quarta-feira, 8 de junho de 2011

JOÃO GILBERTO, 80 ANOS



Por Elfi Kurten


João Gilberto Prado Pereira de Oliveira nasceu em 10 de junho de 1931 - Juazeiro, Bahia, Brasil.

O compositor, cantor e violonista - nasceu em família de músicos amadores e ali, ainda adolescente, formou o conjunto Enamorados do Ritmo. Na década de 1940, adorava escutar Dorival Caymmi, Dalva de Oliveira, Orlando Silva, Duke Ellington e Tommy Dorsey.

Aos dezoito anos tornou-se crooner da Rádio Sociedade da Bahia, em Salvador, transferindo-se para o Rio de Janeiro em 1950, onde integrou o conjunto vocal Garotos da Lua, que atuava na Rádio Tupi, com quem gravou dois discos no ano seguinte. Iniciou depois carreira solo, gravando mais um disco e, logo após, integrou dois outros conjuntos, tendo também sua primeira composição gravada.

Retirou-se do Rio de Janeiro entre 1955 e 1957, quando se dedicou ao aprimoramento técnico e aperfeiçoou um novo estilo. De retorno à capital, lutou para apresentar a novidade, que, afinal, nasceu pronta, inteira, em um disco de 78 rpm gravado em julho de 1958, cujo impacto mudou o rumo da música brasileira.

Apesar da fama com a então recém-criada bossa nova, sua primeira gravação lançada comercialmente foi uma participação como violonista no disco de Elizeth Cardoso de 1958 intitulado Canção do Amor Demais, composto por canções de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Em março de 1959 foi lançado seu primeiro álbum, Chega de Saudade, seguido de mais dois nos anos subseqüentes; estava consolidada a nova linguagem musical.

A sonoridade criada por João Gilberto, acrescida de um ritmo original, popularizou desde cedo o samba moderno com o nome de bossa nova. Toda uma geração de jovens músicos foi influenciada pela nova estética, provocando uma onda comercial. Depois de revolucionar a música brasileira, o som de João Gilberto atingiu os músicos de jazz, que o identificaram como fenômeno. Seus discos começaram a ser levados do Brasil por músicos americanos em turnês, copiados, transmitidos em programas radiofônicos de grande audiência entre jazzistas e por fim, antes de se encerrar o ano de 1961, foi lançado nos Estados Unidos o álbum Brazil's Brilliant João Gilberto.

Durante o ano de 1962 a bossa nova ganhou popularidade internacional. O sucesso comercial de um álbum do violonista Charles Byrd com o saxofonista Stan Getz ocasionou a corrida dos jazzistas aos estúdios e a onda do "jazz samba", com dezenas de álbuns lançados naquele outono americano. Em novembro, João Gilberto apresentou-se no Carnegie Hall, em Nova York, fixando residência ali até 1979 (entre 1969 e 1971 morou na cidade do México).

Seu primeiro álbum gravado nos Estados Unidos, Getz/Gilberto, permaneceu um ano no depósito da gravadora, por estar o mercado já saturado das imitações. Lançado em 1964, depois da onda comercial, foi aclamado como a bossa nova verdadeira, dividiu o topo das paradas de sucesso com os Beatles por 96 semanas, recebeu nove indicações e quatro prêmios Grammy, atingiu vasta audiência internacional, tornou-se best seller durante anos, lançou a canção “Garota de Ipanema” e a cantora Astrud Gilberto, então Sra. João Gilberto.

Nos anos 80 no Brasil, João Gilberto colaborou com Gilberto Gil, Caetano Veloso e Maria Bethânia (criadores, em fins da década de 1960, do movimento conhecido como Tropicália). Em 1991 lançou o disco João, que não tinha nenhuma composição de Tom Jobim. Ao invés disso, teve trabalhos de Caetano, Cole Porter e de compositores de língua espanhola.

O trabalho de difusão da moderna música brasileira manteve João Gilberto residindo no exterior por dezessete anos, tempo em que firmou a bossa nova como idioma musical brasileiro e conquistou prestígio pessoal definitivo. Por três vezes esteve concorrendo ao Grammy como melhor cantor de jazz: com Getz/Gilberto (1964); Amoroso (1977); e com Live in Montreux (1988). Seu álbum, João Voz e Violão, levou a estatueta em 2001.

Considerado uma das personalidades artísticas mais originais e um dos músicos mais influentes do mundo contemporâneo, João Gilberto vive no Rio de Janeiro.


Depoimentos:

João Gilberto "transformou o extrovertido e efervescente samba em uma meditação". "A bossa nova botou uma escola de samba inteira em seis cordas." ( Jon Pareles - Crítico do New York Times)



“Um tipo de interpretação discreta e direta, quase falada, que se opunha de todo em todo aos estertores sentimentais do bolero e aos campeonatos de agudos vocais – ao belcanto em suma, que desde muito impregnou a música popular ocidental.”
(Poeta Augusto de Campos, 1966).

“O cantor não mais se opõe como solista à orquestra. Ambos se integram, se conciliam, sem apresentarem elementos de contraste.”
(musicólogo Brasil Rocha Brito, 1960)



“João Gilberto é a voz mais brilhante da música popular brasileira – e isso fica claro, límpido, ao se ouvir este Brasil. Mais que todas as outras, a voz de João executa aquela tarefa proposta pela bossa nova, o mais marcante movimento que nossa música já conheceu: a de fazer da voz do cantor um instrumento da orquestra. Não um instrumento que se sobressai do conjunto, que usa o conjunto para se destacar. Mas um instrumento que é parte integrante de um todo harmônico; que não briga, que não contrasta com o conjunto, mas que se funde a ele, se completa com ele, completando-o”.
(Sérgio Vaz)

"Quaisquer que sejam as novas direções de nossa música nova, não nos esqueçamos da lição de João"
(poeta Augusto de Campos, 1966)



“O gênio criador se revela a raros eleitos, a quem confia os mistérios da criação e concede a capacidade de mudar o rumo da história e dar à arte a regra. A genialidade é um dom, mas a grandeza capaz de sustentá-la é trabalho humano, esforço pessoal do artista devotado ao seu ofício e consciente da tarefa de elevar os outros à altura da sua arte”.
(Edinha Diniz)

“...o João é uma pessoa que tem uma precisão auditiva extraordinária. Na história mundial poucas pessoas têm essa agucidade e precisão. Tanto é que ele procurou o som que ele pretendia alcançar um dia durante anos até chegar num resultado”.
(Zuza Homem de Mello)

"Em João Gilberto, o violão é metade de um conjunto sonoro completado pela voz, formando um bloco, uma entidade unívoca de voz e violão, e não de voz com violão"
(Zuza Homem de Mello)



“A naturalidade é um elemento indispensável na música”
(Zuza Homem de Mello)

João Gilberto é o homem "mais cool do mundo"
(Jon Pareles – Crítico do New York Times)

“João parece existir para se deleitar com a música, para tocar seu violão, em seu canto, sossegado.”
(Luciano Matos – BA)

“João sempre tratou a música com ternura, como a deusa de sua vida. É o que basta para conferir aos seus espetáculos uma superioridade fora do comum, situando-os entre os mais envolventes e memoráveis que se podem assistir.”
(Zuza Homem de Mello)



João Gilberto é um baiano, "bossa-nova" ...
Em pouquíssimo tempo, influenciou tôda uma geração de arranjadores, guitarristas, músicos e cantores ... Quando João Gilberto se acompanha, o violão é ele. Quando a orquestra o acompanha, a orquestra também é ele. João Gilberto não subestima a sensibilidade do povo.
Ele acredita, que há sempre lugar para uma coisa nova, diferente e pura que - embora à primeira vista não pareça - pode se tornar, como dizem na linguagem especializada: altamente comercial. Porque o povo compreende o Amor, as notas, a simplicidade e a sinceridade. Eu acredito em João Gilberto, porque ele é simples, sincero e extraordinàriamente musical.”
P. S. - Caymmi também acha.
(Antônio Carlos Jobim)



“A partir de João, tudo mudou, a bossa nova internacionalizou o samba e o canto nacional radicalizou no abandono de todos os resquícios retóricos do lirismo: João Gilberto aboliu o vibrato, retirou o forte e o fortíssimo da dinâmica e modificou a pronúncia do canto popular”.
(Luiz Antonio Giron)

“João é o que chamamos de Mago ou de Mito. Talvez o único que carrega o som em suas entranhas - não permite distorções, não suporta mixagens ou engenheiros de som. Percebe qualquer semitom fora de lugar - perfeccionista, genial. É a nobreza verdadeira e em todos os sentidos da MPB - a alegria de podermos saber que vivemos para ouvi-lo.”
(Carô Murgel)



“Possivelmente a grandeza da música de João Gilberto – a meu ver, nosso maior artista vivo – venha da capacidade de lidar com o passado de maneira a nos tornar mais livres, possíveis. O admirável em sua relação com a tradição musical brasileira não se limita somente à excelência das suas escolhas, um bom gosto espantoso, que retira um Zé da Zilda ou um Bororó da massa quase anônima de compositores populares e revela a grandeza do que parecia apenas mediana. Fabuloso de verdade é o dom de encontrar a forma de abrir o passado, de torná-lo poroso, significativo no presente. Há nas interpretações de João Gilberto justeza (a afinação, o tom certo) e deslocamento (as divisões inusuais, as durações alteradas, uma continuidade feita de ajustes sutis – um Brasil em que o ‘jeito’ deixa de ser o escamoteamento das dificuldades para tornar-se talvez a maneira mais sábia de compreendê-las. No seu modo de cantar o passado, João Gilberto, por frinchas e dribles, faz a história emergir no presente”.
(crítico, Rodrigo Naves)

“É crime, portanto, achar que você pode fazer ruído quando João Gilberto está em ação, emitindo o caldo original de uma cultura, a expressão mais elevada desta meta-raça brasileira, como queria Gilberto Freyre, definida pela vivência, a geografia, a mistura, a diversidade. Não se põe João Gilberto ao entardecer para ver o tempo passar, mas para vislumbrar essa porta entre os mundos, como queria Juan Mattus, em que temos um pé na miséria e outro no mistério.”
(Nei Duclós)



“João Gilberto, ...lapidou exaustivamente o diamante de sua monumental descoberta”
(economista, Eduardo Giannetti)

“João Gilberto canta como João Gilberto e só como João Gilberto. é uma referência pura para si mesmo, um ideal que ele persegue obsessivamente, atravessando os desconfortos”.
(Arthur Nestrovski)

“Ele vem mergulhando, cada vez mais fundo, nessa magia cuja intimidade revela uma dimensão cósmica: o mistério do canto”
(Luiz Carlos Maciel)

“Com seu jeito tranqüilo aliado à um trabalho que faz questão de ser impecável, por onde ele passou criou histórias pitorescas, ninguém entendia como algum artista poderia ser tão difícil quanto ele. É conhecida por todos a história do show em que ele dispensou a orquestra e exigiu que se desligasse o ar condicionado. Quem não entendeu chamou-o de maluco ou de chato. Só quem sabe o som que vem da música compreendeu”.
(Carô Murgel)

“A criação original de João Gilberto para o samba, que se internacionalizou com o nome de bossa nova, e que é, até hoje, a contribuição brasileira mais importante à cultura mundial, corre na veia de boa parte da música popular que se faz no mundo. Esse trabalho de transformação do samba e sua consolidação, é obra de uma personalidade artística genial, dessas que surgem de tempos em tempos com uma missão civilizadora heróica. Não é à toa que é qualificado de Mito. Sua trajetória repete a do herói mítico, no combate à banalidade e procura da pureza.”
(Edinha Diniz)




Participações especiais:
- Maria Bethânia, Canto do Pajé (1990, Brasil) Verve - Gravou: Maria/Linda Flor
- Vários Artistas, Hipertensão (1986, Brasil) Som Livre - Gravou: Me Chama
- Rita Lee & Roberto de Carvalho, Rita Lee & Roberto de Carvalho (1982, Brasil) Som Livre - Gravou: Junho-setembro, 1982 - Brasil com S.
- Miúcha, Miúcha (1980, Brasil) RCA – Gravou: Abril-Julho, 1980 - All of Me; Que é, Que é

Prêmios
1965 - Prêmio Grammy ("Best Album") pelo disco "Getz/Gilberto"
2001 - Prêmio Grammy na categoria Best World Music Album, pelo disco "João voz e violão"

Obras
Acapulco
Bim Bom
Coisas distantes (Forgotten Places), (de João Gilberto & João Donato)
Diga
Hô-Bá-Lá-Lá (Oba-la-la)
Isabel (Bebel)
Japão (Je Vous Aime Beaucoup?)
João Marcello
Mambinho, (de João Gilberto & João Donato)
Minha saudade, (de João Gilberto & João Donato)
No coreto, (de João Gilberto & João Donato)
Glass Beads, (de João Gilberto, João Donato & Lysias Ênio)
Um abraço no Bonfá, (An Embrace to Bonfá)
Undiú, (de João Gilberto & Jorge Amado)
Valsa (Bebel) – como são lindos os Youguis.
Você esteve com meu bem, (de João Gilberto & Antônio Cardoso Martins)



Discografia João Gilberto

Quando Você Recordar/Amar É Bom - 78 rpm single (Todamerica, 1951)


Anjo Cruel/Sem Ela - 78 rpm single (Todamerica, 1951)



Quando Ela Sai/Meia Luz - 78 rpm single (Copacabana, 1952)


Chega de Saudade/Bim Bom - 78 rpm single (Odeon, 1958)


Desafinado/Hô-bá-lá-lá - 78 rpm single (Odeon, 1958)


Chega de Saudade (Odeon, 1959)
Faixas:
01 - Chega de Saudade
02 - Lobo Bobo
03 - Brigas, Nunca Mais
04 - Hô-bá-lá-lá
05 - Saudade Fez Um Samba
06 - Maria Ninguém
07 - Desafinado
08 - Rosa Morena
09 - Menina Boca de Ouro
10 - Bim Bom
11 - Aos Pés da Cruz
12 - É Luxo Só


O Amor, o Sorriso e a Flor (Odeon, 1960)
Faixas:
01 - Samba de Uma Nota Só
02 - Só Em Teus Braços
03 - Doralice
04 - Trevo De Quatro Folhas
05 - Se é Tarde Me Perdoa
06 - Um Abraço No Bonfá
07 - Meditação
08 - O Pato
09 - Corcovado
10 - Discussão
11 - Amor Certinho
12 - Outra Vez


João Gilberto (Odeon, 1961)
Faixas:
01 - O Samba da Minha Terra
02 - O Barquinho
03 - Bolinha de Papel
04 - Saudade da Bahia
05 - A Primeira Vez
06 - O Amor em Paz
07 - Você e Eu
08 - Trem de Ferro - Trenzinho
09 - Coisa Mais Linda
10 - Presente de Natal
11 - Insensatez
12 - Este Seu Olhar


Brazil's Brilliant João Gilberto (Capitol, 1961)
Faixas:
01 - Samba de Uma Nota Só
02 - Doralice
03 - Só em Teus Braços
04 - Trevo de 4 Folhas
05 - Se é Tarde Me Perdôa
06 - Um Abraço no Bonfá
07 - Meditação
08 - O Pato
09 - Corcovado
10 - Discussão
11 - Amor Certinho
12 - Outra Vez


João Gilberto Cantando as Músicas do Filme Orfeu do Carnaval (Odeon, 1962)
Faixas:
01 - O Nosso Amor
02 - A Felicidade
03 - Manhã de Carnaval
04 - Frevo

Boss of the Bossa Nova (Atlantic, 1962)
Faixas:
01 - Bolinha de Papel
02 - Samba da Minha Terra
03 - Saudade da Bahia
04 - O Barquinho
05 - A Primeira Vez
06 - Amor em Paz
07 - Você e Eu
08 - Insensatez
09 - Trenzinho (Trem de Ferro)
10 - Presente de Natal
11 - Coisa Mais Linda
12 - Este Seu Olhar


Bossa Nova at Carnegie Hall (Audio Fidelity, 1962)

Faixas:
01 - Samba de Uma Nota Só - Sergio Mendes e Sexteto
02 - Bossa Nova York - Carmen Costa, Bola Sete & José Paulo
03 - Zelão - Sergio Ricardo
04 - Não Faz Assim - Quarteto de Oscar Castro Neves
05 - Influência do Jazz - Quarteto de Oscar Castro Neves
06 - Manhã de Carnaval - Luis Bonfá
07 - Manhã de Carnaval II - Luis Bonfá, Agostinho dos Santos & Quarteto de Oscar Castro Neves
08 - A Felicidade - Luis Bonfá, Agostinho dos Santos & Quarteto de Oscar Castro Neves
09 - Outra Vez - João Gilberto & Milton Banana
10 - Influência do Jazz - Carlos Lyra & Quarteto de Oscar Castro Neves
11 - Ah Se Eu Pudesse - Ana Lucia & Quarteto de Oscar Castro Neves
12 - Bossa Nova Em Nova York - Caetano Zamma & Quarteto de Oscar Castro Neves
13 - Barquinho - Roberto Menescal & Quarteto de Oscar Castro Neves
14 - Amor no Samba - Normando & Quarteto de Oscar Castro Neves
15 - Passarinho - Chico Feitosa & Quarteto de Oscar Castro Neves


The Warm World of João Gilberto (Atlantic, 1963)
Faixas
01 - Desafinado
02 - Rosa Morena
03 - Morena Boca de Ouro
04 - Bim Bom
05 - Aos Pes da Cruz
06 - É Luxo Só
07 - Saudade Fez um Samba
08 - Chega de Saudade
09 - Lobo Bobo
10 - Brigas Nunca Mais
11 - Hô-Bá-Lá-Lá
12 - Maria Ninguém


Getz/Gilberto (Verve, 1963)
Faixas:
01 - The Girl From Ipanema
02 - Doralice
03 - Pra Machucar Meu Coração
04 - Desafinado
05 - Corcovado (Quiet Nights of Quiet Stars)
06 - So Danço Samba (I Only Dance Samba)
07 - O Grande Amor
08 - Vivo Sonhando (Dreamer)
09 - The Girl From Ipanema
10 - Corcovado


Herbie Mann & João Gilberto (Atlantic, 1965)
Faixas:
01 - Desafinado
02 - Bolinha de Papel
03 - Maria Ninguém
04 - O Barquinho
05 - Samba da Minha Terra
06 - Rosa Morena
07 - Bim Bom


Getz/Gilberto vol. 2 (Verve, 1966)
Faixas:
01 - Grandfather's Waltz
02 - Tonight I Shall Sleep with a Smile on My Face
03 - Stan's Blues
04 - Here's that Rainy Day
05 - Samba da Minha Terra
06 - Rosa Morena
07 - Um Abraço no Bonfá
08 - Bim Bom
09 - Meditação
10 - O Pato


João Gilberto en México (Orfeon, 1970)
Faixas:
01 - De Conversa em Conversa
02 - Ela é Carioca
03 - O Sapo
04 - Esperança Perdida
05 - Trolley Song
06 - João Marcelo
07 - Farolito
08 - Astronauta (Samba da Pergunta)
09 - Acapulco
10 - Besame Mucho
11 - Eclipse


João Gilberto (Philips, 1970)
Faixas:
01 - De Conversa em Conversa
02 - Ela é Carioca
03 - O Sapo
04 - Esperança Perdida
05 - Trolley Song
06 - João Marcelo
07 - Farolito
08 - Astronauta (Samba da Pergunta)
09 - Acapulco
10 - Besame Mucho
11 - Eclipse


João Gilberto (Polydor, 1973)
Faixas:
01 - Águas de Março
02 - Undiu
03 - Na Baixa do Sapateiro
04 - Avarandado
05 - Falsa Baiana
06 - Eu quero um Samba
07 - Eu vim da Bahia
08 - Valsa (Como são Lindos os Youguis)
09 - É Preciso Perdoar
10 - Izaura


The Best of Two Worlds (CBS, 1976)
Faixas:
01 - Double Rainbow
02 - Águas de Março
03 - Lígia
04 - Falsa Baiana
05 - Retrato em Branco e Preto
06 - Izaura
07 - Eu Vim da Bahia
08 - João Marcelo
09 - É Preciso Perdoar
10 - Just One of Those Things


Amoroso (Warner/WEA, 1977)
Faixas:
01 - 'S Wonderful
02 - Estate
03 - Tim Tim Por Tim Tim
04 - Besame Mucho
05 - Wave
06 - Caminhos Cruzados
07 - Triste
08 - Zingaro


Gilberto and Jobim (Capitol, 1977)
Faixas:
Contém faixas compostas por Tom Jobim e gravadas em álbuns anteriores além de Manhã de Carnaval e A Felicidade.



João Gilberto Prado Pereira de Oliveira (WEA, 1980)
Faixas:
01 - Menino Do rio
02 - Curare
03 - Retrato Em Branco E Preto
04 - Chega De Saudade ( Com Bebel Gilberto )
05 - Desafinado
06 - O Pato
07 - Eu E A Brisa
08 - Jou Jou Balangandã
09 - Canta Brasil
10 - Aquarela Do Brasil ( Bonus Track )
11 - Bahia Com H ( Bonus Track )
12 - Tim Tim Por Tim Tim ( Bonus Track )
13 - Estate



Brasil (WEA, 1981)
Faixas:
01 - Aquarela do Brasil (Ary Barroso)
02 - Disse Alguém (All Of Me) (Simons / Marks / Vrs. Haroldo Barbosa)
03 - Bahia Com H (Denis Brean)
04 - No Tabuleiro da Baiana (Ary Barroso) with Maria Bethânia
05 - Milagre (Dorival Caymmi)
06 - Cordeiro de Nanã (Mateus / Dadinho)


Interpreta Tom Jobim (EMI/Odeon, 1985)
Faixas:
01 - A Felicidade (Antonio Carlos Jobim / Vinicius de Moraes) from Orfeu do Carnaval
02 - Desafinado (Antonio Carlos Jobim / Newton Mendonca)
03 - Insensatez (Antonio Carlos Jobim / Vinicius de Moraes)
04 - Este Seu Olhar (Antonio Carlos Jobim)
05 - Chega de Saudade (Antonio Carlos Jobim / Vinicius de Moraes)
06 - Meditação (Antonio Carlos Jobim / Newton Mendonca)
07 - Samba de Uma Nota Só (Antonio Carlos Jobim / Newton Mendonca)
08 - O Nosso Amor (Antonio Carlos Jobim / Vinicius de Moraes) from Orfeu do Carnaval
09 - O Amor Em Paz (Antonio Carlos Jobim / Vinicius de Moraes)
10 - Só Em Teus Braços (Antonio Carlos Jobim)
11 - Corcovado (Antonio Carlos Jobim)
12 - Discussão (Antonio Carlos Jobim / Newton Mendonca)


Meditação (EMI, 1985)
Faixas:
01 - Samba da minha terra
02 - Rosa morena
03 - O barquinho
04 - O pato
05 - É luxo só
06 - Meditação
07 - Lobo bobo
08 - Saudade da bahia
09 - Morena boca de ouro
10 - Maria ninguém
11 - Amor certinho
12 - Bolinha de papel
13 - Aos pés da cruz
14 - Bim bom


Live at the 19th Montreux Jazz Festival (WEA, 1986)
Faixas:
01 - Tim Tim Por Tim Tim
02 - Preconceito
03 - Sem Compromisso
04 - Menino Do Rio
05 - Retrato Em Branco E Preto
06 - Pra Que Discutir Com Madame
07 - Garota De Ipanema
08 - Desafinado
09 - O Pato
10 - Adeus América
11 - Estate
12 - Morena Boca De Ouro
13 - A Felicidade
14 - Isto Aqui O Que É
15 - Aquarela Do Brasil


João Gilberto Live in Montreux (Elektra, 1987)
Faixas:
01 - Sem compromisso
02 - Menino do rio
03 - Retrato em branco e preto
04 - Pra que discutir com a madame
05 - the Girl from Ipanema
06 - Adeus América
07 - State
08 - Morena boca de ouro
09 - A felicidade
10 - Preconceito
11 - Sandália de prata
12 - Rosa morena
13 - Aquarela do Brasil


O Mito (EMI, 1988)
Faixas:
01 - Chega de Saudade
02 - Desafinado
03 - Samba de Uma Nota Só
04 - O Pato
05 - Bolinha de Papel
06 - O Amor Em Paz
07 - Trevo de 4 Folhas (I'm Looking Over a Four Leaf Clover)
08 - O Barquinho
09 - Lobo Bobo
10 - Bim Bom
11 - Hô-bá-lá-lá
12 - Aos Pés da Cruz
13 - É Luxo Só
14 - Outra Vez
15 - Coisa Mais Linda
16 - Este Seu Olhar
17 - Trenzinho (Trem de Ferro)
18 - Brigas, Nunca Mais
19 - Saudade Fez Um Samba
20 - Amor Certinho
21 - Insensatez
22 - Rosa Morena
23 - Morena Boca de Ouro
24 - Maria Ninguém
25 - A Primeira Vez
26 - Presente de Natal
27 - Samba da Minha Terra
28 - Saudade da Bahia
29 - Corcovado
30 - Só Em Teus Braços
31 - Meditação
32 - Você e Eu
33 - Doralice
34 - Discussão
35 - Se é Tarde Me Perdoa
36 - Um Abraço no Bonfá
37 - Manhã de Carnaval
38 - Medley: O Nosso Amor / A Felicidade


The Legendary João Gilberto (World Pacific, 1990)
Faixas:
01 - Chega de Saudade
02 - Desafinado
03 - Samba de Uma Nota Só
04 - O Pato
05 - Bolinha de Papel
06 - O Amor Em Paz
07 - Trevo de 4 Folhas (I'm Looking Over a Four Leaf Clover)
08 - O Barquinho
09 - Lobo Bobo
10 - Bim Bom
11 - Hô-bá-lá-lá
12 - Aos Pés da Cruz
13 - É Luxo Só
14 - Outra Vez
15 - Coisa Mais Linda
16 - Este Seu Olhar
17 - Trenzinho (Trem de Ferro)
18 - Brigas, Nunca Mais
19 - Saudade Fez Um Samba
20 - Amor Certinho
21 - Insensatez
22 - Rosa Morena
23 - Morena Boca de Ouro
24 - Maria Ninguém
25 - A Primeira Vez
26 - Presente de Natal
27 - Samba da Minha Terra
28 - Saudade da Bahia
29 - Corcovado
30 - Só Em Teus Braços
31 - Meditação
32 - Você e Eu
33 - Doralice
34 - Discussão
35 - Se é Tarde Me Perdoa
36 - Um Abraço no Bonfá
37 - Manhã de Carnaval
38 - Medley: O Nosso Amor / A Felicidade


João (PolyGram, 1991)
Faixas:
01 - I Really Samba (Eu Sambo Mesmo)
02 - Go On (Siga)
03 - Little Rose (Rosinha)
04 - Malaga
05 - A Woman (Una Mujer)
06 - My Heart And I (Eu E Meu Coracao)
07 - You Do Something To Me
08 - Unhappy Remark (Palpite Infeliz)
09 - Ave Maria On The Hill (Ave Maria No Morro)
10 - Sampa
11 - Smiled At Me (Sorriu Para Mim)
12 - I Wish You Love (Que Reste-T-Il De Nos Amours)



Eu Sei que Vou Te Amar (Epic/Sony, 1994)
Faixas:
01 - Eu Sei que Vou Te Amar
02 - Desafinado
03 - Você Não Sabe Amar
04 - Fotografia
05 - Rosa Morena
06 - Lá Vem a Baiana
07 - Pra Que Discutir com Madame
08 - Isto Aqui o Que é (Sandália de Prata)
09 - Meditação
10 - Da Cor do Pecado
11 - Guacyra
12 - Se é Por Falta de Adeus
13 - Chega de Saudade
14 - A Valsa de Quem Não Tem Amor
15 - Corcovado
16 - Estate
17 - O Amor em Paz
18 - Aos Pés da Cruz


João Voz e Violão (Universal/Mercury, 2000)
Faixas:
01 - Desde que o Samba é Samba
02 - Você Vai Ver
03 - Eclipse
04 - Não Vou pra Casa
05 - Desafinado
06 - Eu Vim da Bahia
07 - Coração Vagabundo
08 - Da Cor do Pecado
09 - Segredo
10 - Chega de Saudade


Live At Umbria Jazz (EGEA, 2002)
Faixas:
01 - Isto Aqui, O Que É? (Sandália De Prata)
02 - De Conversa Em Conversa
03 - Pra Que Discutir Com Madame?
04 - Malaga
05 - Estate
06 - Lá Vem A Baiana
07 - Corcovado
08 - Doralice
09 - Rosa Morena
10 - Desafinado
11 - Saudade Da Bahia
12 - O Pato
13 - Chega De Saudade
14 - Garota De Ipanema


João Gilberto in Tokyo (Universal, 2004)
Faixas:
01 - Acontece que eu sou baiano
02 - Meditação
03 - Doralice
04 - Corcovado
05 - Este seu olhar
06 - Isso aqui, o que é? (sandália de prata)
07 - Wave
08 - Pra dscutir com madame
09 - Lígia
10 - Louco(ela é seu mundo)
11 - Bolinha de papel
12 - Rosa morena
13 - Adeus américa
14 - Preconceito
15 - Aos pés da cruz

LinkWithin