quarta-feira, 7 de novembro de 2012

GEREBA BARRETO E AS LUAS DE GONZAGA

Novo CD mostra que a arte de Luiz Gonzaga vai além do regional e sai em uma tiragem.


Nem só de animados baiões, xotes e xaxados viveu o reinado de Gonzagão. Mas também, e quem diria, de valsas, choros e maracatus. Pois é, Mestre Lua compôs em outros ritmos e gravou esse material entre os anos 1940 e 1950. Boa parte desse repertório está no CD Luas do Gonzaga, produzido pelo pesquisador, compositor, cantor e violonista Gereba Barreto, que descobriu essas canções em dezembro de 1985 quando comemorava os 73 anos de Luiz Gonzaga com seus amigos Gilberto Gil, Gonzaguinha, Dominguinhos, Marinês e outros, em Exu.

As músicas eram instrumentais mas ganharam letras de vários compositores com participação de cantores de renome como Gilberto Gil, Lirinha, Lenine e Margareth Menezes, Dominguinhos, Zeca Baleiro, Jair Rodrigues, Elba Ramalho, Jorge Vercillo, Flavio Venturini, Maciel Melo, Santanna e Adelmario Coelho, Ná Ozzetti, Jussara Silveira, Raimundo Fagner, além da Sinfonieta dos Devotos de Nossa Sra. Dos Prazeres e outros grandes músicos de vários Estados do país.

O projeto era também um sonho de Gonzagão, que certa vez confessou a Gereba Barreto, sentir-se desconfortável com o rótulo de ser apenas forrozeiro. A ligação entre Gereba Barreto e Mestre Lua é antiga, como descreve o produtor: “Primeiro fui fã, depois para minha completa realização, tornei-me amigo e, melhor, tenho orgulho de ter possibilitado grandes realizações em sua vida como, por exemplo, tocar pela primeira vez em 1974, para uma platéia nobre de mais de cinco mil pessoas na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (Salvador). É bom lembrar que antes disso ele só se apresentava pela periferia de Salvador. Também proporcionei a ele seu maior público com nosso trio Carnaforró, em 1986, com 1 milhão de pessoas nos três dias do carnaval baiano inaugurando o Circuito Barra-Ondina”

Não foi um projeto fácil de ser concluído. Consumiu em torno de cinco anos entre encontrar as editoras das obras e achar o letrista adequado a cada música, para que o casamento desse certo. E deu. Entre as novas parcerias de Gonzagão estão a de Gilberto Gil no choro Treze de Dezembro (gravação inédita), Verônica (com Lirinha), Marieta (Fernando Brant), Mara (Zeca Baleiro), Luar do Nordeste (J. Velloso), Lygia (Abel Silva), Passeando em Paris (Bené Fonteles), Numa Serenata (Carlos Pitta), Pisa de Mansinho (Xico Bizerra), Sanfona Dourada (Maciel Melo) e Wanda (Tuzé de Abreu). Gereba Barreto também compôs a Suíte Lua Gonzaga, que contém fragmentos de músicas suas e do Mestre Lua, além de Sete Luas do Gonzaga (Ronaldo Bastos) e Galope Além do Mar (Capinan).


Luiz Gonzaga - Representa um marco na música brasileira. Com sua música e seu visual construiu uma das carreiras mais duradouras da nossa arte e continua influenciando gerações. Foi colocado de escanteio pela bossa-nova mas viu-se novamente na posição de Rei do Baião pelos tropicalistas. Filho de pai sanfoneiro deixou Pernambuco e foi para o Rio de Janeiro muito cedo. Em 1987, ganhou o prêmio Shell de Música Popular pelo conjunto da obra. Quando morreu, em 1989, era figura reconhecida e amada em todo Brasil. 


Gereba Barreto - Considerado músico de grande versatilidade, nasceu em Monte Santo (BA) e tem uma lista considerável de bons serviços prestados à música brasileira. Com seu grupo Bendegó lançou cinco discos. Muitos intérpretes gravaram suas composições, entre eles, Elizeth Cardoso, Beth Carvalho, Raimundo Fagner, Amelinha, o argentino Leon Gieco e o guitarrista alemão Folkan Crieg. Produziu arranjos para Caetano Veloso (Canto do Povo de um lugar do disco Jóia -1975) e em mais de quarenta discos. Seu primeiro disco solo foi Te Esperei (1985). A seguir vieram Cantando com a Platéia - Tom Zé e Gereba “Cantando com a Platéia” (1990), Gereba convida (1993) com as participações de 13 vozes femininas como Cássia Eller, Ná Ozzetti, Vânia Bastos, Cida Moreira e outras. Serenata na Umes - Gereba convida (1996), coletânea de 6 CDs gravados ao vivo com com Silvio Caldas, Arrigo Barnabé entre outros, Canudos (1997), Forró da Baronesa (2000) pela CPC-umes. Sertão 2002) e Canções que vem do Sol (2002 pela Paulus Music e “Dom Quixote xote xote” pela Por do Som (2004) .

O repertório do álbum "Luas de Gonzaga" consiste nas seguintes faixas:
01 - Voz de Luiz Gonzaga (acervo Gereba Barreto, gravado em Exú em 1985) (Narração da atriz Ingra Liberato)
02 - 13 de dezembro (Luiz Gonzaga - Zé Dantas - Gilberto Gil) (Com Gilberto Gil)
03 - Passeando em Paris (Luiz Gonzaga - Gereba - Bené Fonteles) (Com Elba Ramalho)
04 - Numa serenata (Luiz Gonzaga - Carlos Pitta) (Com Raimundo Fagner)
05 - Sanfona dourada (Luiz Gonzaga - Maciel Melo) (Com Dominguinhos e Maciel Melo)
06 - Sete luas de Gonzaga (Gereba - Ronaldo Bastos) com Jussara Silveira
07 - Lygia (Luiz Gonzaga - Abel Silva) (Com Jorge Vercillo)
08 - Mara (Luiz Gonzaga - Zeca Baleiro) (Com Zeca Baleiro)
09 - Luar do Nordeste (Luiz Gonzaga - J.Velloso) (Com Ná Ozzetti)
10 - Marieta (Luiz Gonzaga - Fernando Brant) (Com Jair Rodrigues)
11 - Verônica (Luiz Gonzaga - Lirinha) (Com Lirinha e Gereba)
12 - Wanda (Luiz Gonzaga - Tuzé de Abreu) (Com Flávio Venturinni)
13 - Pisa de mansinho (Luiz Gonzaga - Xico Bezerra) (Com Adelmario Coelho e Santanna)
14 - Galope além do mar (Gereba - Capinan) (Com voz, viola, cavaco e violão de Gereba Barreto)
15 - Rei Bantu (Luiz Gonzaga - Zé Dantas) (Com cantigas tradicionais do Recife (recolhidas por Lenine) (Com Lenine e Margareth Menezes)
16 - Suite Lua Gonzaga (Gereba Barreto) (Com fragmentos das canções: Assum Preto (Luiz Gonzaga - Humberto Teixeira), Uauá (Gereba Barreto), Noites Brasileiras (Luiz Gonzaga - Zé Dantas), Sabaia (Gereba Barreto), Olha pro céu (Luiz Gonzaga - José Fernandes), Pau de Arara (Venâncio - Corumbá - J.Guimarães), instrumental).


Assessoria de Imprensa - Tambores Comunicações

0 comentários:

LinkWithin