sexta-feira, 1 de julho de 2011

O 21º FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS E A SUA PROGRAMAÇÃO


Por NE10

Pato Fu, Frejat, Nando Reis, Otto, Luiza Possi, Marina Lima, Nação Zumbi e Alceu Valença são algumas das atrações da 21ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que acontece entre os dias 14 e 23 de julho, no Agreste do Estado. A programação e as novidades do festival deste ano foram divulgadas na manhã desta quinta-feira (30), em entrevista coletiva à imprensa. Mais de 250 artistas locais e nacionais irão participar do evento, que recebeu um investimento de R$ 14,2 milhões.

O cantor, compositor, poeta e artista plástico Lula Côrtes, falecido neste ano, é o homenageado do FIG 2011. "Estou muito feliz. O meu pai já participou diversas vezes deste festival, que tem uma proposta coerente com o seu trabalho, pois abrange não só a música como a literatura e as artes plásticas", disse o filho do artista, Neno Cortês, que participou da coletiva.

A abertura do festival, no dia 14 de julho, será marcada por tributo a Lula Côrtes. O show contará com a participação de 14 artistas que fizeram parte da trajetória do homenageado, como Zé da Flauta, Lailson, Don Tronxo, Ortinho, Tito Lívio e Roger de Renor, que serão acompanhados pelas bandas Má Companhia e Triângulo do Poder.

Na mesma noite, o músico Alceu Valença sobe ao palco para apresentar o show Vivo!, que alinha o rock aos sons nordestinos. O show, que fez sucesso em 1976, foi apresentado no último mês de março, em São Paulo, com a participação especial de Lula Côrtes, no que foi sua última aparição pública.

Além do Tributo a Lula Côrtes e o show de Alceu, a primeira noite do FIG 2011 contará com Lucyole Maranhão e Geraldo Azevedo, no Palco Guadalajara (principal do evento). No domingo (15), se apresentam Rogério e os Cabra, a Orquestra Contemporânea de Olinda, Otto e Frejat.

Como acontece todos os anos, o Festival de Garanhuns busca agradar diferentes públicos, os mais românticos (Adilson Ramos e Fafá de Belé), os forrozeiros (Josildo Sá e Mourinha do Forró), os alternativos (Mundo Livre S/A e Nação Zumbi) e os admiradores dos ritmos pernambucanos (Spok Frevo Orquestra, Elba Ramalho e Maestro Ademir Aaraújo), do samba (Beth Carvalho e Jorge Aragão), e da MPB (Seu Jorge, Luiza Possi, Marina Lima), entre outros.

Segundo o secretário de Cultura do Estado, Fernando Duarte, a seleção da programação foi feita por edital nacional, com a inscrição dos artistas para todos os segmentos do fetival (música, artes plásticas, literatura, etc). "A comissão levou em consideração questões como a representatividade do artista", disse o secretário. Dos 254 artistas contratados pelo Estado, 181 foram selecionados pelo edital e 40 (18%) foram convidados diretamente pela produção do evento. Os artistas contratados pela prefeitura de Garanhuns participaram de outro edital.


Novidades
Além das Praça Guadalajara, Euclides Dourado e Ruber Van der Linden (Pau Pombo) e dos polos de cultura, o FIG estará presente em vários pontos da cidade. Entre as novidades está o Caminhão da Cultura. Trata-se de um palco móvel que levará para os bairros apresentações musicais, de artes e literatura.

Durante os dez dias de festival, os moradores e turistas também poderão receber uma visita inusitada em suas casas ou nos hotéis. Por meio do projeto Dupla da Palavra, poetas percorrerão as ruas para recitar poesias e trechos de contos.

Para ver a programação completa clique aqui

0 comentários:

LinkWithin