terça-feira, 24 de abril de 2012

O TALENTO E A SENSIBILIDADE QUE SE DESTACAM NO CAUDALOSO UNIVERSO INSTRUMENTAL BRASILEIRO

Em um repertório que mescla clássicos da MPB, música folclórica e composições próprias, Júlia Tygel apresenta "Entremeados", álbum de estreia desse promissor talento da música instrumental brasileira.

Por Bruno Negromonte



Nós do Musicaria Brasil estamos chegando a publicação de número 1000, porém o maior presente quem ganha somos nós, que ao longo desses anos de convivência com pessoas de diversos países do mundo, agregamos ao nosso espaço não só as agruras de divulgação da cultura da música brasileira, mas também amigos que somamos a cada nova pauta publicada, seja através dos comentários recebidos e publicados em nosso espaço ou através dos contatos vias e-mails que chegam através do meu endereço eletrônico. Fico feliz em saber que a nossa parte humildemente tem sido cumprida e que mesmo não sendo fácil chegamos a essa quantidade de publicações estamos aí sem deixar-se cair na incoerência e prezando sempre pelo o que de melhor podemos apresentar ao nosso público leitor. E é óbvio que nessa publicação de número 1000 não poderíamos deixar de comemorar trazendo ao conhecimento do nosso público leitor mais um grande talento de nossa música, e dessa vez  tal talento vem da música instrumental.


Nascida em Salvador, mas radicada em Campinas desde a infância, Júlia Tygel deu início aos seus estudos ainda criança, quando aos 7 anos começou a estudar piano. Na adolescência, o que era visto por muitos como um hobby, acabou dando vazão a uma musicista empenhada, que trouxe para si uma vida acadêmica, que somando a fatores como empenho, aptidão, sensibilidade e talento a fez então mestre em Etnomusicologia e bacharel em música e composição pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Atualmente Júlia cursa doutorado em Música na ECA/USP, na área de análise de repertório do século XX. Além de ter sido bolsista FAPESP na graduação e no mestrado é atualmente bolsista do programa CAPES-Fulbright, realizando parte de seus estudos na City University of New York. Seu embasamento acadêmico a faz uma profissional ímpar, e a soma de todo esse conhecimento teórico ao talento inato não poderia resultar em algo que fosse diferente. Recentemente houve seu debute fonográfico ao qual foi dado o título de Entremeados”, um disco que traz arranjos agradavelmente inovados para clássicos do nosso cancioneiro e também composições da própria Tygel.




Sob produção musical do pianista, compositor, arranjador e produtor musical Benjamim Taubkin a partir do financiamento do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC), “Entremeados” mostra uma artista em plena, poderíamos assim dizer, erupção artística mostrando-se bastante segura, e trazendo consigo, de maneira tênue, o harmonioso equilíbrio entre os universos erudito e popular a partir de arranjos bem elaborados para piano e violoncelo, de modo que já mostra a sua identidade musical a partir de suas execuções ao piano para composições bastante conhecidas do grande público. No repertório do álbum constam nomes como Chico Buarque, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Edu Lobo, além de composições próprias e do nosso folclore.


Na tessitura do disco além da Júlia Tygel constam os nomes da sorocabana Adriana Holtz e da também instrumentista Vana Bock nos violoncelos. Holtz, que apesar de ter primeiro sua primeira formação musical no Conservatório Villa-Lobos em piano, tem hoje o violoncelo como grande paixão e faz parte da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). Já Vana Bock deu início aos estudos musicais aos 12 anos já a partir do violoncelo, especializou-se no instrumento pela Academia Ferenc Liszt, em Budapeste, Hungria e integra a Orquestra Sinfônica da USP e Orquestra Jazz Sinfônica como violoncelistaQuem também figura entre os talentos presentes no álbum é João Taubkin e o seu contrabaixo acústico. João traz em sua bagagem um longo caminho muiscal tendo tocado com diversos artistas ao longo desses anos, dentre os quais Paulo Moura e Luiz Brasil. O disco ainda conta com a participação especial de Thais Nicodemo (piano a quatro mãos).


Júlia (que já participou de diversos festivais de música no Brasil e também no Marrocos, além de já ter apresentado trabalhos de pesquisa nos principais congressos de música não só no Brasil como também em países como Inglaterra e Itália) mostra neste seu álbum de estreia que sabe o que faz, trazendo consigo um imaginário delicado e expressivo sob arranjos camerísticos a partir de uma proposta híbrida entre o erudito e o popular.    É interessante registar que o reconhecimento tem vindo a partir das positivas críticas (tanto do público quanto da imprensa especializada) e das apresentações desse trabalho em lugares como São Paulo e recentemente em Nova York (em locais como Cornelia Street Cafe, Barge Music e Brazilian Endowment for the Arts).





O repertório do disco é aberto com a conhecida canção "Beatriz" (Edu Lobo e Chico Buarque). "Beatriz", que  foi composta para fazer parte da trilha sonora do espetáculo musical "grande circo místico" e teve sua primeira gravação a cargo de Milton Nascimento, traz nesta versão uma roupagem ousada e inédita como pode-se conferir a partir da análise do maestro João Maurício Galindodiretor artístico e regente titular da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo e da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo: Pra ser franco com vocês, caros ouvintes, pra mim o que a Júlia fez com 'Beatriz' é até superior ao que Liszt fez com 'Bella figlia dell amore' [da ópera 'Rigoletto' de Verdi]. Por exemplo: o comecinho da versão de Júlia pode parecer ter sido feito com notas improvisadas, jogadas ao acaso; mas não: essas notas remetem a um fragmento da melodia original, que corresponde às palavras 'me ensina a não andar com os pés no chão' – e isso, caros ouvintes, é trabalho de verdadeiro compositor. Outro artesanato: Júlia descobriu que era possível fazer o tema em duas vozes, com o violoncelo e o piano dialogando, repetindo as frases da melodia – é o que nós em música chamamos de 'imitação'. (...) E é muito importante lembrar que isso não acontece na versão original do Edu Lobo: foi uma descoberta da Júlia. Eu creio que esses exemplos bastam para mostrar a vocês que ela não estava brincando, não: para fazer essa sua paráfrase, ela pensou, refletiu e trabalhou muito.” O disco ainda conta com outra canção composta por Chico e Edu pertencente a trilha sonora da mesma peça, que é a faixa "Ciranda da Bailarina", outra clássica composição do repertório dos dois artistas.


No álbum também há composições solos tanto de Chico quanto de Edu. De Edu Lobo, a artista apresenta a clássica "Casa Forte", gravada, dentre tantos intérpretes, por Elis Regina em seu álbum "Como e porque", de 1969. Já Chico Buarque figura individualmente no repertório de “Entremeados” assinando "Roda Viva", canção presente no terceiro disco do autor gravado em 1968. Além de também assinar mais uma em parceria com  Vinícius de Moraes intitulada "Valsinha" (composição de 1970). Tom ainda encontra-se presente na autoria de mais duas composições do disco (ambas fruto da profícua e antológica parceria entre ele e o eterno poetinha Vinícius de Moraes): "Eu não existo sem você" e "Estrada Branca" (com Arabesque N. 1', de Claude Debussy). Tais canções foram compostas na década de 50 e tiveram diversas regravações neste meio século de existência, dentre as quais pelas intérpretes Lenita Bruno e Olivia Byington.


Júlia Tygel também deixou o lado autoral aflorar e o mesmo se faz presente em três números registrados no álbum. São eles "Invenção sobre um número telefônico", "Barroca" e "Improviso", que somadas conseguem atender aquilo que a artista almejava a partir do cruzamento de dois mundos aparentemente tão distintos, o popular e o erudito que neste trabalho evidenciam-se e mostram-se unítonos. O disco ainda conta com "Caicó" (canção que permeia o folclore brasileiro) e "Senhorinha" (Paulo César Pinheiro e Guinga), que traz consigo fragmentos do prelúdio da Suíte N. 1 para violoncelo de  J. S. Bach. “Misturar 'Senhorinha' com fragmentos do prelúdio da Suíte N. 1 para violoncelo de Bach não foi um procedimento gratuito: as duas peças combinam-se de maneira surpreendente. E tão ou mais surpreendente é o resultado da combinação da canção 'Estrada Branca', de Jobim, com a 'Arabesque N. 1', de Debussy” define o maestro João Maurício Galindo


 


E é assim, conciliando talento, teoria e acima de tudo sensibilidade que Júlia vem somar forças a um segmento musical, que devido ao afinco de talentos como ela, não se deixa esmorecer apesar de todas as dificuldades. Para encerrar, nada melhor que a sucinta definição de alguém que tem "know-how" suficiente para emitir qualquer opinião sobre música instrumental em nosso país, que é o maestro João Maurício Galindo. Ele a definiu do seguinte modo: Promissora compositora que é Júlia Tygel, uma jovem que, em minha opinião, une talento, inteligência e uma imensa sensibilidade.”Acho que depois dessa não é preciso dizer mais nada, apenas procurem a ouvir!



Maiores Informações:


Contato para shows e aquisição do álbum (e-mail) - contact@juliatygel.com.br
Contato: Erika Breno - (11) 9555 5579 (erika@erikabreno.com.br)
Site Oficial - www.juliatygel.com.br
Facebook (Perfil) - http://www.facebook.com/juliatygel
Facebook (Página) - http://www.facebook.com/juliatygeloficial
Myspace - http://www.myspace.com/juliatygel
Twitter - https://twitter.com/#!/jutygel
Orkut - http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=4616726375202293120
Youtube - http://www.youtube.com/user/juliatygel


O álbum pode ser adquirido através dos seguintes endereços:
Tratore - http://www.tratore.com.br/cd.asp?id=7898515691188
Livraria Cultura - http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=22625275&sid=17717109414416737137425118
FNAC - http://www.fnac.com.br/entremeados-FNAC,,musica-588274-2112.html
Fortaleza (CE) - Desafinado - Tel: (85) 3224 3853
São Paulo (SP) - Livraria do Espaço Unibanco - Tel: (11) 3141 2610
São Paulo (SP) - Pop Discos - Tel: (11) 3083 2564
São Paulo (SP) - Vilar Discos - Tel: (11) 3221 - 8084
São Paulo (SP) - Concerto - Tel: (11) 3539 0048
São Paulo (SP) - Laserland - Tel: (11) 33082 0922


Compra Online:
Rádio Uol - http://www.radio.uol.com.br/#/volume/julia-tygel/entremeados/22624
Amazon.com - http://www.amazon.com/exec/obidos/ASIN/B00595VRQM/iopr-20
Itunes - http://phobos.apple.com/WebObjects/MZStore.woa/wa/viewAlbum?playListId=448504750
emusic - http://www.emusic.com/listen/#/search/music/Julia%20Tygel%20Entremeados/:

2 comentários:

Laura Macedo disse...

Bruno,
Nós que labutamos, com prazer, na seara musical ficamos felizes quando publicamos um post, independentemente da receptividade dos comentaristas, mas quando essa receptividade é positiva,nos enche de orgulho (no bom sentido).
Parabéns pelos 1.000 "gols" marcados. E bola pra frente, amigo.
Abraços
Laura

Misturação - Ana Karla disse...

Nossa Bruno, acabei de conhecer um grande talento, altamente preparada.
Fiquei encantada e vou ver mais da Júlia.

Adorei seu blog que tem uma proposta excelente e estarei sempre por aqui conferindo as novidades.

Parabéns!

LinkWithin