segunda-feira, 5 de novembro de 2012

DILMA HOMENAGEIA LUIZ GONZAGA E ENTREGA ORDEM DO MÉRITO CULTURAL A 41 PREMIADOS



Espaço de lançamento de programas governamentais com autoridades da política e da economia, o Salão Nobre do Palácio do Planalto foi ocupado hoje (5) por artistas e intelectuais durante a entrega da Ordem do Mérito Cultural. No total, foram 41 premiados entre intelectuais e instituições.


Todos os anos, a Ordem do Mérito Cultural homenageia uma personalidade. Este ano, o escolhido foi o compositor popular e instrumentista Luiz Gonzaga, pelo centenário de seu nascimento. Mandacarus, planta comum no Nordeste, compunham a decoração e músicas interpretadas pelo Rei do Baião foram tocadas durante a cerimônia. Elba Ramalho e Chambinho do Acordeão entoaram Asa Branca, música consagrada na voz de Gonzaga.

“Alguns dos agraciados não estão mais no nosso convívio, mas deixaram o legado que nos marca para sempre. A cultura tem a característica de ser atemporal ao mesmo tempo em que reflete o tempo histórico mais do que qualquer outra manifestação da atividade humana”, destacou a presidenta Dilma Rousseff. “Acultura brasileira é um mosaico muito rico de tradições, criações e inovações de diferentes etnias e costumes”, completou a presidenta.

Entre os agraciados na edição 2012 do maior prêmio da cultura nacional estão artistas conhecidos como Elba Ramalho, Alceu Valença, Fafá de Belém e Regina Casé, o apresentador Silvio Santos e o autor de novelas Aguinaldo Silva. A apresentadora Hebe Camargo e o escritor Jorge Amado foram premiados in memoriam.

Entre as personalidades premiadas por atuar em trabalhos sociais está o cacique Almir Suruí, reconhecido internacionalmente por ter denunciado à Organização dos Estados Americanos (OEA) a exploração ilegal de madeira em terras indígenas e por lutar pelos direitos dos índios.

O Movimento Gay de Minas Gerais, o Museu Histórico Nacional, a Orquestra Popular Bomba do Hemetério e o Bloco Afro Olodum estão entre as instituições premiadas. A lista completa dos agraciados está no site do Ministério da Cultura.

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, destacou a dificuldade de selecionar os homenageados em um país com tantos talentos. "A dificuldade é grande, mas creio que contemplamos entre eles alguns que já são consagrados pela população e outros já notáveis pela atuação em seus segmentos", disse.

Os premiados tiveram os nomes sugeridos por integrantes da sociedade, por meio da internet, e analisados pelo Conselho da Ordem do Mérito – formado por vários setores do governo. Mas a última palavra foi dada pela presidenta da República.


Do total de 41 agraciados, nove foram homenageados (in memóriam): Mazzaropi, Dener Pamplona de Abreu, Hebe Camargo, Herivelto Martins, Ifigênia Rosa de Oliveira, Mário Schenberg, Plínio Marcos, Autran Dourado e Jorge Amado.

A homenagem aos agraciados com a Ordem do Mérito Cultural será encerrada com um jantar oferecido pela presidenta Dilma Rousseff hoje (5) no Palácio do Planalto.


Luiz Gonzaga

A Ordem do Mérito Cultural homenageou em 2012 o cantador, sanfoneiro e brasileiro Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Trata-se da maior condecoração que, desde 1995, é outorgada pelo governo federal como forma de reconhecer as relevantes contribuições de personalidade e instituições à Cultura brasileira,

No site do Ministério da Cultura, quando é aberto o período de indicações, todo e qualquer cidadão pode indicar pessoas ou entidades, nacionais ou internacionais, que tenham prestado relevantes contribuições à cultura brasileira.

Encerrado o período de contribuições, os nomes sugeridos são analisados pelo Conselho da Ordem do Mérito Cultural. Os nomes aprovados pelo Conselho seguem então para a Presidência da República, que aprova o decreto e publica os nomes de todos osagraciados, no Diário Oficial da União. No caso da OMC 2012, a publicação será feita na edição desta terça-feira, dia 6 de novembro.



Veja os nomes de todos os agraciados:

Classe Grã-Cruz

José Sarney
Jorge Amado, in memoriam
Aberlardo Germano da Hora (Abelardo da Hora)
Amácio Mazzaropi, in memoriam
Dener Pamplona de Abreu, in memoriam
Hebe Camargo, in memoriam
Herivelto de Oliveira Martins (Herivelto Martins), in memoriam
Ifigênia Rosa de Oliveira, in memoriam
Mário Schenberg, in memoriam
Orlando Orfei
Paulo Affonso Miessa (Paulo Goulart)
Plínio Marcos de Barros (Plínio Marcos), in memoriam, e
Waldomiro Freitas Autran Dourado (Autran Dourado), in memoriam


Classe Comendador

Aguinaldo Ferreira da Silva (Aguinaldo Silva)
Alceu Paiva Valença (Alceu Valença)
Almir Narayamoga Suruí
Carlos Alberto Cerqueira Lemos
Elba Maria Nunes Ramalho (Elba Ramalho)
Maria de Fátima Palha de Figueiredo (Fafá de Belém)
Ismail Norberto Xavier (Ismail Xavier)
Marieta Severo da Costa (Marieta Severo)
Milton Roberto Monteiro Ribeiro (Milton Guran)
Raquel Trindade de Souza (Raquel Trindade)
Rose Marie Gebara Muraro (Rose Marie Muraro) e
Senor Abravanel (Silvio Santos)


Classe Cavaleiro

Anna Luiza Machado da Silva Muylaert (Anna Muylaert)
Breno Luís Marçal da Silveira (Breno Silveira)
Cleodes Maria Piazza Julio Ribeiro
Felipe Elias Schaedler (Felipe Schaedler)
Humberto Piva Campana e Fernando Piva Campana (Irmãos Campana)
Isay Weinfeld
Martha Mattos de Medeiros (Martha Medeiros)
Miguel Takao Chikaoka (Miguel Chikaoka) e
Regina Maria Barreto Casé (Regina Casé)


Sem Grau de Classe

Associação Carnavalesca Bloco Afro Olodum
Museu de Valores do Banco Central (Banco Central do Brasil)
Escola de Dança e Integração Social Para Criança e Adolescente (EDISCA)
Fundação Municipal de Artes de Montenegro (FUNDARTE)
Museu Histórico Nacional – (Instituto Brasileiro de Museus)
Movimento Gay de Minas e
Orquestra Popular da Bomba do Hemetrério



Fonte: Agência Brasil e Ascom/MinC

0 comentários:

LinkWithin