quinta-feira, 22 de agosto de 2013

SAUDADES DE TOINHO ALVES

Por Abílio Neto





Coloquei no YouTube hoje, dia 22/08/2013, data em que o músico Toinho Alves, do Quinteto Violado, faria 70 anos, uma música que atinge bem no fundo do meu coração e foi o resultado de uma parceria entre ele e Xico Bizerra e a última que Toinho fez: “Olinda, Holanda”.

Esta música tem o poder de me colocar nas “Noites Olindenses” ou no “Olinda Caliente”, casas noturnas que ficaram nas benignas recordações de amante das festas. Ela me transporta também para uma esquina qualquer dessa “cidade-encantamento” onde muitas vezes fiquei como centenas de outros malucos à espera da primeira troça ou bloco de carnaval para acompanhá-lo por aquelas subidas e descidas de ladeiras históricas entupidas de gente.

Segundo Xico Bizerra (grafado assim mesmo), o letrista desta canção de influência caribenha no ritmo, teria dito o seu melodista Toinho Alves que ela faria parte de um projeto dele que integraria musicalmente as cidades de Olinda/Recife com Amsterdã. Não deu tempo de concretizar o projeto, infelizmente. Toinho faleceu em 29/05/2008 aos 64 anos. Conterrâneo de Dominguinhos, os dois fizeram história quando o sanfoneiro integrou o Quinteto em uma turnê e era chamado do sexto “violado”. A cidade de Garanhuns deu esses grandes músicos ao Brasil.

Fiz o vídeo alternando imagens de Olinda/Recife com fotos de Amsterdam e outras partes da Holanda.

0 comentários:

LinkWithin