sábado, 5 de janeiro de 2008

AINDA NO CENTENÁRIO DO FREVO...

O Frevo é um ritmo pernambucano derivado da marcha e do maxixe. Surgido no Recife no final do Século XIX, o frevo se caracteriza pelo ritmo extremamente acelerado. Muito executado durante o carnaval, eram comuns conflitos entre blocos de frevos, em que capoeiristas saíam à frente dos seus blocos para intimidar blocos rivais e proteger seu estandarte. Da junção da capoeira com o ritmo do frevo nasceu o passo, a dança do frevo. Até as sombrinhas coloridas seriam uma estilização das utilizadas inicialmente como armas de defesa dos passistas.A dança do frevo pode ser de duas formas, quando a multidão dança, ou quando passistas realizam os passos mais difíceis, de forma acrobática. O frevo possui mais de 120 passos catalogados.
A palavra frevo vem de ferver, por corruptela, frever, que passou a designar: efervescência, agitação, confusão, rebuliço; apertão nas reuniões de grande massa popular no seu vai-e-vem em direções opostas, como o Carnaval.

TIPOS DE FREVO:

Frevo de rua - São frevos tocados por orquestras instrumentais, sem adição de nenhuma voz cancionando, somente instrumental.
Nos anos 30, com a popularização do ritmo pelas gravações em disco e sua transmissão pelos programas do rádio, convencionou-se a dividir o frevo em "frevo de rua" - quando puramente instrumental. E ainda há subdivisões a partir do frevo de rua: o "frevo de abafo", em que predominam as notas longas tocadas pelos metais, com a finalidade de abafar o som da orquestra rival; " frevo-coqueiro", uma variante do primeiro, formado por notas curtas e andamento rápido; o "frevo-ventania", de uma linha melódica bem movimentada; e o chamado " frevo-de-salão", um misto dos três outros tipos que, como o nome já diz, é próprio para o ambiente dos salões.

Frevo canção - É derivado da ária (composição musical escrita para um cantor solista), tem uma introdução orquestral e andamento melódico, típico dos frevos de rua. É seqüenciado por uma introdução forte de frevo, seguida de uma canção, concluindo novamente com frevo.

Frevo de bloco - É um frevo executado por orquestra de pau e cordas. É chamado pelos compositores mais tradicionais de "marcha-de-bloco". É característico dos "Blocos Carnavalescos Mistos" do Recife.


CLUBES CARNAVALESCOS MISTOS OU CLUBES DE FREVO:
:: Das Pás - fundado em 1888
:: Vassourinhas - fundado em 1889
:: Lenhadores - fundado em 1897
:: Amantes das Flores - fundado em 1919
:: Prato Misterioso - fundado em 1919
:: Toureiros de Santo Antônio - fundado em 1924
:: Transporte em Folia - fundado em 1936

Estes são alguns dos Clubes Carnavalescos ainda em atividade nos festejos do carnaval de Pernambuco.

0 comentários:

LinkWithin