quarta-feira, 11 de agosto de 2010

NELSON RUFINO, O REQUINTADO SAMBA DA BAHIA

Ele tentou fazer carreira como jogador, mas a saudade da mãe lhe rendeu sua primeira composição “Bahia/ meu primeiro travesseiro”. E o futebol logo foi substituído pelo samba.

Nomes como Ederaldo Gentil, Edil Pacheco, Batatinha e Valmir Lima, que na década de 60 movimentaram o cenário do samba baiano exerceram grande influência na carreira de Nelson Rufino.

Em 1992 lançou seu primeiro vinil. Em 2000 veio o CD “A verdade de Nelson Rufino”, e em 2003 o disco “Cadê meu amor?”. Depois de quase 50 anos de carreira, ou melhor, de samba como ele mesmo define, Nelson lança seu mais novo trabalho, o CD “Tempo e vida”. A música carro chefe que intitula o disco, composta pelo sambista é inspirada na sua própria trajetória.

O baiano Nelson Rufino faz parte de uma pequena galeria de conterrâneos que de sua terra conseguiu influir no caldeirão do samba gerido a partir do eixo carioca. Ao lado de Ederaldo Gentil, Edil Pacheco, Tião Motorista e Batatinha, ele ultrapassou a barreira da latitude (e do preconceito) e foi gravado por Roberto Ribeiro (Todo Menino É um Rei, Tempo Ê), Nara Leão (Nonô), Zeca Pagodinho (Verdade), Alcione (Aruandê), além de Elza Soares, Maria Bethânia, Martinho da Vila e Neguinho da Beija Flor, entre outros.

Oriundo da Escola de Samba Filhos do Tororó, em 1965, compôs seu primeiro samba enredo "Portais da Bahia", com o qual a escola foi campeã.

Sua primeira música gravada foi "Alerta mocidade", por Eliana Pittman, em 1970. Um ano depois, ganhou o primeiro festival de samba do Bloco Apaches do Tororó, com o samba "Blusão do ano passado".

Em 1975, Alcione no LP "A voz do samba", gravou de sua autoria "Aruandê" (c/ Edil Pacheco). Ainda neste ano, Ederaldo Gentil no LP "Samba, canto livre de um povo", incluiu "Rose", parceria de ambos. No ano seguinte Roberto Ribeiro gravou com grande sucesso "Tempo É" (c/ Zé Luiz) e regravou "Rose". Neste mesmo ano, no LP "Pequenino", Edraldo Gentil regravou "Rose".

Roberto Ribeiro, em 1977, gravou "Prece a Xangô" (c/ Zé Luiz), em seu LP "Poeira pura". Neste mesmo ano, Edil Pacheco interpretou no LP "Pedras afiadas", pela gravadora Polydor, "Pranto natural", parceria de ambos.

Em 1978, a música "Todo menino é um rei", em parceria com Zé Luiz, obteve sucesso na voz de Roberto Ribeiro que, em 1981, gravou ainda "Passagem", no LP "Massa, raça e emoção". Em 1984 o mesmo cantor interpretou de sua autoria "Ciganinha" no disco "De Palmares ao tamborim".

Em 1987 Roberto Ribeiro, um de seus principais intérpretes, gravou "Fique". Neste mesmo ano, no LP "Meu sorriso", de Neguinho da Beija-Flor interpretou "Nada mais" (Nelson Rufino e Orlando Rangel).

Em 1988, Elza Soares gravou "Doce acalanto" (Nelson Rufino e Noca da Portela), em seu disco "Voltei" e Zeca Pagodinho interpretou no LP "Jeito Moleque", uma composição de ambos, "Se tivesse dó". Ainda neste ano Roberto Ribeiro interpretou de sua autoria "Devaneios e tramas" (c/ Roberto Ribeiro e Toninho Nascimento). No ano seguinte, Roberto Ribeiro gravou "Mel pra minha dor" (c/ Avelino Borges).

Em 1992, fez uma participação especial na faixa "Chora viola" (c/ Pery da Bahia), no disco "Mar de esperança", de Dominguinhos do Estácio, lançado pela gravadora RGE. Dois anos depois, o Grupo Batacotô regravou em seu segundo disco "Semba dos ancestrais" a música "Nas águas de Amaralina" (c/ Martinho da Vila). No ano seguinte, o Grupo Fundo de Quintal, no CD "Palco iluminado", interpretou de sua autoria "Por todos os santos", em parceria com Carlinhos Santana.

No ano de 1996 Zeca Pagodinho interpretou "Verdade" (c/ Carlinhos Santana) em seu disco "Deixa clarear", música muito executada nas emissoras de rádio e televisão de todo o país.

Em 1997, Martinho da Vila regravou "Nas águas de Amaralina", parceria de ambos. No ano seguinte, participou do CD "Diplomacia", de Batatinha. Neste disco, lançado pela EMI, interpretou ao lado de Batatinha, Edil Pacheco, Valmir Lima e Riachão, a faixa "De revólver não".

Jorge Aragão, em seu CD "Ao vivo", de 1999, gravou uma parceria de ambos, "Colcha de algodão". Neste mesmo ano, no disco "Pérolas finas", em homenagem a Ederaldo Gentil, foi incluída "Rose", parceria com Ederaldo Gentil. No disco "Departamento do pagode", de Luizinho SP, lançado pela gravadora Velas, foi incluída de sua autoria "A mulher que eu gostei", em parceria com Marquinhos Satã.

No ano 2000, gravou um disco com vários sucessos seus e algumas músicas inéditas. Neste CD, contou com várias participações especiais, fazendo duetos com artistas como Alcione, em "Até a próxima estação"; Zeca Pagodinho, em "Marejou"; Jorge Aragão, em "Inusitada"; Grupo Katinguelê, em "Mel pra minha dor"; Martinho da Vila, em "Passagens"; João Nogueira, em "Todo menino é um rei" e "Dono da dor"; Emílio Santiago, em "Vazio" e Joanna, em "Crença da ilusão". Ainda neste mesmo ano, a faixa "Verdade", produzida inicialmente por Rildo Hora para o disco "Casa de samba volume 3", da gravadora Universal, interpretada por Gil (da Banda Beijo) e Caetano Veloso, foi incluída no disco de Nélson Rufino e também no disco da Banda Beijo.

Em 2001, o grupo Da Melhor Qualidade interpretou de sua autoria "Mentira".

Suas músicas foram gravadas por Martinho da Vila, Toque de Prima, Nara Leão, Paul Mauriat e Roberto Ribeiro, seu principal intérprete.

No ano de 2002, no disco "Quando o samba é samba" (Abril Music) do grupo Da Melhor Qualidade, foi incluída uma composição de sua autoria: "Gota de esperança". Ainda neste mesmo ano de 2002, Marquinho Santanna (ex- Marquinhos Sathã) regravou "Mel pra minha dor" (c/ Avelino Borges) no CD "Nosso Show".

No ano de 2004 lançou o CD "Cadê meu amor" no qual incluiu "Deus manda" (c/ Jorge Aragão), "Orgasmo" (c/ Liete de Souza) e "Luandê" de Ederaldo Gentil e Capinam.

No ano de 2005, no CD "À vera", Zeca Pagodinho interpretou de sua autoria "Cadê meu amor".

Em 2009 lançou o cd intitulado "Nelson Rufino – Tempo e Vida", onde esse novo disco além de contar com composições próprias e músicas de antigos parceiros será base para um projeto futuro na carreira do sambista. Um DVD. Além de ser um sonho realizado na vida e na carreira de Nelson Rufino.


Nelson Rufino Tempo e vida(2009)

Faixas:
01 - Tempo e vida
02 - Sublime tentação
03 - Ketu Angola
04 - Amor de matar
05 - Chuva Santa
06 - Inusitado
07 - Nas águas de Amaralina
08 - Meu pranto
09 - Oké odé
10 - Marejou
11 - Não rolou mas vai rolar
12 - Amado Jorge Amado

1 comentários:

Anônimo disse...

Nice dispatch and this mail helped me alot in my college assignement. Thank you seeking your information.

LinkWithin