quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

CURIOSIDADES DA MPB

O cantor e compositor Gonzaguinha não escondia uma certa admiração pelo cantor Agnaldo Timóteo, uma pessoa que, segundo Gonzaguinha, "sabe segurar a barra de viver o permitido e o não permitido". Na década de 70 os dois eram contratados da mesma gravadora (EMI) e acabaram tornando-se amigos.
Uma certa madrugada, no fim dos anos 70, Gonzaguinha ouviu o amigo Timóteo queixar-se de seus desencontros do relacionamento com Paulo Cesar Souza, o Paulinho (para quem Agnaldo Timóteo compôs A bolsa do posto três, sucesso de timóteo na decada de 70). O resultado da conversa foi a composição Grito de alerta, título sugerido pelo próprio Agnaldo Timóteo: "Primeiro você me alucina/ me entorta a cabeça/ e me bota na boca/ um gosto amargo de fel..." Gonzaguinha, entretanto, não deu exclusividade da gravação para o amigo, e Grito de alerta foi entregue também a cantora Maria Bethânia - fato que provocou o ciúme de Timóteo: "Eu fiquei pau da vida com o gonzaguinha porque aquela história era minha, eu deveria ter sido até parceiro dele na música. Eu falei: Puta que pariu, Gonzaguinha, então eu te conto uma história de minha cama e você dá a música para a Bethânia gravar!?"

ARAÚJO, Paulo Cesar de. Eu não sou cachorro não - 5 edição - Rio de janeiro: Record,2005 (Pág. 207)

3 comentários:

Lidiane Lahass disse...

Vc sabe a real história da Musica do Tom Jobim, Desafinado?
Se souber, poderia enviar para o meu e-mail...
lidianelahass@hotmail.com

Obrigada

Nathalia disse...

Uma correção: O trecho é "Primeiro você me azucrina" e não 'alucina'.

brunonegromonte disse...

Oi Nathália!! também estranhei a letra do Gonzaguinha quando li no livro do Paulo, porém procurei reproduzir na íntegra o que havia escrito no livro dele. Obrigado pelo comentário!

LinkWithin