sábado, 18 de dezembro de 2010

MAIS UM ANO SE PASSOU...

Por Bruno Negromonte

Como diria (o já abordado aqui em nosso espaço) Genival Cassiano: "Mais um ano se passou..." e durante esse ano que se passou o Musicaria Brasil veio aos poucos se solidificando e se conceituando como um espaço voltado para a boa música popular brasileira, diferenciando-se de outros espaços existentes em alguns momentos e em outros sendo apenas mais entre tantos, o que importa de fato é que a proposta tem sido atendida e ao longo desses anos em que o Musicaria tem estado no ar tem procurado priorizar o que há de bom de maneira imparcial e procurando garimpar talentos e trabalhos independentes da notoriedade do artista.

2010 veio com algumas novidades em nosso espaço, a mais recente foi a reformulação no design e a criação de outras maneiras de dar vazão ao material exposto aqui no site a partir de algumas redes sociais como é o caso de nossa comunidade no orkut.

Em 2010 também tive a oportunidade de conhecer novas figuras dentro da nossa MPB, contabilizando mais algumas estrelas na já enorme constelação que existe em nossa música. Foi o caso da dulcíssima Daniella Alcarpe e o seu marido Daniel Cukier, que sempre foi receptiva desde o primeiro momento em que sugerimos as pautas sobre o álbum "Qué que cê qué?" (álbum este que encontrasse disponível para download em sua íntegra no site da Daniella (http://www.cantora.mus.br/), fazendo jus ao título da matéria onde ela nos concedeu um belíssima entrevista: todo artista tem que ir aonde o povo está), da mesma forma, Rodrigo Vellozo nos atendeu prontamente quando sugerimos uma pauta sobre o seu álbum de estreia "Samba de câmara". De forma não diferente, a talentosíssima Cristina Braga também não se opôs na elaboração de uma pauta sobre "Feito um peixe", álbum lançado ao longo de 2010 e que teve o título extraído de uma canção do Luís Capucho.

Gostaria de agradecer também imensamente a três pessoas fundamentais para a nós: a primeira vem acompanhando o blog a algum tempo e sempre que possível expressa suas opiniões de maneira sensata e gentil, ela chama-se Roseli Pedroso, proprietária do blog Sonhos e melodias (http://sonhosmelodias.blogspot.com/) espaço este que indico sem restrições em várias doses diárias.

A segunda pessoa trata-se de um grande divulgador de nosso espaço e que tem procurado difundir o Musicaria sempre que possível. Trata-se do Sr. Jorge Macêdo pessoa que eu tenho um grande apreço não só por ser responsável pela difusão do espaço, mas também por fazer parte de certa forma de meu convívio, pois ele é pai de pessoas que fazem parte de minha vida desde o início da adolescência.

A terceira trata-se de uma colega que adquiri a partir da existência desse espaço, é a comunicadora social Felícia Oliveira, que possui um dos programas de MPB mais interessantes que conheço até então e que é transmitido lá de Barra Velha (SC). O programa chamasse "Aquarela Beeem brasileira" e o horário do programa é das 23:00hs às 00:00hs de segunda a sexta e aos domingos das 20:00hs às 22:00hs (horário de brasília) podendo ser sintonizado a partir da própria internet (http://www.aquarelafm.com.br/br/index.php). Muito obrigado de coração por cada atitude de vocês em favor do Musicaria, pois sem vocês talvez o site não obtivesse as mais de 90 mil visitas que obteve ao longo desse tempo no ar.

Outra coisa interessante descoberta ao longo desse ano foi saber que em um espaço aparentemente tão restrito a gente pode ganhar o mundo. Através de levantamentos me chegou a informação que entre os 5 países que mais visitam o nosso espaço encontra-se a Ucrânia e a Polônia. Quem diria não é?

Mas nem tudo são rosas... já recebemos ameaças de processos e já perdemos patrocínios importantes para a manutenção do espaço por disponibilizar alguns matérias. E isso me tem feito rever essa questão da disponibilização de download a partir do ano que se aproxima. A verdade é que haverá uma reestruturação do nosso espaço para podermos mantê-lo mais ou menos semelhante ao que se apresenta hoje. Haverá novas colunas e permanecerá algumas outras que já se encontram desde períodos anteriores. Afinal de contas são algumas dessas matérias que geram os elogios que acabam se tornando a força-motriz que me estimula a manter o vigor do Musicaria desde o seu surgimento.

Que 2010 tenha vindo não só como um ano a mais em nossa bagagem da vida, mas também como um período de aprendizado e evolução no sentido mais amplo da palavra e que 2011 venha cheio de positividade, muita música e coisas legais; é mais ou menos como eu disse ao término do ano passado; que a música (alimento da alma como muitos dizem) predomine nos momentos mais felizes da vida de cada um daqueles que participam ou simplesmente visitam o Musicaria Brasil ao longo de 2010. E como diria o saudoso Dom Hélder Câmara:

"Que o ano seja novo, de fato: iluminemos de justiça, solidariedade e teimosa esperança, cada ato."

Que 2011 venha repleto de realizações em todos os âmbitos para todos que visitam o blog Musicaria Brasil e muitíssimo obrigado por todas as 90 mil visitas ao longo da existência do blog e as cerca de 60 mil visitas ao longo de 2010!!!

Abraço a todos e até 2011 se Deus assim permitir!!!

5 comentários:

Daniella Alcarpe disse...

Bruno, muito obrigado por esse trabalho incrivel que faz! Você pra mim é um exemplo do que é ser cidadão. Um beijo enorme e um feliz 2011

brunonegromonte disse...

Daniella, fico muito agradecido por toda a atenção dispensada ao e a prontidão quanto ao atendimento sempre que solicitei algo tanto de você quanto do Daniel. Fico muito lisonjeado em ter a oportunidade de difundir um trabalho tão singelo e lindo como tem sido esse seu trabalho de estreia. Muito obrigado por cada minuto dispensado a mim e ao Musicaria. Um 2011 muito melhor que o ano que está por findar. Muita saúde, felicidades, sucesso e positividade!!

Jorge Macedo disse...

Bruno: Fico grato com as suas palavras. No entanto, fique certo que a divulgação do seu blog deve-se ao fato de voce representar um dos baluartes em nossa terra na defesa das nossas raízes culturais, sem preconceito de fronteiras ou tipo de música. O importante é que seja de qualidade e que dignifique a nossa tradição.
FELIZ 2011 !!!
Abraços
Jorge Macedo

Sonhos melodias disse...

Bruno adorei conviver com você e seu trabalho lindo em divulgar a MPB tão rica que temos. Desejo a você um 2011 lindo com muitas realizações, saúde paz e amor.
Bjs

Anônimo disse...

La ringrazio per Blog intiresny

LinkWithin