terça-feira, 6 de outubro de 2009

DICAS DO QUE HÁ DE MELHOR NA INTERNET REFERENTE A MÚSICA

Confira uma lista dos sites e blogs que possuem acervos repletos de achados da música popular brasileira selecionados pelo Musicaria Brasil. Exemplos como o Acervo Hermínio Bello de Carvalho, é de fato um importante acervo na internet que disponibiliza documentos, fotografias e parcerias inéditas, além de partituras.Outros arquivos podem ser uma importante fonte de consulta e de descobertas. Confira uma lista feita com as algumas indicações:

Dicionário Cravo Albin de Música Popular Brasileira - versão digitalizada de uma das mais importantes ferramentas para pesquisadores de música brasileira, pertence ao Instituto Carioca. Possui verbetes com canções, nomes, períodos históricos e gêneros e é atualizado constantemente.



Clique Music - o acervo veio de pesquisadores como Tárik de Souza e conta com informações sobre artistas e suas discografias. O acervo, entretanto, não é atualizado desde 2003.



Instituto da Memória Musical Brasileira - site da ONG carioca com discografias básicas da música. O acervo conta com 30 mil LPs, 60 mil discos 78 rotações, 15 mil CDs e 10 mil compactos, que podem ser pesquisados por por disco, intérprete, música, gravadora ou assunto.



Acervo Aramis Millarch - o jornalista paranaense realizou, além de reportagens, mais de cinco mil entrevistas com importantes figuras da mundo da cultura, como Egberto Gismonti, Lúcio Alves, Tito Madi, Angela Maria, Herivelto Martins, Maysa, Arrigo Barnabé, Elizeth Cardoso, entre outros.


Revivendo Músicas - site do selo fonográfico que digitaliza discos de 78 rotações. Com um acervo de mais de 120 mil títulos originais, em 20 anos a gravadora lançou 73 LPs e mais de 250 CDs recuperados. O site existe desde 1996.



Collector's Editora - site da Editora que resgata discos de 78 rotações das décadas de 40 e 50


Discos do Brasil - Rico acervo da vastidão fonográfica produzida no Brasil em discos. Com informações sobre fichas técnicas dos discos, músicos participantes entre outras informações relevantes sobre nossa MPB.



Bom lazer!!

0 comentários:

LinkWithin