quarta-feira, 11 de março de 2009

AS PANTERAS DA MPC

A ideia de formar o grupo foi do produtor Hélio Eduardo Costa Manso, diretor artístico e produtor da gravadora RGE. As moças já eram conhecidas pelos serviços prestados como backing Vocal nos Estúdios Reunidos, em São Paulo, quando Hélio Eduardo apresentou a idéia de produzir um disco com as moças cantando sucessos conhecidos do público. O produtor selecionou dezenas de clássicos do rock e músicas temas do cinema americano, até formar uma lista com pout-pourri dançantes. O disco foi produzido por Hélio e lançado pela Som Livre. A fórmula deu certo e o disco do grupo Harmony Cats, de tão bem sucedido por aqui, foi lançado com sucesso na Europa e no Japão. O disco foi bem produzido e usou dos recursos mais modernos disponíveis naquele momento.

O Harmony Cats não teve dificuldades para se firmar como grupo de sucesso, até porque, a fórmula vinha com manual do fabricante junto. Num único LP, os produtores inseriam de 90 a 200 trechos de músicas famosas, que tanto podiam ser do cinema americano ou do rock ingênuo da Jovem Guarda. Um autêntico show de flash back. O grupo passou pelo sucesso das Frenéticas em posição privilegiada. Teve músicas inseridas em LPs de trilha sonoras de novelas da Rede Globo e nas mãos dos DJs da época, os discos do Harmony Cats fazia a festa das pistas de dança do país.

Em 1980, com as saídas de Heleninha e Rita, o quinteto foi reduzido para trio. Vívian e Maria Amélia receberam a novata Silvinha (esposa do cantor Gilliard). Nova formação e nova proposta musical para o mercado. Cantando em português, o trio não precisou de esforços mirabolantes para se tornar popular. As três lindas moças alegravam as tardes de domingo ao lado do apresentador Sílvio Santos no competitivo Qual é a música? A cada aparição, eram pontos garantidos na audiência da atração paulista. O primeiro retorno visível advindo da nova formação do grupo, foi a crescente popularidade junto ao público infanto-juvenil.

A primeira música do trio a galgar destaque nas paradas foi Margarida, versão do grupo americano Boney M. Na seqüência vieram A Terra do Faz de Conta, versão do Bucks Fizz e Ela Dança, versão do Maniac, sucesso na trilha do filme Flashdance. Depois vieram os sucessos 40 Graus, Estrela Amiga e muitos outros.

0 comentários:

LinkWithin