sexta-feira, 8 de julho de 2011

FECHAM-SE AS CORTINAS PARA BILLY BLANCO

Um dos maiores compositores do país e precursor da Bossa Nova, o paraense Billy Blanco, morreu às 8h10 desta sexta-feira, aos 87 anos.

por G1

Nascido em Belém (PA), o compositor decidiu estudar arquitetura em São Paulo, em 1946. Lá, iniciou sua carreira de compositor. Depois se mudou para o Rio, onde a carreira ganhou novo impulso. Blanco foi precursor da bossa nova e parceiro de Tom Jobim, Baden Powell e João Gilberto.

Blanco compôs músicas como "Estatutos da Gafieira", "Viva meu Samba" e "Sinfonia do Rio de Janeiro", esta uma parceria com Tom Jobim.

De acordo com informações do hospital, Blanco estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e teve uma parada cardíaca. Ele deu entrada na unidade em 02 outubro de 2010, quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC).

O corpo de Billy Blanco será velado a partir das 14h desta sexta-feira na Câmara dos Vereadores do Rio e deve seguir para cremação no sábado (9).


Sucessos e parcerias

Um dos ícones da bossa nova, Blanco compôs mais de 500 músicas. Suas canções foram gravadas por cantores como João Gilberto, Elis Regina, Dick Farney, Lúcio Alves, Dolores Duran, Nora Ney e outros grandes nomes da MPB. Ele também fez parcerias com Tom Jobim, Baden Powell e Sebastião Tapajós, entre outros.



William Blanco Abrunhosa Trindade nasceu em 1924 em Belém. Formado em arquitetura, sempre gostou de tocar e compor músicas. Nos anos 50, já morando no Rio, se destacou por seus sambas e letras, tornando-se um dos precursores da bossa nova.

Em nota, a Ministra da Cultura, Ana de Holanda, lamentou a morte do compositor. “Billy Blanco deixa um forte vazio na MPB - "exatamente porque nos lega letras bem-humoradas sobre a vida cotidiana e que abriram o caminho para a Bossa Nova. E as habilidades de Billy não se resumiram ao violão e aos versos: foi também um conceituado arquiteto. Ligações desse nível com a música e com a cultura do Rio e do Brasil solidificaram a admiração daqueles que reconhecem os grandes artistas", disse.

Entre seus sucessos estão "Tereza na praia", "O morro", "Mocinho bonito", "Viva meu samba", "Pra variar", "Sinfonia paulistana", "Sinfonia do Rio de Janeiro" e "Canto livre".

0 comentários:

LinkWithin