quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

MORRE WANDO, UM DOS EXPOENTES DA MÚSICA POPULAR NO BRASIL

O cantor Wando morreu na manhã desta quarta-feira (8/2/12) aos 66 anos de idade. Ele estava internado desde o dia 27 de janeiro na UTI do Biocor Instituto, em Nova Lima, Belo Horizonte.


Morreu às 8h desta quarta-feira (8) o cantor Wando. Ele estava com 66 anos e foi internado no dia 27 de janeiro com problemas cardíacos graves no Hospital Biocor, em Nova Lima, em Minas Gerais. Após passar por uma angiolplastia, que reduziu significativamente o risco de morte, o cantor apresentou uma melhora, mas sofreu uma parada cardíaca.

De acordo com a nota oficial do hospital, também assinada por familiares do cantor, houve um súbito agravamento do quadro clínico por volta das 5h40. "Agradecemos o carinho e a atenção de todos, especialmente ao senhor Wanderlei Alves dos Reis, sua esposa e filhos, a sociedade, a imprensa, os médicos do corpo clínico, os profissionais de saúde e demais colaboradores, que com dedicação e respeito atuaram de forma intensiva e completa, aplicando todos os recursos e técnicas disponíveis, nada faltando ao paciente durante todo o tratamento", diz o comunicado.

Wando estava com nível de 90% de obstrução de três artérias e precisou respirar com a ajuda de aparelhos durante o período de sua internação. Após a cirurgia de angioplastia, o nível caiu para 40%, sendo considerada uma melhora representativa do ponto de vista da equipe médica.

Apesar de não fumar e não consumir bebidas alcoólicas, Wando mantinha péssimos hábitos alimentares e era bastante sedentário. Ao dar entrada no hospital, ele estava pesando 110 kg, 30 a mais do recomendado pelos médicos. Outro agravante é o histórico familiar do artista: seu pai e irmão também morreram em decorrência de problemas cardíacos.



O cantor Wando morreu aos 66 anos na manhã desta quarta-feira (8) no Biocor Instituto, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde estava internado desde o dia 27 de janeiro. Segundo o cardiologista particular, João Carlos de Souza Dionísio, ele teve uma parada cardiorrespiratória às 8h.

Em nota, médicos e familiares informaram que, a partir das 5h40, houve um súbito agravamento do quadro de saúde. O óbito aconteceu na presença da mulher de Wando, Renata Costa Lana e Souza. O cardiologista particular do cantor disse que foram feitas manobras de ressuscitação, mas o paciente não resistiu. Segundo boletim médico divulgado na terça-feira (7), ele apresentava quadro estável e melhora progressiva, mas a recuperação ainda era considerada de alto risco.

No domingo (5), o cantor enviou um bilhete para os fãs. "Eu estou na oficina de Deus arrumando a turbina. Me aguardem!”. Ele lutava contra o entupimento das três artérias coronárias. O cantor chegou a ser submetido a duas cirurgias e havia tido um infarto agudo dentro do hospital.

Wando foi hospitalizado com quadro de angina de peito, e exames apontaram que as artérias do coração estavam entupidas por placas de gordura. Ele estava com 110 quilos no momento da internação, 30 a mais do que o recomendado, segundo o cardiologista particular.


Cantor romântico

Como letrista, Wando ficou célebre por composições de teor romântico e erótico. Sua marca registrada era a calcinha. Em depoimento disponível em seu site oficial, o próprio cantor conta como tudo teria começado, explicando que a peça foi uma espécie de fonte de inspiração para seu álbum “Tenda dos prazeres” (1990). “Uma calcinha de cabeça pra baixo, ela vira uma tenda, não é? Aí, coloquei uma calcinha na capa do disco, e essa coisa fez tanto sucesso, que até hoje eu não consigo tirar do show. Eu distribuo calcinhas e recebo, tenho uma coleção muito grande, de todas as formas, jeito, cores e tamanhos.”

No mesmo depoimento, Wando aborda outras estratégias que adotou ao longo da carreira: “Teve uma época [em] que eu mordia a maçã no palco, e continuo mordendo ainda, porque conta a história de como é que começou o pecado, não é?”. As alusões ao sexo prosseguiram, com distribuição de convites de motel – sempre durante apresentações ao vivo. “Teve uma época no Canecão [casa de shows do Rio de Janeiro, atualmente inativa] que a gente botou uma banheira no palco, eu botava uma mulher nua no palco. Eu sempre gostei desses negócios.”



Vanderley Alves dos Reis nasceu em 2 de outubro de 1945 – “num arraial chamado Bom Jardim [em Minas Gerais]”. Lá, ficava a fazenda que teria pertencido aos seus avós. Seu registro, no entanto, foi feito na cidade de Cajuri, no mesmo estado. Ele conta que, ainda criança, mudou-se para Juiz de Fora (MG), onde concluiu o antigo primário. Mais tarde, ele foi para Volta Redonda (RJ), “onde eu entreguei leite nas casas, vendi jornal, virei feirante, dirigi caminhão na estrada”. Na mesma época, passou a se interessar por música, tendo inicialmente se dedicado ao estudo do “violão clássico”.

E aí eu descobri que não era legal o violão clássico para o que eu queria: eu queria tocar pras moças, né?”, afirma. “O violão clássico é bacana, mas elas [as mulheres], acho que ficavam um pouquinho entediadas. Descobri que eu tinha que fazer umas canções de amor. Comecei a sentir que era legal, que a música socialmente com a parte feminina dava muito certo, me apaixonei por aquele negócio.

Após deixar a profissão de feirante, Wando mudou-se para Congonhas (MG). Lá, começou a “viver de música”, como integrante de um conjunto chamado “Escaravelhos” – “escaravelho pra quem não sabe, é um besouro, a mesma coisa que Beatles”. Cinco anos mais tarde, decidiu tentar a sorte no “eixo Rio de Janeiro – São Paulo”. Frustrada a passagem pelo Rio, chegou a São Paulo, onde teve gravado seu primeiro sucesso, na voz de Jair Rodrigues. A composição, “O importante é ser fevereiro”, teria sido “uma música muito tocada no carnaval de 1974”, lembrou-se Wando.

A canção integra o disco de estreia de Wando, “Gloria a Deus e samba na Terra” (1973). De acordo com ele, aquele trabalho seguia a linha “do formato do Caetano Veloso, do Chico Buarque de Holanda, Gilberto Gil”. A guinada em direção ao repertório romântico foi simbolizada pela música “Moça”, do disco seguinte, “Wando” (1975). A justificativa: “Cantando na noite em São Paulo, eu descobri que a parte feminina adorava quando eu tocava música romântica.”

Ao longo da década seguinte, Wando consolidaria a reputação, como ele mesmo lista, de “obsceno, o cara da maçã, o cara da calcinha”. É desse período, quando o cantor já vivia no Rio de Janeiro, sua música mais conhecida, “Fogo e paixão”, do disco “O mundo romântico de Wando” (1988), o 14º da carreira, segundo a contagem do site oficial. Ele foi precedido por trabalhos como “Gosto de maçã” (1978), “Gazela” (1979), “Fantasia noturna” (1982), “Vulgar e comum é não morrer de amor” (1985) e “Ui – Wando paixão” (1986). Na sequência, viriam, dentre outros, “Obsceno” (1988), “Depois da cama” (1992) e “O ponto G da história” (1996).



Entre álbuns de estúdio e registros ao vivo, o site de Wando contabiliza 28 trabalhos, ao todo. O cantor acreditava ter vendido dez milhões de discos – “até na época que a gente contava”. “Depois [houve] a história da pirataria, que acabou me fazendo muito mais popular. Eu acho que a pirataria é ruim para um lado, para o lado compositor, mas para o lado intérprete, o cara que faz show, eu acho que ela favoreceu muito.”

Se for ver, você tem que chamar o Chico Buarque de brega, a Maria Bethânia, o Caetano Veloso, o Gilberto Gil. Eles gravaram as músicas que a gente grava."


Wando, em entrevista em 2007

Em entrevista à Agência Estado, em 2007, Wando comentou sua imagem de “sedutor”: “Na verdade, eu sou como um ator. Até porque eu estaria morto hoje se fosse mesmo assim. Isso é um personagem, naturalmente. É normal que as pessoas pensem que eu sou desse jeito, mas não deixo que as pessoas alimentem muito essa imagem”. Sobre a fama de brega, ele respondeu que incomodou e seguia incomodando.

“Quando as pessoas falam de brega, sempre se referem a uma coisa ruim. Então eu brigo por isso. Agora, eles até quiseram colocar o brega como uma coisa bacana, mas eu acho que é uma forma de pedir desculpa, e isso é mau. Se for ver, você tem que chamar o Chico Buarque de brega, a Maria Bethânia, o Caetano Veloso, o Gilberto Gil. Eles gravaram as músicas que a gente grava. Eles gravam melhor? Não. Isso foi uma coisa cruel que eles fizeram.”

Na entrevista, Wando também comentava a música “Emoções”, gravada em 1978, que ele dizia versar sobre a relação entre dois homens: “Fiz isso porque acho que o relacionamento masculino é uma coisa válida. Não por ter aderido, mas porque eu tenho amigos que vivem esse tipo de coisa”.



Recentemente, o nome de Wando vinha sendo lembrado graças ao documentário “Vou rifar meu coração”, de Ana Rieper, que vem frequentando o circuito dos principais festivais de cinema do país desde alguns meses atrás. Há pouco tempo, teve boa recepção na Mostra de Cinema de Tiradentes, encerrada no último dia 28. O filme trata justamente da música tida como “brega” e traz depoimentos de cantores como Amado Batista, Nelson Ned, Agnaldo Timóteo, Peninha, além de Wando e de ouvintes que contam suas histórias com obras do “gênero”.


Wando, o rei das calcinhas

Wanderley Alves dos Reis nasceu no dia 2 de outubro de 1945, em uma pequena fazenda na cidade de Bom Jardim, em Minas Gerais. Ainda criança, mudou-se para Juíz de Fora e ganhou da avó o apelido de Wando.

Em Minas Gerais, começou a estudar violão erudito e já tinha uma banda na cidade de Congonhas, onde tocava em festas da região. Mais tarde mudou-se para Volta Redonda, no Rio de Janeiro, e trabalhou como entregador de leite e de jornal, além de feirante e caminhoneiro.

Desistiu do violão clássico e começou a "fazer canções de amor para as moças", como ele mesmo narrou em sua própria biografia, disponível em seu site oficial. Alcançou o sucesso em 1973, com Nega de Obaluaê, que já ganhou versões de nomes como Pedro Luís e a Parede, João Sabiá, Benito di Paula, Sambasonics, entre outros.



Em São Paulo, gravou com Jair Rodrigues O Importante é Ser Fevereiro, que também estourou no início da década de 70, mas foi com a faixa Fogo e Paixão que ele consolidou sua carreira de cantor e compositor.

Com álbuns intitulados Ui-Wando de Paixão, Obsceno, Depois da Cama e Vulgar e Comum é Não Morrer de Amor, por exemplo, Wando recebeu o título de "o cantor mais erótico do Brasil". Seus shows eram famosos por cenários com camas, haréns e, claro, a distribuição de calcinhas perfumadas.


Os números na carreira de Wando

O cantor mineiro Wando, que morreu na manhã de hoje (08), colecionou ao longo de seus mais de 40 anos de carreira, além de milhares de calcinhas, muitos sucessos.

No início dos anos 70, "Nega de Obaluaê" se tornou sua primeira canção conhecida (foi regravada por Pedro Luis e a Parede nos anos 2000).

Em 1973 o cantor Jair Rodrigues gravou duas composições de Wando, "Se Deus Quiser" e "O Importante é Ser Fevereiro", esta última uma das mais executadas no carnaval do ano seguinte.

Seu primeiro grande sucesso foi "Moça", lançada na trilha sonora da novela "Pecado Capital", em 1975. O compacto de mesmo nome vendeu a impressionante marca de 1,2 milhões de cópias, e Wando se tornou então conhecido nacionalmente.

No ano de 1979 Wando lança seu primeiro LP, "Glória Deus no Céu e o Samba na Terra", um álbum basicamente de samba, mas é nos anos 80 que o cantor começa a construir - através de suas composições e dos nomes de seus discos - a imagem de "o cantor mais erótico do Brasil".
“Ui-Wando de Paixão”, “Vulgar”, “Comum É Não Morrer de Amor”, “Obsceno”, “Depois da Cama”, “Tenda dos Prazeres” e “Mulheres” são alguns dos nomes de seus trabalhos. Ao todo, Wando gravou 30 álbuns e compôs mais de 400 canções.

Esses números lhe garantiram 19 Discos de Ouro, 7 Discos de Platina e 3 Discos de Diamante, com vendas estimadas em 10 milhões de cópias.

O Maior sucesso de sua carreira é "Fogo e Paixão", lançada no disco "O mundo Romântico de Wando" (1988), e "Obsceno", show também de 1988, foi seu maior sucesso de público, lotando casas noturnas em todos os estados brasileiros.

A título de curiosidade, Wando tinha em sua coleção mais de 17 mil calcinhas.


Discografia Oficial

Glória a Deus e Samba na Terra (1973)
Faixas:
01 - Deus No Céu E Samba Na Terra (Samba É Aleluia) (Wando)
02 - Lamento Do Capoeira (Dunga – Ditinho)
03 - O Ferroviário (Cézar – Círus)
04 - Tapa Na Tristeza (Wando)
05 - Adeus E Até Logo (Yara – Wando)
06 - Sou Da Madrugada (Gilson de Souza – Wando)
07 - Pago Pra Ver (Beto Scala – São Beto)
08 - Amanhã É Outro Dia (Isolda – Milton Carlos)
09 - Ouça Meu Amor (Sérgio Lemke)
10 - Malandro Guardado Rose – Wando)
11 - Benedito E Julieta (Clóvis Cavalcante – Casabranca)
12 - Falou E Disse (Reginaldo Vascomcelos)
13 - O Importante É Ser Fevereiro (Wando – Nilo Amaro) – Se Deus Quiser (Wando – Jair Rodrigues)


Wando (1975)
Faixas:
01 - Nega de obaluaê (Wando)
02 - Na baixa do sapateiro (Ary Barroso)
03 - Na boca do povo (Isolda - Milton Carlos)
04 - Chega mais (Wando)
05 - Velho batuqueiro (Wando - Magro)
06 - Moça (Wando)
07 - Samba magoado (R. Marie - Wando)
08 - A paz que nasceu pra mim (Jota Velloso - Andó)
09 - A mesa (S. Lemke)
10 - Xavante, lágrimas e poesia (N. Silva - Wando)
11 - Volta (B. D'melo)


Porta do Sol (1976)
Faixas:
01 - Abertura: Porta Do Sol (Sérgio Lemke) – Jesus (Negro Bonito Dos Olhos Azuis) (Wando)
02 - Vê Coração Bandido (Sergio Lemke)
03 - Odoiá (Chico de Assis – Wando)
04 - O Rei (Édson Conceição)
05 - Sumida (Rose Marie – Wando)
06 - Menino De Rua (José Luiz – Milly)
07 - Ei, Amigo (Wando)
08 - Banho De Cerveja (Sergio Lemke)
09 - Você As Vezes Até Sou Eu (Mathuzalém)
10 - Amor Maior (J. Velloso – Andó)
11 - Rosto Marcado (Édson Conceição – Wando)
12 - Há Tanto Pra Dizer (Wando – Macário Batista)


Ilusão (1977)
Faixas:
01 - Boca calada (Wando)
02 - Ilusão de carnaval (J. Velloso - Andó)
03 - Fera louca (Rose Marie - Wando)
04 - Peito aberto (J. Velloso - Andó)
05 - Presidente da favela (Wando)
06 - Se quiser chorar por mim (Wando - Luiz Vagner)
07 - Senhorita, senhorita (Wando)
08 - Samba do perdão (Luiz Carlos - Cláudia)
09 - Cor da minha cor (Seja) (Wando - Macário Batista)
10 - Solidão (Escobar)
11 - O que você foi fazer ontem em meu quarto? (Édson Conceição - Wando)


Gosto de Maçã (1978)
Faixas:
01 - Se quiser chorar por mim (Wando - Luiz Vagner)
02 - Quarta-feira (Como nos velhos carnavais) (Totó)
03 - Oi, Noé (Wando - Kaká)
04 - Morenô (Rose Marie)
05 - Anoiteceu (Wando)
06 - Para uma pequena chamada Gabi (Wando)
07 - Gosto de maçã (Wando)
08 - Emoções (Wando)
09 - Nos olhos perdidos da noite (Iranfe - César Augusto)
10 - Razões e atitudes (Hébano - Wando)
11 - São Paulo e essa gente tão só (Pedrão - Pedrinho - Wando)
12 - Gandaia (Wando - Luiz Vagner)


Gazela (1979)
Faixas:
01 - Gazela (Rose Marie - Wando)
02 Marca dos dentes (Carlinhos Kalunga - Wando)
03 O menino do rio de lágrimas (Carlinhos Kalunga - Wando)
04 Meu coração viaja (Reno)
05 Por um simples alô (Carlinhos Kalunga - Wando)
06 - Corações lusitanos (Wando)
07 - Pot-Pourri:
Moça (Wando)
Vê coração bandido (Wando)
Emoções (Wando)
08 - Das Dores (Wando)
09 - Gandô (Wando - Lua)
10 - Carência (Lula, J. Velloso - Andó)
11 - O ferroviário (Cézar - Círus)
12 - Lembadilê (Wando)

Bem-vindo (1980)
Faixas:
01 - Duas lágrimas (Daniel)
02 - A mosca e a rainha (Daniel - Sebastião de Paula - Santilha Mattos - Valéria Faissal)
03 - Quatro estações sem você (Daniel)
04 - Dança inocente (Carlinhos Kalunga - Wando)
05 - Bem-vindo (Édson Conceição - Wando)
06 - Tirerepá (Wando)
07 - Maior desejo (Wando)
08 - Candura (Rose Marie - Wando)
09 - Pra perfumar a dor (Wando)
10 - Estás em mim (Iranfe - César Augusto)
11 - Cirandaê (Wando)
12 - Ponto (Wando)


Pelas Noites do Brasil (1981)
Faixas:
01 - Cantada (Wando)
02 - Instantes (Erasmo Carlos - Roberto Carlos)
03 - Pelas noites do Brasil (Tom Gomes - Luiz Vagner)
04 - Camponesa (Luiz Vagner)
05 - Conversando com as borboletas (Wando - Luiz Vagner)
06 - Onde bate fica (Wando - Luiz Vagner)
07 - Gostosa maluca (Daniel - Wando)
08 - Qualquer coisa qualquer (Carlinhos Kalunga - Wando)
09 - Coração cigano (Fátima Romeiro)
10 - Beijo amigo (Gandhula - Casabranca)


Fantasia Noturna (1982)
Faixas:
01 - Olhos de seda (Wando)
02 - Minha liberdade (Wando)
03 - Primavera (Silvio Rochael - Cassiano)
04 - Eu quero querer meu bem (Wando)
05 - Candy (Wando)
06 - Sumida (Rose - Wando)
07 - Mengo (Wando)
08 - Flores de maio (Wando)
09 - Fantasia noturna (Carlinhos Kalunga - Wando)
10 - Os meninos (Sergio Lemke - Wando)
11 - Sem pedir por favor (Cláudio Rabello - Dalto)
12 - Janete Linn (Jorge Ben)


Coisa Cristalina (1983)
Faixas:
01 - Libertas que serás um beija-flor (Wando)
02 - Quero voltar pra Bahia (Odibar - Paulo Diniz)
03 - Dor romântica (Rose Marie - Wando)
04 - Oxosse (Wando)
05 - A metade de dois mais um (Wando)
06 - Sabor tropical (Luiz Vagner)
07 - Coisa cristalina (Wando)
08 - Cara (Oli Augusto)
09 - A notícia (Gilberto Gil)
10 - Palco de amor (Édson Arantes do Nascimento "Pelé")
11 - Água (Djavan)
12 - Coração (Wando - Seda Santiago)


Vulgar é Comum é Não Morrer de Amor (1985)
Faixas:
01 - Chora, coração (Pedrinho Medeiros - Wando)
02 - Fogo e paixão (Rose)
03 - Anjo da manhã (Wando)
04 - Clara (Wando)
05 - Mesmo nos traindo (Paulo Sergio Valle - R.Belardi - Wando)
06 - Mania de amanhecer (Wando)
07 - Vulgar e comum é não morrer de amor (Gazel - Wando)
08 - Amada menina (Ary de Carvalho - Nonato Luiz - Ronaldo Bôscoli)
09 - Me vem você (Carlinhos Kalunga - Wando)
10 - De tentação a cantada (Rose - Wando)
11 - Sou louco (Se hoje fosse carnaval) (Prêntice - Ronaldo Monteiro - Carlos Colla)
12 - Me cace, me ache (R. Belardi - Renato Barros)


Ui-Wando Paixão (1986)
Faixas:
01 - Viver é deixar rolar o sentimento (Heitor Valente - Prêntice)
02 - Ui-Wando paixão (Antônio Ary - Wando)
03 - Boca de cereja (Rose)
04 - Uma das duas (Távio Bonfá - Paulo Buffara)
05 - Estrela Vega (Paulo Debettio - Paulinho Rezende)
06 - Drogado de amor (Antônio Ary - Wando)
07 - Tempos idos (Adauto Santos)
08 - Vem me ver (Marquinhos - Michel)
09 - Sem pudor (Carlinhos Kalunga - Dédo)
10 - Meu seduzir (Wando)
11 - Favo de mel (Gilson - Joran)
12 - El niño del Rio de Lágrimas (Carlinhos Kalunga - Wando)


Coração Aceso (1987)
Faixas:
01 - Eu Já Tirei A Tua Roupa (Wando)
02 - Agora Eu Sei (Carlinhos Kalunga - Wando)
03 - Princesa (Paulo Debétio - Paulinho Rezende)
04 - Aqui, Ninguém É De Ninguém (Jocafi - Antônio Carlos)
05 - Sem Munição E Sem Patente (Sergio Mello - Alex Solnik)
06 - Tá Faltando Um Abraço (Gilson Mendonça - Marquinhos)
07 - Coração Aceso (Carlinhos Kalunga - Wando)
08 - Imã (Wando)
09 - Cicatrizes (Antônio Ary - Wando)
10 - Risco Do Prazer (Carlinhos Kalunga - Wando)


O Mundo Romântico de Wando (1988)
Faixas:
01 - Moça (Wando)
02 - Nega de obaluaê (Wando)
03 - Eu já tirei a sua roupa (Wando)
04 - Gosto de maçã (Wando)
05 - Coisa cristalina (Wando)
06 - Duas lágrimas (Daniel)
07 - Fogo e paixão (Rose)
08 - Chora, coração (Pedrinho Medeiros - Wando)
09 - Tá Faltando Um Abraço (Gilson Mendonça - Marquinhos)
10 - Me cace, me ache (R. Belardi - Renato Barros)
11 - Viver é deixar rolar sentimento (Heitor Valente - Prêntice)
12 - A paz que nasceu pra mim (Jota Velloso - Andó)
13 - Gazela (Rose Marie - Wando)
14 - Ui-Wando paixão (Antônio Ary - Wando)


Obsceno (1988)
Faixas:
01 - Ritual (Wando)
02 - Deus te Proteja de Mim (Carlos Colla)
03 - Obsceno (Gilson Mendonça - Marquinhos - J. Ribarmar - Wando)
04 - Vem me Agasalhar (Rose - Wando)
05 - Bailarina (Paulo Debétio - Paulinho Rezende)
06 - O Que Que Eu Vou Dizer Para o Meu Corpo (Jocafi - Antônio Carlos)
07 - O Perigo é Ficar Sem Você (Gilson Mendonça - Marquinhos - Person)
08 - Pecado Tentador (Carlinhos Kalunga - Wando)
09 - As Muralhas do Teu Quarto São Bem Altas, Mas eu Posso Te Alcançar (Gilson Mendonça - Marquinhos - Person)
10 - Emoções (Wando)


Tenda dos Prazeres (1990)
Faixas:
01 - Nas curvas do teu corpo (Jocafi - Antônio Carlos - Wando)
02 - Amor pelo telefone (J. Ribamar, Marquinhos, Wando)
03 - Eros (Paulo Debétio - Paulinho Rezende)
04 - Carona na minha cama (Wando)
05 - Tenda dos prazeres (Altay Veloso)
06 - Eu acho que estou perdendo você (Gastão Lamounier, Carlos Colla)
07 - Amor vira-lata (Gastão Lamounier, Carlos Colla)
08 - Eu, ela e você (Gilson Mendonça, Marquinhos)
09 - Vida louca (Carlinhos Kalunga, Wando)
10 - O nosso amor de índio (Altay Veloso)


Depois da Cama (1992)
Faixas:
01 - Sua Flor Seduziu Meu Beija-flor (Carente) (Altay Veloso)
02 - Eu Vejo Deus Só Com Você (Gilson Mendonça - Marquinhos - Wando)
03 - Depois da Cama (José Ribamar - Marquinhos - Wando)
04 - Essa Fada Essa Mulher (Altay Veloso)
05 - Andorinha (Dedé Paraíso)
06 - Só Nós Dois (Altay Veloso)
07 - Menina Dos Olhos (Altay Veloso)
08 - Vôos Noturnos (Gastão Lamounier - Pedrão)
09 - Minha Tentação (Altay Veloso)
10 - Intrigas (Habladurias) (A. Valenzuela - E. M. Hischfeld - J. Valenzuela - Vrs. Wando)
11 - Se Tú Não Existe Mais (Oasis) (B. Cutugno - P. Losito - V. Pallavicini - Vrs. Wando)
12 - É Doendo Que o Amor É Real (Cláudio Rabello - Marcos Valle)


Mulheres (1993)
Faixas:
01 - Mulheres (Samuel - Wando - Altay Veloso)
02 - Eu acho que estou perdendo você (Gastão Lamounier - Carlos Colla)
Obsceno (Wando-Marquinhos-Gilson Mendonça-J.Ribamar)
Gosto de maçã (Wando)
Fogo e paixão (Rose)
03 - Tô pegado em você (Gilson - Gastão Lamounier - Wando)
04 - Menina dos olhos (Altay Veloso)
Minha tentação (Altay Veloso)
Sua flor seduziu meu beija-flor (Carente) (Altay Veloso)
05 - Vida louca (Carlinhos Kalunga - Wando)
Ritual (Wando)
O que é que eu vou dizer para o meu corpo (Antônio Carlos - Jocafi)
06 - Chega mais (Wando)
Se Deus quiser (Wando - Jair Rodrigues)
O importante é ser fevereiro (Wando - Nilo Amaro)
07 - Prisioneira (Samuel - Wando - Altay Veloso)
08 - Coisa cristalina (Wando)
Cantada (Wando)
Nas curvas do teu corpo (Antônio Carlos - Jocafi - Wando)
09 - Duas lágrimas (Daniel)
Emoções (Wando)
Moça (Wando)
10 - Eu já tirei a roupa (Wando)
Deus te proteja de mim (Carlos Colla)
Amor vira lata (Gastão Lamounier - Carlos Colla)
11 - Tá faltando um abraço (Gilson Mendonça - Marquinhos)
Princesa (Paulo Debétio - Paulinho Rezende)
Me vem você (Wando - Carlinhos Kalunga)
Senhorita, senhorita (Wando)
12 - Odoyá (Chico de Assis - Wando)
Oi, Noé (Wando - Kaká)
Nega de Obaluaê (Wando)
13 - Viver é deixar rolar o sentimento (Heitor Valente - Prêntice)
Pelas noites do Brasil (Luiz Vagner - Tom Gomes)
Chora coração (Wando - Pedrinho Medeiros)
Gazela (Wando - Rose)
14 - Alma francesa (Luiz Vagner)
15 - Samba magoado (Rose Marie - Wando)
Vê, coração bandido (Wando)
Zeca Poeta de guerra (Wando)


Dança Romântica (1995)
Faixas:
01 - Anjo Vagabundo (Dedé Paraíso - Wando)
02 - Mordida Na Maçã (Niffer - Wando)
03 - Catita (Altay Veloso - Paulo César Feital)
04 - Romântico Brasileiro Sem-vergonha (Altay Veloso - Wando)
05 - Criador e Criatura(J. Ribamar - Marquinhos - Wando)
06 - Menina dos Olhos de Lua(Ari de Carvalho - Ibrahim Sued - Wando)
07 - Te Amo Demais (Altay Veloso)
08 - O Amor É Uma Lança (Wando)
09 - Meia De Seda(Carlos Colla - Gastão Lamounier)
10 - Vem Cá(Carlinhos Kalunga - Wando)
11 - Gatinha Angorá(Daniel - Gaúcho)
12 - Vou Morar Com Você(Gilson Mendonça - Marquinhos - Wando)
13 - Coisa de Pele(J. Ribamar - Marquinhos - Wando)
14 - Despedida no Aeroporto(Altay Veloso - Wando)


O Ponto G da História (1996)
Faixas:
01 - Dois caracóis (Gilson - Gastão Lamounier)
02 - Na sombra de uma árvore (Hyldon)
03 - Moça do subúrbio (Wando - Altay Veloso)
04 - Ai de mim (C'est la vie) (M.Lavoine - F.Aboulker)
05 - O que passou, passou (Nenéo - Carlos Colla)
06 - Rosa azul (Márcio Mazza - Cláudio Mazza - Álvaro Socci - Wando)
07 - Tem que me esquecer primeiro (Nenéo - Carlos Colla)
08 - Safada (Chico Anísio - Wando)
09 - A dama do ponto G (Wando)
10 - Nos braços quentes da paixão (Don Marcos - Altay Veloso)
11 - Coisa de Deus (Ive - Fernando Mendes)
12 - Signos (Cacá Morais - Altay Veloso)
13 - Minha rosa dos ventos (Gastão Lamounier - Carlos Colla)
14 - Novo milênio (Luiz Wagner - Wando)

Chacundum (1997)
Faixas:
01 - Chacundum (Natinha - Marcos Cardoso - Edu Ferreira - Wando)
02 - Deixa eu te amar (Mauro Silva - Camilo - Agepê)
03 - Gostosa (Wando)
04 - Gosto de maçã (Wando)
05 - Aquele amor que faz gostoso me deixou (F.D.P.) (Annibelle - Wando)
06 - Ninguém vai tirar você de mim (Edson Ribeiro - Hélio Justo)
07 - Moça (Emoções) (Wando)
08 - Sonhos (Peninha)
09 - Coisa cristalina (Wando)
10 - Deus te proteja de mim (Carlos Colla)
11 - Chora coração (Pedrinho Medeiros - Wando)
12 - Fogo e paixão (Rose)


Palavras Inocentes (1998)
Faixas:
01 - Eu podia ter caído fora (Annibelle - Wando)
02 - Minha religião (Paulo Sergio Valle - Chico Roque)
03 - Trânsito (Carlinhos Kalunga - Wando)
04 - Uma semana e meia (Wando)
05 - Truque feminino (Paulo Debétio - Paulinho Rezende - Wando)
06 - Melhor (Wando)
07 - Atolado de amor (Wando)
08 - Se você soubesse (Wando)
09 - Vizinho da janela azul (Wando - Fernando Mendes)
10 - Minha mãe (Paulo César Feital - Altay Veloso)
11 - Apesar das previsões (Altay Veloso)
12 - Novamente (Vou me pendurar no seu pescoço) (Peninha)
13 - Começou no elevador (Altay Veloso)
14 - Guaraná, guarani (Aladin - Altay Veloso)


S.O.S. de Amor (1999)
Faixas:
01 - Cada um por si (Gastão Lamounier - Carlos Colla)
02 - A próxima vítima (Wando - Fernando Mendes)
03 - Sempre será (Paulo Sergio Valle - Chico Roque)
04 - Amor secreto (Carlos Colla - Wando)
05 - Me ligue à cobrar (Wando)
06 - Meu borogodó (Carlos Colla - Wando)
07 - Toda mulher (Sergio Caetano - Chico Roque)
08 - Foi você quem quis assim (Paulo Debétio - Paulinho Rezende)
09 - Eu acho que estou perdendo você (Gastão Lamounier - Carlos Colla)
10 - Aquele amor que faz gostoso me deixou (Annibelli - Wando)
11 - Essa tal liberdade (Paulo Sergio Valle - Chico Roque)
12 - O que eu vou dizer para o meu corpo (Jocafi - Antônio Carlos)
13 - Moça (Wando)
Obsceno (Wando-Marquinhos-Gilson Mendonça-J.Ribamar)
14 - Fogo e Paixão (Rose)


Picada de Amor (2000)
Faixas:
01 - É amor (Wando - Paulo Rios)
02 - Não vou te procurar (Paulo Zdan - Paulo Cézar Barros)
03 - Amor gostoso é bicho perigoso (Dedé Paraíso - Wando - Carrerito - Randall)
04 - Picada de amor (Wando - Juninho Peralva)
05 - Uma ilha (Chico Roque - Sérgio Caetano)
06 - Droga de amor (Annibelli - Wando)
07 - Baba de moça (Gilson - Gastão Lamounier - Wando)
08 - Vale do desejo (Gastão Lamounier - Carlos Colla)
09 - Lenda de um menino rei (Tributo a Angola) (Wando)
10 - Senhorita, senhorita (Wando)
11 - Lágrima de uma mulher (Guilherme Arantes)
12 - Eu te amo, eu te adoro (Dedé Paraíso - Wando)
13 - Mambo Loop (Wando)


Fêmeas (2001)

Faixas:
01 - Ternura (Somehow it got to be tomorrow) (Today) (Vrs. Rossini Pinto, Estelle Levitt, Kenny Karen)
02 - A amiga da minha mulher (Wando)
03 - Boca de açúcar (Edu Ferreira - Wando - Flávio Lima)
04 - Rua Ramalhete (Ney Azambuja - Tavito)
05 - Nossa Senhora das Fêmeas (Wando)
06 - Briga de amor (Altay Velloso, Wando)
07 - Meias verdades (Carlinhos Kalunga - Wando)
08 - Aqui ó (Wando)
09 - Tô e tô e tô (Carlinhos Kalunga - Wando)
10 - Forrozinho de amor (Wando)
11 - Assédio (Wando)
12 - Quando digo que te amo (Altay Velloso)
13 - Avassalador (Altay Velloso)
14 - Te quero (Como água no deserto) (Gastão Lamounier - Carlos Colla)


Romântico Brasileiro, Sem Vergonha (2005) (CD e DVD)

Faixas:
01 - Gosto de maçã (Wando)
02 - Deus te Proteja de Mim (Carlos Colla)
03 - Eu Acho que Estou Perdendo Você (Gastão Lamounier - Carlos Colla)
04 - Cada Um Na Sua (Wando)
05 - A Próxima Vítima (Wando - Fernando Mendes)
06 - Deixa Eu Te Amar (Agepê - Vamilo - Mauro Silva)
07 - Amor Infinito (Márcio Gleyck)
08 - Moça (Wando)
09 - Chora, Coração (Pedrinho Medeiros - Wando)
10 - Duas Lágrimas (Daniel)
11 - Jóia de Amor (Wando)
12 - Romântico Brasileiro, Sem Vergonha (Wando)
13 - Mordida na Maçã (Niffer - Wando)
14 - Minhas Amigas (Wando - Nando Reis) (Part.: Nando Reis)
15 - Tá Me Tratando Mal (Wando)
16 - Safada (Chico Anísio - Wando)
17 - Já Tirei a Tua Roupa (Wando)
18 - Coisa Cristalina (Wando)
19 - No Vermelho da Flor (Wando)
20 - Fogo e Paixão (Wando)

0 comentários:

LinkWithin