Em 1913 nascia o cantor e compositor, um dos mais produtivos e polêmicos artistas da era de ouro do rádio
Por Marcos Aurélio Ruy
Muito decantada na MPB, a malandragem teve reflexos na vida da então capital federa, o Rio de Janeiro, e o tema esteve presente nos sambas produzidos na época. A questão era tão forte que chegou a ser proibida por uma portaria governamental a “exaltação da malandragem” nas músicas de então. Muitos foram os compositores brasileiros que procuravam formas de resistir à perseguição que sofriam pelo poder estabelecido. A vida e obra do compositor Wilson Batista e as dificuldades enfrentadas pelo cantor Jamelão demonstram essa faceta da vida brasileira.
Neste ano, Wilson Batista de Oliveira completaria 100 anos. Considerado por Paulinho da Viola como o “maior sambista de todos os tempos”, o compositor fluminense tem sido um tanto quanto relegado a segundo plano, talvez pela sua aproximação com notórios malandros da época e trajar-se como eles, inclusive carregando uma navalha no bolso, que dizem as más línguas nunca saiu desse bolso. O seu culto à malandragem lhe rendeu fãs famosos como Madame Satã, que se tornou fã incondicional do compositor nascido em Campos, interior do Rio de Janeiro, em 3 de julho de 1913. Sempre trajado de terno azul-marinho ou branco, camisa de seda, sapatos cara de gato e cachecol branco, para Madame Satã, Wilson Batista “era o maior compositor do Brasil”.
O Brasil vivia uma efervescência de acontecimentos no início do século passado. As lutas operárias que transformavam a vida do país; em 1917 foi gravado o primeiro samba, Pelo Telefone. Entrou em cena o Partido Comunista do Brasil, no mesmo ano da Semana de Arte Moderna: 1922. A Revolução de 1930, tirou as oligarquias paulista e mineira do centro do poder; o fortalecimento do rádio como principal órgão de comunicação e o forte sentimento de identidade nacional que se forjava. Foram fatos que deram contorno ao samba, marcando os sambistas do Rio de Janeiro. Traço que se fortalecia nos morros e começava a descer para o asfalto, urbanizando-se. Wilson Batista é um dos representantes dessa faceta ao lado de outros grandes como Noel Rosa com quem travou um curioso, e em certa medida feroz e profícuo, embate musical (ouça em seguida, abaixo).
Os dois jovens compositores transformam a mais famosa disputa musical doa música popular brasileira em grandes pérolas da MPB. Porque tanto um quanto outro conseguiu transpor as barreiras do circunstancial e temporal. As músicas de ambos no embate podem ser ouvidas e cantadas independentemente da peleja e permanecem atuais porque falam da alma humana. Tudo começou comLenço no Pescoço, de Wilson Batista para a qual Noel respondeu com a canção Rapaz Folgado, ainda em 1933, justamente porque entendeu o samba do compositor fluminense como apologia à malandragem e para Noel essa visão prejudicava a figura do sambista, já tão malvisto pela sociedade.
Wilson Batista cantava: “Meu chapéu do lado/Tamanco arrastando/Lenço no pescoço/Navalha no bolso/Eu passo gingando/Provoco e desafio/Eu tenho orgulho/Em ser tão vadio (...)”. Samba ao qual Noel respondeu que “(...) Malandro é palavra derrotista/Que só serve pra tirar/Todo o valor do sambista/Proponho ao povo civilizado/Não te chamar de malandro/E sim de rapaz folgado”.
Batista retrucou com Mocinho da Vila: “Você que é mocinho da Vila/Fala muito em violão, barracão e outros fricotes mais/Se não quiser perder/Cuide do seu microfone e deixe/Quem é malandro em paz”. Noel não se fez de rogado, aceitou o desafio e respondeu com Feitiço da Vila, em parceria com Vadico, na qual afirmava: “Quem nasce lá na Vila/Nem sequer vacila/Ao abraçar o samba/Que faz dançar os galhos,/Do arvoredo e faz a lua,/Nascer mais cedo./Lá, em Vila Isabel,/Quem é bacharel/Não tem medo de bamba (...)”.
Desse embate fizeram parte músicas antológicas como Conversa Fiada, de Wilson Batista e Palpite Infeliz, de Noel. Depois dessa canção de Noel Rosa, Batista apelou e fez Frankenstein da Vila, em referência a seu defeito de nascença, no queixo. Noel não respondeu. Pondo fim a celeuma, Noel resolveu fazer a poesia para a música Terra de Cego, de Batista e eles rebatizaram a canção com o título de Deixa de Ser Convencida; a parceria aproximou os compositores e a polêmica foi encerrada. Até hoje, porém, quando se fala em Wilson Batista a primeira questão que vem a mente é essa disputa com Noel Rosa.
A malandragem de Wilson Batista
Contrariando a trajetória que fatalmente o transformaria em operário, o sambista fluminense voltou-se cedo para a música sob a batuta do tio Ovídio Batista, maestro da banda Lira de Apolo, da cidade natal de Wilson Batista, na qual ele iniciou tocando triângulo. Mas ele marcou sua trajetória na então capital federal, para onde se mudou coma família ainda garoto e se apaixonou pela boemia do bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Iniciou carreira ainda muito jovem nos cabarés e bares e fazendo amizades com muitos músicos e malandros da cidade. A proximidade com malandros rendeu-lhe algumas prisões e um estilo inconfundível entre os compositores da época. Antes de definir-se pela música, chegou a trabalhar como eletricista e ajudante de contrarregra no Teatro Recreio, na Praça Tiradentes, reduto dos sambistas e boêmios de então. Compôs o seu primeiro samba em 1929, com apenas 16 anos, Na Estrada da Vida. Foi cantor e ritmista na Orquestra de Romeu Malagueta e no começo da década de 1930 teve o seu samba, Desacato (em parceria com Paulo Vieira e Murilo Caldas) gravado por três grandes intérpretes da época, Francisco Alves, Castro Barbosa e Murilo Caldas.
Wilson Batista compôs sambas que permanecem na história de nossa música como Mania da Falecida eOh, seu Oscar (ambos em parceria com Ataulfo Alves), o samba de breque em parceria com Geraldo Pereira e gravado por Moreira da Silva, Acertei no Milhar, com Haroldo Lobo fez Emília, Pedreiro Valdemar, com Roberto Martins e Balzaquiana, de parceria com Nássara. Em 1933, Almirante gravou sua batucada Barulho(em parceria com Osvaldo Silva). Acredita-se que sua primeira parceria tenha sido com outro sambista de respeito Sinhô. com o qual fez o samba de breque Mil e Uma Trapalhadas, gravada somente nos anos 1960 por Moreira da Silva.
Com mais de 600 músicas em seu currículo e contratos assinados com as mais importantes rádios de então, o sambista fluminense teve pouco reconhecimento em vida, apesar de ter sido gravado por Aracy de Almeida e Francisco Alves, o principal intérprete da época. Conhecido por tocar somente a inseparável caixa de fósforos, foi apelidado por Custódio Mesquita como o “maestro caixa de fósforos”.
Para o pesquisador Moisés Basílio “Wilson na música se assemelhou muito ao Lima Barreto na literatura no que diz respeito a terem suas obras marginalizadas.” Wilson Batista morreu em 7 de julho de 1968 aos 55 anos. Ele faz parte do rico acervo da história da MPB e a lembrança de suas canções nos faz refletir sobre a diversidade cultural popular brasileira com suas raízes notadamente africanas.
BATE-BOCA MUSICAL
Em 1956, a Odeon reuniu as gravações que marcaram o duelo rimado entre Wilson Batista e Noel Rosa, com nove canções interpretadas por Roberto Paiva e Francisco Egydio:
01 – Lenço no pescoço
(Wilson Batista)
Roberto Paiva
02 – Rapaz folgado
(Noel Rosa)
Francisco Egydio
03 – Mocinho da Vila
(Wilson Batista)
Roberto Paiva
04 – Palpite infeliz
(Noel Rosa)
Francisco Egydio
05 – Frankstein da Vila
(Wilson Batista)
Roberto Paiva
06 – Feitiço da Vila
(Noel Rosa e Vadico)
Francisco Egydio
07 – Conversa fiada
(Wilson Batista)
Roberto Paiva
08 – João ninguém
(Noel Rosa)
Francisco Egydio
09 – Terra de cego
(Wilson Batista)
Roberto Paiva
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