terça-feira, 13 de agosto de 2013

MARCUS VIANA, 60 ANOS

Mineiro de Belo Horizonte, Marcus Viana nasceu em uma família de músicos. Seu pai, Sebastião Viana, maestro, foi assistente e revisor das obras de Villa Lobos.


Apesar de ter crescido em um ambiente musical, Marcus só iniciou seus estudos de violino aos 13 anos com o professor húngaro radicado no Brasil, Gabor Buza.

No final da adolescência, Marcus viveu na Pensilvânia, Estados Unidos, onde participou como violinista da Orquestra Sinfônica de Harvertown e produziu suas primeiras composições.

De volta ao Brasil, passa a participar de Festivais de Música Popular em toda Minas Gerais, sendo sempre premiado com os primeiros lugares.

Apesar do intenso envolvimento com a música, Marcus se profissionaliza efetivamente a partir de sua classificação como violinista titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, onde permaneceu por sete anos.

Paralelamente ao trabalho na Sinfônica, sua participação no grupo Saecula Saeculorum abre-lhe as portas para o rock progressivo; após o término da banda, criou dois grupos que ensaiaram mais do que se apresentaram: "Ícaro" e "Conclave dos Druídas".

Sempre interessado em pesquisar as possibilidades de seu instrumento, Marcus passa a eletrificar o violino, desenvolvendo vários trabalhos fundindo clássico, rock e elementos da música brasileira.



Em 1979, cria o grupo Sagrado Coração da Terra, unindo música vocal e instrumental na linha do rock sinfônico progressivo com textos de orientação ecológica e espiritual. Hoje com oito álbuns lançados no Brasil (quatro deles também no Japão), o Sagrado é considerado pela crítica especializada, o maior grupo progressivo latino americano.

Na década de 80, Marcus Viana grava e excursiona pelo Brasil em tournées com Flávio Venturini, Beto Guedes, Lô Borges e Milton Nascimento.

A faixa título do segundo disco do Sagrado - "Flecha", é escolhida para integrar a trilha sonora da novela "Que rei sou eu?" da TV Globo e o Sagrado Coração da Terra grava um especial com o repertório de "Flecha" para a TV Manchete. Essa produção chama a atenção de Jayme Monjardim, então diretor artístico da emissora.

A convite de Jayme, Marcus Viana compõe o tango "Passional" para a novela "Kananga do Japão". Na produção seguinte, a novela "Pantanal", Marcus assina toda a trilha sonora instrumental, além da música de abertura e do tema de amor do casal principal da trama.

Ainda em 1990 é lançado pela Bloch Discos o CD "Pantanal - Suíte Sinfônica", o primeiro disco da trilha sonora instrumental de uma novela no Brasil.

A partir do sucesso de "Pantanal", a parceria de Marcus Viana e Jayme Monjardim se consolida, rendendo os primeiros frutos: as minisséries "Canto das Sereias" , "Filhos do Sol" e as novelas "Ana Raio e Zé Trovão".

Extremamente eclético, Marcus Viana além de produzir seus discos, compõe trilhas para novelas, filmes, peças teatrais, musicais infantis e suítes para ballet. Seu domínio sobre diversos estilos musicais, faz com que seja inúmeras vezes premiado como autor de jingles e trilhas para filmes publicitários.

Além de Jayme Monjardim, Marcus trabalhou também com os diretores Walter Avancini na novela Xica da Silva (TV Manchete) e Nilton Travesso em "Serras Azuis" e "Meu Pé de Laranja Lima" (TV Bandeirantes).

Marcus então cria a gravadora independente Sonhos & Sons - um reflexo da multiplicidade de seu talento. Pelo selo Sonhos & Sons, são lançados seus CDs infantis da "Nave dos Sonhos", a série instrumental "Trilhas e Temas" com suas trilhas sonora para a TV, a coleção "Música das Esferas", dedicada à música new age, para relaxamento, cura e meditação e também os CDs do grupo Sagrado Coração da Terra.

Com o retorno de Jayme Monjardim à TV Globo, Marcus é chamado para produzir a trilha sonora da minissérie "Chiquinha Gonzaga", realizando uma extensa pesquisa sobre a música brasileira de 1845 a 1935 e sobre a obra da grande compositora carioca.



Na seqüência, compõe a trilha sonora da novela "Terra Nostra", lançada no CD "Speranza", e da série "Aquarela do Brasil", ambas na TV Globo e com direção de Jayme Monjardim. É um ano de muitas produções fonográficas: são lançados três títulos da coleção infantil; o quinto CD do Sagrado, "A Leste do Sol, Oeste da Lua", em comemoração aos 20 anos da banda e "Terra", terceiro volume da série "Música das Esferas" (posteriormente indicado ao Grammy Latino 2001 na categoria "Melhor Álbum Instrumental Pop). No início de 2001, Marcus produz e lança os CDs "Francisco de Assis" e "Sacred Heart of Earth", este último, uma coletânea de canções compostas na língua inglesa e voltado para o mercado internacional.

À partir do segundo semestre de 2001, Marcus Viana assume a produção musical de "O Clone", compondo toda a trilha sonora instrumental, a abertura da novela e a música "A Miragem", tema do casal Jade e Lucas , grande sucesso nas rádios de todo o país e que recebeu versão para o inglês do cantor americano Michael Bolton.

Ainda em 2001, Marcus lança o quarto volume da coleção "Música das Esferas" - "Aere" e participa como compositor, arranjador e produtor musical do CD "Velho Chico", parte de um projeto de recuperação ecológica e social do Rio São Francisco.

Em janeiro de 2002, Marcus Viana lança pela gravadora Som Livre, o CD "Maktub", com a trilha sonora instrumental da novela "O Clone" e também suas canções de personagens.

O enorme sucesso da novela em Portugal e nos Estados Unidos abre o mercado europeu e norte americano para a música de Marcus Viana, promovendo o lançamento de seus produtos no exterior.

Em 2003 Marcus assina a trilha sonora da minissérie “A Casa das Sete Mulheres”, também dirigida por Jayme Monjardim.

Em 2004 inicia-se uma nova carreira profissional para Marcus Viana... a dedicação ao cinema. Sua estréia nas telonas foi com o belíssimo filme “Olga”, que retratava a história de amor entre Luis Carlos Prestes e Olga Benário. Olga é um filme de Rita Buzzar com direção de Jayme Monjardim.

No primeiro semestre de 2005, Marcus, ainda se dedicando às telonas, assina a trilha sonora do filme “Filhas do Vento”, com direção de Joel Zito Araújo, lançado em setembro do mesmo ano.

Em 2005, Marcus se dedicou ao lançamento de 2 DVDs da natureza – “Sinfonia da Natureza” e “Symphony of Nature”, em parceria com Haroldo Palo Jr. e David Fortney respectivamente.

Em 2006/2007 Marcus trabalhou no filme "O Mundo em Duas Voltas", que conta a historia da volta ao mundo realizada pela família Schurmann. Além disso, Mascus comemorou o lançamento de Reiki", "Sinfonia dos Sonhos", "Angeli Lácrima", "Xica da Silva" e "Krsna Garden".



Em 2008 lançou os cds "Pleidean Conections" e o segundo volume da série destinada à prática de reiki, o cd "Reiki - volume 2 - A Fonte".

Em 2009 finalmente sai o DVD do "Sagrado Coração da Terra", um super documentário sobre a trajetória da banda nestes últimos anos.

Em 2010, a emissora SBT reprisa a novela "Ana Raio e Zé Trovão". Esta era, até então, a única novela que Marcus Viana havia feito trilha e que não tinha cd lançado. Marcus volta toda seu trabalho para o resgate das obras já gravadas, reedição, remasterização e por fim o lançamento do Cd "A História de Ana Raio e Zé Trovão".

2011 foi marcado por diversos trabalhos para publicidade, shows e pelo lançamento do DVD "Grandes Temas de O Clone - ao vivo", com participações mais qua especiais. 

Atualmente Marcus Viana está trabalhando na produção musical da novela “Flor do Caribe” exibida até setembro de 2013 pela Rede Globo no horário das 18 horas.


Discografia Oficial



Rock Progressivo


Sagrado Coração da Terra - Sagrado Coração da Terra


O primeiro CD do grupo que viria a se tornar o maior nome do rock progressivo latino-americano. Produção de alta qualidade para 1984: em apenas 8 canais, gravou-se o grupo completo além do coral, solistas e convidados. O disco apresenta trabalhos da primeira fase da banda que se propunha a uma fusão da música vocal e instrumental como mostram as faixas "Asas", "Deus Dançarino" e "Sagrado".

Faixas:
01 - Asas 
02 - Lições da História
03 - Arte do Sol
04 - A Glória das Manhãs
05 - Feliz
06 - Deus Dançarino
07 - Memória das Selvas
08 - Corpo Veleiro
09 - Sagrado
10- A Vida é Terna


Flecha - Sagrado Coração da Terra

O álbum "Flecha" projetou o grupo além das fronteiras de Minas com a inclusão de Flecha como tema da novela global "Que Rei Sou Eu?". Dividido em 2 partes: "Canções e Sinfonias", este disco acentua ainda mais o caráter vocal-instrumental da banda, com destaque para "Manhã dos 33", "Tocatta" e "Cosmos x Caos".

Faixas:
As Canções
01 - Flecha
02 - Manhã dos 33
03 - Paz
04 - Seres Humanos
05 - Carinhos Quentes

As Sinfonias
06 - Tocatta
07 - Cosmos X Caos
08 - O Futuro da Terra



Farol da Liberdade - Sagrado Coração da Terra


Farol da Liberdade tornou-se o CD com o maior número de sucessos do grupo Sagrado Coração da Terra como "Pantanal", "Amor Selvagem", "Raio e Trovão" e "The Central Sun of the Universe". Marca a nova fase da banda com uma maior ênfase nas canções, devido ao sucesso de Pantanal.

Faixas:
01 - Dança das Fadas
02 - Solidariedade
03 - Amor Selvagem
04 - Pantanal
05 - Olívia
06 - Farol da Liberdade
07 - Raio e Trovão
08 - The Central Sun Of The Universe


Grande Espírito - Sagrado Coração da Terra



Gravado durante 1993 no estúdio Sonhos e Sons, Grande Espírito marca um novo nível técnico e musical da banda com um excelente resultado fonográfico. É o disco mais "pesado" do Sagrado e traz como convidados Milton Nascimento, músicos do Uakti e o cantor Bauxita. Inclui também 2 faixas em inglês, "Human Beans" e "Sweet Water", em resposta à calorosa aceitação do grupo no exterior

Faixas:
01 - Kian
02 - Libertas
03 - Human Beans
04 - Eldorado
05 - Grande Espírito
06 - Sweet Water
07 - Rapsódia Cigana
08 - País dos Sonhos Verdes




A Leste do Sol, Oeste da Lua - Sagrado Coração da Terra


Quinto CD do Sagrado Coração da Terra que traz sucessos de Marcus Viana para a TV, novas músicas da banda e uma versão pop-sinfônica da música "Terra" de Caetano Veloso. Participação de antigos integrantes do Sagrado, membros de bandas de rock progressivo como Dogma e Saecula Saeculorum e de André Matos, ex-vocalista do Shaman.

Faixas:
01 - A Leste do Sol, Oeste da Lua
02 - Ovniana
03 - Madame Butterfly
04 - Canção dos Viajantes
05 - Allegro
06 - Clair de Lune
07 - Lágrimas da Mãe do Mundo
08 - Serras Azuis
09 - Amigos
10 - Firecircle
11 - Maya
12 - Planeta Minas
13 - Bem-Aventurados
14 - Anima Mundi
15 - Terra




Sacred Heart Of Earth - Sagrado Coração da Terra

O álbum "Sacred Heart of Earth", o sexto do Sagrado, é uma antologia que comemora os 20 anos da banda e o retorno do grupo ao disco e aos palcos. Lançado com todos os textos e letras na língua inglesa, em resposta à grande aceitação do grupo no exterior, o CD faz uma síntese musical da banda, remixando e fundindo faixas de períodos diversos, com alterações nos arranjos e nas estruturas harmônicas, rítmicas e melódicas.

Faixas:
01 - 2001 - Also Sprach Padim Cisso
02 - East of the Sun, West of the Moon
03 - Travelling Show
04 - The Green God of the Woods
05 - The Gates of Heaven
06 - Sweetwater
07 - Firecircle
08 - Sagrado
09 - Human Beans
10 - Carpe Diem
11 - Gipsy Rapsody
12 - Maya
13 - Urban Ragas
14 - The Central Sun of the Universe


Coletânea Canções - Sagrado Coração da Terra

O Primeiro volume de uma coletânea que abrange os principais trabalhos da banda trazendo grandes hits – sucessos na novela “O Clone” e nunca lançados em disco, como a versão pop de “Sob o Sol” e uma versão remix de “A Miragem”, fundindo o rock progressivo a uma “beat” contemporânea.

Faixas:
01 - Sob o Sol
02 - Flecha
03 - Ovniana
04 - Dança das Fadas
05 - Manhã dos 33
06 - Libertas
07 - Farol da Liberdade
08 - Pantanal / Raio e Trovão
09 - Carinhos Quentes
10 - A Leste do Sol, Oeste da Lua
11 - Asas
12 - A Miragem
13 - Arte do Sol


Coletânea Instrumental - Sagrado Coração da Terra

O segundo volume da coletânea do Sagrado Coração da Terra apresenta os principais trabalhos da banda em versão instrumental, com novos formatos, trazendo surpresas para o ouvinte e revelando uma nova força e vigor da banda.

Faixas:
01 - Planeta Minas
02 - Deus Dançarino
03 - País dos Sonhos Verdes
04 - Amigos
05 - Tocatta
06 - Human Beans
07 - O Futuro da Terra
08 - Sagrado
09 - Solidariedade
10 - A Glória das Manhãs
11 - Rapsódia Cigana
12 - 2001 - Also Sprach Padim Cisso


Saecula Saeculorum

Agora todos poderão conhecer essa lenda do rock progressivo mineiro da década de 70. Virtuosismo e garra em composições inspiradas, numa mistura perfeita de erudito e rock. Um cometa fulgurante e fugaz, o Saecula atravessou a cena musical mineira para ficar para sempre na memória dos que o conheceram como um dos maiores grupos progressivos do Brasil.

Faixas:
01 - Saecula Saeculorum
02 - Acqua Vitae 
03 - Eu Quero Ver o Sol
04 - Constelação de Aquarius
05 - Rádio no Peito


Trilha Sonora

Pantanal - Trilha Sonora



Nova edição remasterizada, incluindo o tema de abertura e "Amor Selvagem". O primeiro CD solo de Marcus Viana, originalmente lançado em 1990 no rastro do sucesso da novela, traz sua trilha sonora instrumental numa bela produção, marcando definitivamente o estilo sinfônico do compositor.

Faixas:
01 - Pantanal
02 - Pulsações da Vida
03 - O Espírito da Terra
04 - Amor Selvagem
05 - Onça Pintada 
06 - Noite
07 - Reino das Águas
08 - Paz
09 - Pantanal (Instrumental) 
10 - Respiração da Floresta
11 - A Glória das Manhãs
12 - Sinfonia


A História de Ana Raio e Zé Trovão

Acaba de ser lançado o CD com as canções e trilha sonora instrumental da novela "A História de Ana Raio e Zé Trovão". Todas as músicas foram compostas, arranjadas e executadas por Marcus Viana utilizando os seguintes instrumentos: voz, violinos (elétrico e acústico), teclados e percussão. Participação especial do grupo "Sagrado Coração da Terra" com Augusto Rennó, Lincoln Cheib, Ivan Correa, Ronaldo Pellicano, além de Paula Santoro, Firmino Cavazza, Vanessa Falabella e Andersen Viana.

Faixas:
01 - Raio e Trovão
02 - Horizontes da Vida
03 - Esperança Manhã
04 - Rodando o Brasil
05 - Fada Madrinha (Instrumental)
06 - Os Cavalos Também Amam
07 - Allegro Campestre
08 - Adagioso
09 - Solidariedade
10 - Tema da Vida
11 - Esperança Manhã (Instrumental)

Sinfonia Das Montanhas
12 - 1º Mov. – Saudação às Montanhas
13 - 2º Mov. – O Mistério das Pedras
14 - 3º Mov. – Uma Manhã de Sol nas Montanhas
15 - 4º Mov. – Sinfonia das Lágrimas
16 - Fada Madrinha
17 - Raio e Trovão (Instrumental)


Trilhas e Temas volume 1



Este CD marca o início da série que reúne as criações instrumentais de Marcus Viana para vídeo, cinema, TV, ballet e teatro. Neste volume, sucessos de 1989 a 1992 como "O Canto das Sereias" e "Filhos do Sol", tema das minisséries homônimas; "Tema da Vida" da novela Ana Raio e Zé Trovão e "Tango" de Kananga do Japão.
Faixas:
01 - Crescendo com Olívia
02 - O Canto das Sereias
03 - Lágrimas da Mãe do Mundo
04 - Eldorado
05 - Visão da Cidade Perdida
06 - Tema da Vida
07 - Rodando o Brasil
08 - Filhos do Sol
09 - Tango
10 - Ave Maria

Trilhas e Temas volume 2

O segundo volume desta série traz a belíssima trilha sonora de "A Idade da Loba". Num esboço do que viria a ser a Transfônica Orkestra, o compositor funde instrumentos acústicos clássicos como violinos, oboé, corne inglês, cello e flautas a teclados digitais numa inusitada palheta musical (num grande resultado sonoro).
Faixas:
01 - Tema de Amor
02 - O fim das Coisas
03 - Despedida
04 - A Maravilhosa Sinfonia da Vida
05 - A Arte de Viver
06 - Valsa dos Sonhos
07 - Adágio
08 - Imaculada
09 - Solidão Blues
10 - Manhã de Sol
11 - Prelúdio
12 - Abertura
13 - Tema da Partida



Trilhas e Temas volume 3

O terceiro volume da série instrumental, traz trabalhos compostos ao longo de 16 anos, como a suíte ballet "Tribana" (1982) e o tema de amor de "Serras Azuis" (1998); mas a base desse CD é a trilha sonora da novela "Xica da Silva" (1996), elaborada a partir de pesquisas com a música barroca mineira do século XVIII. Marca também a estréia da Transfônica Orkestra, grupo dedicado à fusão da música sinfônica à world music.

Faixas:
01 - Serras azuis (Tema de Amor)
02 - Quenda (Canto de União)
03 - Toque de Alba
04 - Escarlate (Tema da Corte) 
05 - Escarlate (Tema de Guerra) 
06 - Trindade 
07 - Cachoeira (Quenda)
08 - A Coroação do Rei do Quilombo 
09 - Escarlate (Tema do Amor) 
10 - Allegro 
11 - Lundú (Quenda) 
12 - Tacapes e Bacamartes 
13 - A Alma das Pedras 
14 - Travessuras Barrocas 
15 - Aldeia dos Novos Homens 
16 - Maxacali
17 - Dança dos Ventos 
18 - Tema dos Cavaleiros 
19 - Finale


Trilhas e Temas Volume 4

O 4º volume da coleção Trilhas e Temas traz a trilha instrumental composta por Marcus Viana para a minissérie de TV "Chiquinha Gonzaga". Pianos e violinos em temas orquestrais envolventes. Um dos trabalhos mais líricos do compositor, onde o épico se mescla ao romântico numa grande palheta sonora.

Faixas:
01 - Um Novo Século
02 - O Sonhador
03 - Sublime
04 - Vozes D'África
05 - Tristesse
06 - Saga dos Mares
07 - Serenata
08 - Pindorama
09 - Sublime (2)
10 - Esperança e Triunfo
11 - Dor
12 - Inspiração
13 - Um Novo Século (2)
14 - Lua Branca - Finale



Trilhas e Temas Volume 5


O quinto volume da série “Trilhas e Temas” traz trechos inéditos das trilhas sonoras da novela "O Clone” e “Serras Azuis” e das séries de TV “Aquarela do Brasil” e “A Sonata”. mais um trabalho onde acústico se funde ao eletrônico, num excelente resultado.

Faixas:
01 - Para Todo Sempre
02 - As Dunas Infinitas
03 - Como uma Nuvem
04 - Sob o Sol (instrumental)
05 - Irmãos
06 - O Mistério da Vida
07 - Sob o Sol (versao instrumental II)
08 - A Miragem (versao instrumental II)
09 - Osíris
10 - Uma Visão de Lá
11 - Bajo el Sol
12 - Adágio de Fez
13 - A Sonata
14 - Serras Azuis


Trilhas e Temas Volume 5 - Sinfonia dos Sonhos

Esse álbum absorveu dois anos de trabalho até sua finalização e reúne temas de filmes, trilhas sonoras de comerciais de TV, vídeo - documentários e a primeira parte da Trilha sonora da novela “América”. Todas as letras, músicas e orquestrações por Marcus Viana, exceto “De Novo Mundo”, 2º movimento da Sinfonia nº 5 de Dvorak e Ave Maria Natureza, cuja música é a célebre Ave Maria de Schubert. Além de voz e dos violinos (elétrico de 5 cordas e acústico), Marcus também utiliza violoncelo, bansuri (flauta indiana de bambu), piano, teclados e percussão. Participações especiais: Adriana Mezzadri, Naiana Papini, Paula Fernandes, Rosane Viana, Sérgio Pererê, Augusto Rennó e Chico Lobo. A esplêndida fotografia e o tratamento de imagem de Guilherme Cunha (MineralImage) completam o trabalho.
Faixas:
01 - No Veleiro da Vida (do Filme "O Mundo em Duas Voltas")
02 - A Terra em Fogo ( Do VT "Queimadas" - Cemig)
03 - Viagens Esprirituais (Do DVD "Viagem Espiritual à Índia")
04 - Ouverture
05 - Sinfonia dos Sonhos (Trilha sonora da novela "América")
06 - Êxodo (Trilha sonora da novela "América")
07 - Do Novo Mundo (Trilha sonora da novela "América")
08 - Um Sonho Brasil
09 - A Longa Travessia (Trilha sonora da novela "América")
10 - Angeli Lácrima
11 - Violas da Minha Terra
12 - Noite, Deserto e Solidão (Trilha sonora da novela "América")
13 - Galopando a Vida (Trilha sonora da novela "América")
14 - O Reencontro (Trilha sonora da novela "América")
15 - Órfãos do Paraíso (Trilha sonora da novela "América")
16 - Ave Maria Natureza

Speranza


Trilha sonora instrumental da novela Terra Nostra, onde o autor, Marcus Viana, mescla composições próprias, antigas canções napolitanas e inspirados arranjos e trechos de óperas italianas do final do século XIX como "Cavalleria Rusticana", "Tosca" e "I Pagliacci". Inclui os sucessos: "Canzone per un Sognatore" e "Cuore Pellegrino".

Faixas:
01 - Gente Simples (Prelúdio de "Cavalleria Rusticana" - "Tarantella")
02 - La Nave
03 - A Voz dos Campos (Coro D'Introduzione de "Cavalleria Rusticana")
04 - Canzone Per Un Sognatore
05 - Il Pagliacci
06 - Romance em Ré Maior
07 - Cuore Pellegrino
08 - Tarantellas (Mama Rosa e Papa Dico)
09 - Canzone Eterna (2)
10 - Tema D'Amore
11 - Tosca (Introdução ao III Ato)
12 - Speranza (Finale / Il Paglicci / Intermezzo de Cavalleria Rusticana)


Sete Vidas, Amores e Guerras

A trilha sonora da minissérie "A Casa das Sete Mulheres", criada e produzida por Marcus Viana. O disco conta com as participações vocais de Adriana Mezzadri, Flávio Venturini, Agnaldo Rayol e Carla Villar. Traz também diversos temas utilizados durante série e ainda inéditos em CD.

Faixas:
01 - Sinfonia Platina
02 - Na Vastidão dos Pampas
03 - Por Honra e Glória
04 - Cavalgando pela Liberdade
05 - Sete Vidas
06 - Do Amor e da Guerra
07 - Minuano
08 - Cavalo Baio
09 - Prenda Minha
10 - Rio Grande
11 - A Retirada
12 - Uma Voz no Vento
13 - Tema da Batalha
14 - Il Dio dei Buoni
15 - Cristais
16 - Do Amor e da Guerra II
17 - Prenda Minha II
18 - Vidas, Amores e Guerras


Maktub


Trilha sonora da internacionalmente conhecida novela "O Clone". Maktub mescla as intensas composições sinfônicas de Marcus Viana à sonoridade do Egito, Marrocos, Turquia e Síria, em uma mágica tapeçaria musical. Traz também as mais importantes canções criadas pelo compositor para a novela. Inclui o sucesso "A Miragem".
Faixas:
01 - Maktub I
02 - A Miragem
03 - Oração da Manhã
04 - Kyrie
05 - Areias
06 - O Espelho
07 - Sete Véus
08 - Entre 2 Mundos
09 - Maktub II
10 - Jornada da Alma
11 - Espiritual
12 - Ísis
13 - A Viagem Pelo Rio Sagrado
14 - Kheops
15 - Hino ao Sol
16 - Kana Maktuben
17 - Danças Sagradas de Ísis
18 - O Espírito do Deserto
19 - A Barca de Rá
20 - Maktub III
21 - Sob o Sol



Xica da Silva

A trilha sonora da novela da Rede Manchete foi criada por Marcus Viana a partir de uma ampla pesquisa da música barroca mineira e das tradições afro-brasileiras do século XVIII. Participação de Patrícia Ahmaral, Zezé Mota, Transfônica Orkestra e Collegium Musicum de Minas. Música sinfônica, música colonial do sec. XVIII africana e brasileira fazem deste CD um item imperdível para os fãs da obra e do compositor.
Faixas:
01 - Xica Rainha
02 - Qüenda
03 - Escarlate
04 - Concerto de Outono
05 - Trindade
06 - Caco de Estrela
07 - Toque de Alba
08 - Canção de Ninar
09 - Tema de Xica (Qüenda)
10 - Minueto e Serenata (Zé Mulher)
11 - Escrava Rainha
12 - Capitão do Mato
13 - Canção de Lundu
14 - Coroação do Rei do Quilombo
15 - Alma das Pedras
16 - Travessuras Barrocas



Sinfonia da Natureza

Este CD apresenta a trilha sonora do DVD "Sinfonia da Natureza" com uma música inspiradora e relaxante composta, orquestrada e executada por Marcus Viana nos estilos sinfônico, new age e world music.

Faixas:
01 - Tema da Partida (Amazônia - Primeiro Olhar)
02 - O Canto das Sereias (Rios e Litoral - Imagens Submersas)
03 - Um Madrigal para Gaya (Belezas do Cerrado)
04 - Despedida (Rios do Pantanal)
05 - A Maravilhosa Sinfonia da Vida (Diversidade da Fauna)
06 - Pastoral (Banhado do Taim)
07 - Um Tema de Amor (Mata Atlântica)
08 - Viagem Pela Serra Encantada (Cenas do Brasil)
09 - Adágio para a Mãe Terra (Detalhes da Natureza)
10 - Ave Maria (Natureza e Humanidade)


Symphony of Nature


Este CD apresenta a trilha sonora do DVD "Symphony Of Nature" com uma música inspiradora e relaxante composta, orquestrada e executada por Marcus Viana nos estilos sinfônico, new age e world music.

Faixas:
01 - Na Floresta (Deep Forest) 
02 - Canyons (Canyon Country) 
03 - Águas (Water's Path) 
04 - Luzes do Norte (Northern Light) 
05 - Espírito dos Montes (Mountain Spirit) 
06 - Deserto e Solidão (Desert Solitude) 
07 - Ciclo das Estações (Cycle of Seasons) 
08 - Nas Terras de Manitú (Grand Rockies) 
09 - Litoral (Seashore) 
10 - O Tao da Terra (Canadian Reckies)


Olga - Trilha Sonora do Filme

O compositor Marcus Viana trabalhou mais de um ano para finalizar sua primeira trilha sonora para o cinema. Dando continuidade à já consagrada parceria com o diretor Jayme Monjardim, Marcus se inspirou nas cartas de Olga - as próprias palavras da protagonista - para compor a trilha. As 25 faixas do álbum "Olga" apresentam uma trilha clássica, instrumentada no estilo da época (anos 30), com destaque para violinos, violas, violoncelos e vozes corais. Marcus Viana tocou todos os instrumentos da orquestra. O clima do CD, assim como a comovente história de Olga, passa por momentos de tristeza e euforia. Segundo Marcus, "a trilha teria que ser melancólica, mas também deveria ter o arroubo daquela alma heróica e ao mesmo tempo, ser extremamente terna, essa ternura que as cartas mostram". Participações especiais: Nick Payton (sax e clarineta) e interpretando as canções, Adriana Mezzadri, Maria Helena Nunes, Roberta Lombardi e Rosane Viana. Camila Morgado e Caco Ciocler interpretam o poema de Maiakóvski.

Faixas:
01 - Iluminar 
02 - Adeus Mãe 
03 - Cavaleiros da Esperança 
04 - When I Get Old 
05 - Cartas (Tema de Olga)
06 - Tristango 
07 - Pelo Melhor do Mundo 
08 - Tema de Amor 
09 - Sobre o Mar 
10 - Chegada ao Brasil 
11 - Orquestral 
12 - Revolução 
13 - Tema de Olga II 
14 - Prateada 
15 - A Caçada 
16 - Separação (Marcha Fúnebre) 
17 - Solitude 
18 - Solis Lux 
19 - Deportada 
20 - Ravensbruck 
21 - O Nascimento de Anita 
22 - Main Mame 
23 - Prece 
24 - Anjos de Ravensbruck 
25 - Marcha Fúnebre 
26 - A Última Carta


Filhas do Vento - Trilha Sonora do Filme

Marcus Viana assina a trilha sonora do filme “Filhas do Vento”, de Joel Zito Araújo, estreado em setembro de 2005 nos cinemas brasileiros. As 18 composições da trilha sonora foram totalmente compostas, arranjadas, produzidas e executadas por Marcus Viana, que utiliza oito instrumentos (rabeca, violino, violoncelo, marimba de vidro, percussão, piano, teclados e violino elétrico de cinco cordas), além de fazer vocais e coros.

Músicos convidados: Augusto Rennó (violão, viola de dez cordas e guitarra); Nick Paylon (saxofone e clarineta); Ladston do Nascimento (vocal); a atriz Maria Ceiça (vocal em “Filhas do Vento”). O ator Milton Gonçalves declama um trecho do filme na faixa “A Lenda do Zé”.

Faixas:
01 - Ladainha e Tema
02 - Filhas do Vento 
03 - Tema da Terra
04 - A Lenda do Zé
05 - Na Água Quente do Rio
06 - Festa Anos 60 
07 - Rude Viola
08 - Partida e Gôzo
09 - Rabecas e Tambores
10 - Perigo
11 - Morte e Poesia
12 - Viagem e Velório
13 - Enterro e Congada
14 - Adágio
15 - Saxpoema
16 - Sinos, Cordas e Saudade
17 - Filhas do Vento
18 - A Lenda do Zé


O Mundo em Duas Voltas - Trilha Sonora do Filme



Este CD apresenta a trilha sonora do Filme “O Mundo em Duas Voltas”, que relata a aventura da família Schürmann em seguir a rota que Fernão de Magalhaes realizou em 1519 ao redor da terra. Enquanto o filme era editado, Marcus trabalhava paralelamente na trilha sonora, trilha esta que, segundo o autor, respira os lugares por onda a família passa. É uma viagem pelo mundo através da música. As músicas apresentam duas linguagens: uma épica para as viagens de Magalhães e outra contemporânea ética, para a viagem da família Schürmamm. O CD reúne composições de Marcus Viana, Paula Fernandes e do grupo Tevaka, da Nova Zelândia. O resultado final ficou ótimo e a trilha é um ponto de destaque do filme.

Faixas:
01 - A Partida do Brasil 
02 - Rosa Dourada (Instrumental) 
03 - A Voz do Oceano 
04 - A Frota Parte 
05 - Mar del Plata 
06 - Patagônia 
07 - A Revolta de Cartagena 
08 - O Estreito de Magalhães 
09 - Veleiro da Vida 
10 - Heloísa Salva o Barco 
11 - Dança Viva (En Chile) 
12 - O Deva das Salamandras 
13 - Calmaria 
14 - Polinésia 
15 - Amanhã é Outro Dia 
16 - Nos Reinos de Netuno 
17 - Tema de Kat (instrumental) 
18 - Salvação
19 - Pacífico Norte 
20 - Entre a Cruz e a Espada 
21 - A Batalha de Mactan 
22 - Piratas 
23 - Na Terra das Torres Douradas 
24 - A Nau Vitória 
25 - Cocos Keeling 
26 - Cabo da Boa Esperança 
27 - O Regresso 
28 - Chegada ao Brasil 
29 - Tema de Kat 
30 - Rosa Dourada 
31 - Papa E


Entre outras trilhas infantis, natalinas, new age, world music que podem ser conferidos clicando aqui.



Fonte: Site Oficial do artista

2 comentários:

Anônimo disse...

...
Assim como o Artesão que traz o coração nas mãos...e com o seu toque transforme recursos naturais em Arte...O Músico..."artesão do som do coração"...transforma ruídos...ondas...e cores na Linguagem Universal da Alma....

Anônimo disse...

...Assim como O Artesão que traz o coração nas mãos...e com o seu toque transforma recursos naturais em Arte...O Músico...transforma ruídos...cores e sons na Linguagem Universal da Alma*

LinkWithin