Chororó
05 - Turquinha
06 - Moda Mineira
07 - Violeiro e Companheiro
08 - Cuitelinho
09 - Moda de Gado
10 - Moreninha Se Eu Te Pedisse
11 - Dança da Santa Cruz
12 - 
Balanceando



Rolando Boldrin e Renato Teixeira (2005)

Faixas:

01
 Ventania (De Como um Homem Perdeu Seu Cavalo e Continuou Andando)
02 Guardiões das Florestas
03 Brasil Poeira
04 Minha História
05 Funeral de Um Lavrador
06 As Plantinhas do Mato
07 - Chico Mineiro
08 Tempo das Aves
09 Zé Ponte
10 - Três Nascentes
11 Boi Lua
12 Vaca Estrela e Boi Fubá
13 Acorda Maria Bonita
14 Estradas


No Auditório Ibirapuera (2007)

Faixas:
01 - Êta Mundo Bão
02 - Amora
03 - Amizade Sincera
04 - Quando o Amor Se Vai
05 - Olhos Profundos
06 - A Primeira Vez que Eu Fui ao Rio
07 - Encostada na Varanda
08 - Curvelo
09 - Pequenina
10 - Recado (Meu Namorado)
11 - Tocando em Frente
12 - La Cigarra (La Cigarra)
13 - Frete - Renato Teixeira
14 - Romaria


Grandes Amigos da Viola (2009)

Faixas:
01 - Romaria
02 - Amanheceu, Peguei a Viola
03 - Tocando em Frente
04 - Amizade Sincera
05 - Quando o Amor se Vai
06 - Pequenina
07 - La Cigarra
08 - Sina de Violeiro
09 - Olhos Profundos
10 - Tenho Medo
11 - Cavalo Bravo
12 - Chico
13 - Raízes
14 - Amora


Amizade Sincera 2 (2010)


Faixas:
01 - Comitiva Esperança
02 - Amanheceu, Peguei a Viola
03 - O Menino da Porteira
04 - Amora
05 - Boiadeiro
06 - Frete
07 - Vida Boa
08 - E Quando o Dia Nascer
09 - Tristeza do Jeca
10 - Trem do Pantanal
11 - Esse é Meu Destino
12 - Tocando em Frente
13 - Embora



Amizade Sincera 2 (2015)
Faixas:
01 - Deus e Eu No Sertão
02 - Folia De Rei
03 - Você Vai Gostar
04 - Saudade Danada
05 - Cuitelinho
06 - Na Boca Da Noite
07 - De Papo Pro Ar
08 - Imenso Jardim
09 - Eu e Meu Irmão
10 - Pingo D'água
11 - Cabecinha No Ombro
12 - Chuá, Chuá (Canção)
13 - A Visita Da Canção
14 - Canção Da América

0 comentários:

LinkWithin