terça-feira, 1 de junho de 2010

MAIS UM SÃO JOÃO

Por Bruno Negromonte

Mês de junho no Nordeste do Brasil é sempre festa... mês onde o que antes era de cunho religioso acaba dando oportunidade para o "profanismo" saudável das festas que homenageiam São João, São Pedro e Santo Antônio.
A festa nas cidades do interior (hoje muito descaracterizada para o que um dia já foram) começam cedo... em muitos lugares ainda em maio já começa a se observar movimentos naturais ao mês posterior. São quadrilhas, espetáculos, o milho verde que toma conta das feiras livres e dos pratos típicos da época. São tradições que se misturam a novos conceitos e costumes assimilando-os para si e fazendo das festas juninas cada vez mais bonitas.
Só vendo as noites de São João nas cidades do nordeste!! É lindo de se ver coisas que só acontecem nessa época, coisas como fogueiras, "simpatias" diversas, músicas tradicionais como marchinhas e a exibição de quadrilhas juninas, que consiste na formação de grupos caracterizados para apresentar coreografias elaboradas em cima de canções juninas.
É nesse período que vemos que nomes de diversos artistas ganham uma força inimaginável, nomes como Dominguinhos, Xico Bezerra, Trio Nordestino, Flávio José, Azulão, Maciel Melo, Petrúcio Amorim, Santanna, Irah Caldeira, Nádia Maia, Genival Lacerda, Cristina Amaral, Jorge de Altinho, Alcymar Monteiro e tantos outros se evidenciam de maneira plena e nomes como Ary Lobo, Gordurinha, Jackson do Pandeiro, Jacinto Silva, Marinês, Abdias e tantos outros também são reverenciados.
É nessa época, que mesmo ciente que já se faz 20 anos que ele partiu, Luiz Gonzaga volta pra curtir e deixar sua marca no repertório de cada um desses novos grupos que aparecem a cada novo ano.
Eu, ardoroso fã da cultura genuinamente nordestina, não poderia deixar passar em branco a passagem dos 20 anos de saudade do mestre maior da música nordestina. Luiz faz parte, sem dúvida, da santíssima trindade da música nordestina. Em minha opinião os outros nomes seriam o do baiano Dorival Caymmi e do paraibano Jackson do pandeiro.
E àqueles que não são do nordeste, ficou aqui um pouquinho da descrição dessa festa que é a representação mais genuína da cultura popular nordestina, façam ideia dessa grande festa e se possível venham conhecer nesse período cidades como Caruaru, Campina Grande, Gravatá e até mesmo Recife, que não tem arraigada a tradição das festas do interior mas procura reproduzir ao máximo.
Fica aqui então o registro da abertura da "temporada" junina do Musicaria Brasil 2010! Boas festas a todos!!

0 comentários:

LinkWithin