domingo, 7 de fevereiro de 2010

OLINDA DIVULGA PROGRAMAÇÃO E HOMENAGEADOS DO CARNAVALl

A Prefeitura de Olinda anunciou, na manhã desta quarta-feira (3), a programação e os homenageados do Carnaval 2010. O tema deste ano faz referência a um dos ícones da festa na cidade, O Mamulengo Só-Riso, que completa 35 anos de existência. Os dois homenageados são antigos foliões: Itacy Vasconcelos Guimarães, o Tuca, diretor e fundador do Patusco, e Fernando Gondim da Motta (In memoriam), presidente e fundador da troça Sobe e Desce e presidente de honra da troça Cheguei Agora.

A festa terá um orçamento aproximado de R$ 7 milhões e 13 polos de animação. Uma das apostas da prefeitura para este ano é o fortalecimento da programação noturna nas ruas do Sítio Histórico. Segundo o prefeito Renildo Calheiros, as principais agremiações da cidade desfilarão quando o sol se pôr durante os quatro dias. A cenografia também receberá atenção especial. Um minarete de 15 metros receberá os foliões no Varadouro. Já a Avenida Sigismundo Gonçalves será inteiramente ornamentada com flabelos e bonecos gigantes. Toda a decoração será tridimensional, com peças em volume.

Durante a folia, 216 orquestras de frevo itinerantes irão animar as ladeiras da cidade, das 10h às 22h. No total, cerca de 600 agremiações participarão do Carnaval olindense. Um dos eventos mais esperados será o encontro dos blocos Pitombeira e Elefante, rivais em outros tempos. Os dois desfilarão em frente ao Palácio dos Governadores, na terça-feira (16), por volta das 21h, na Rua de São Bento.

Os polos de animação serão marcados pela diversidade. O Fortim do Queijo terá uma programação especial na semana pré-carnavalesca, que começa na sexta-feira (5), com shows de Antônio Nóbrega, Banda Armandinho, Dodô e Osmar e o encontro de bonecos gigantes. Na quinta-feira (11) a festa se estende aos outros polos. Nomes de peso se apresentarão na cidade, como Lenine, Quinteto Violado, Claudinor Germano, Maestro Ademir Araújo, Cidadão Instigado e a Trombonada. Haverá pontos específicos dedicados ao maracatu, samba, música afro e até um polo infantil.

A exemplo dos anos anteriores, a Prefeitura de Olinda irá realizar um plano de proteção do patrimônio histórico e artístico da cidade, com a instalação de tapumes em 33 monumentos, para a evitar depredações. A iniciativa inclui a participação de arte-educadores que irão orientar os foliões. Na área de segurança, a administração montará um esquema com 190 guardas municipais para realização de ações de apoio. Serão disponibilizadas oito viaturas, 15 motopatrulheiros, além de uma delegacia interativa, no Comando da Guarda, na Praça do Carmo. O Policiamento da festa será anunciado dentro de alguns dias pela Polícia Militar.

0 comentários:

LinkWithin