MILTON NASCIMENTO E JOBIM TRIO - NOVAS BOSSAS
Ao fechar em 1970 seu disco Milton com regravação de A Felicidade, parceria de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, Milton Nascimento sinalizou que haveria bossa nova no som já imaginado por ele para o que viria a ser o Clube da Esquina. Quase 40 anos depois, o trem mineiro volta a cruzar o trilho carioca de Jobim em disco idealizado em tributo aos 50 anos da Bossa Nova e gravado com o Jobim Trio, formado pelo baterista Paulo Braga e pelos filho (Paulo) e neto (Daniel) de Jobim. Novas Bossas chega às lojas nos próximos dias com uma bossa que é, de fato, nova. Nada é como antes na reunião de Milton com o trio para reviver músicas como Caminhos Cruzados, Inútil Paisagem e Brigas Nunca Mais. Entre as novidades, há Dias Azuis, interessante tema de Daniel Jobim que já tinha sido gravado pelo guitarrista de jazz Lee Ritenour no álbum Smoke 'n' Mirrors, editado em 2006 no exterior com a participação do próprio Daniel Jobim na gravação.Oito músicas de Jobim ganham novas harmonias em disco de impecável teia instrumental. Inclusive um samba obscuro do maestro soberano, Velho Riacho (Para Não Sofrer). A simulação do barulho de um trem no arranjo de Chega de Saudade é exemplo do alto teor de novidade harmônica do álbum. O que tira parte do brilho do encontro de Milton com o Jobim Trio é a voz do cantor. Já há alguns anos Milton perdeu aquela força vocal que o tornava um dos maiores cantores do mundo por conta do desgaste natural do tempo (ele está com 65 anos) e por conta da luta cotidiana contra a diabetes. Até há nos falsetes da bela versão de O Vento - lembrança do pré-Bossa Novista Dorival Caymmi, louvado por Jobim e por João Gilberto desde as primeiras bossas - um leve resquício do Milton de tempos de maior fartura vocal. Mas a infeliz idéia de Milton de remexer na própria obra - ele regrava Tudo que Você Podia Ser, Cais e Tarde - apenas contribui para acentuar a sensação de que, no que diz respeito à parte vocal, o reencontro de Milton com a bossa de Jobim teria sido mais apoteótico anos atrás. Com toda sua criativa cama instrumental, Novas Bossas não soa tão revigorante na discografia de Milton Nascimento como Pietá (2002). Mas já tem lugar de destaque no balanço fonográfico de 2008 por redirecionar a mineira maria fumaça para os trilhos cariocas. Mesmo que o apito já seja fraco...
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