sexta-feira, 21 de agosto de 2009

20 ANOS SEM O MALUCO E A BELEZA DE SUAS CANÇÕES

Agora em agosto mais uma vez a imagem do Maulo Beleza se vê cultuada por fãs e admiradores de sua obra. São 20 de ausência desde a data de 21 de agosto de 1989, quando foi noticiada a morte de Raulzito aos 44 anos. O último disco lançado em vida foi feito em parceria com Marcelo Nova, intitulado A Panela do Diabo, que foi lançado pela Warner Music Brasil um dia após sua morte. Raul Seixas faleceu no dia 21 de agosto de 1989, aos 44 anos. Seu corpo foi encontrado às oito horas da manhã, pela sua empregada, Dalva. Foi vítima de parada cardíaca: seu alcoolismo, agravado pelo fato de ser diabético, e por não ter tomado insulina na noite anterior, causaram-lhe uma pancreatite aguda fulminante. O LP A Panela do Diabo vendeu 150.000 cópias, rendendo ao Raul um disco de ouro póstumo, entregue à sua família e também a Marcelo Nova (parceiro de Raul, com quem gravou o LP), tornando-se assim um dos discos de maior sucesso do eterno Maluco Beleza.

Biografia
Filho do casal Raul Varella Seixas e Maria Eugênia Seixas, Raul cresceu na cidade de Salvador um tanto estagnada, alheia aos progressos de uma modernidade que passava ao largo da capital baiana. Tinha um irmão, quatro anos mais novo, Plínio Seixas.
Em casa obtém uma cultura que o faz adiantar-se àquilo que era ensinado nas escolas, mergulhando nos livros que tinha à disposição, na biblioteca do pai. Até o final de sua vida, sempre foi avançado para sua época, o que é comprovado pelas músicas por ele compostas e que até hoje são executadas.

Primórdios
Seu gosto musical foi se moldando: primeiro, no rádio, acompanha o sucesso de Luiz Gonzaga, e nas viagens, onde acompanha o pai (inspetor de ferrovia), ouve os matutos desfiarem repentes - e esta "raiz" nordestina nunca o abandonara. Raul Seixas era um garoto muito tímido na infância e na adolescência, e só vivia trancado no quarto lendo e compondo. Seu sonho no inicio era ser um escritor, até o Rock n Roll aparecer em sua vida. Nesse momento, nas telas dos cinemas, encanta-se com o talento de Elvis Presley, de quem torna-se fã - e aponta-lhe o rumo musical: o Rock'n Roll. Sempre gostou também de clássicos do rock dos anos 50 e 60.
Juntamente com alguns amigos de Salvador, monta um conjunto, "Os Relâmpagos do Rock", mais tarde "The Panters", e por último conhecido como "Raulzito e os Panteras". Fazem shows no estado, e, a convite do amigo Jerry Adriani, vai para o Rio de Janeiro gravar um disco pela gravadora Odeon, em 1967 - que foi um total fracasso.

Após algum tempo, volta ao Rio, em 1970-71, contratado por outra gravadora - a CBS (atual Sony BMG). Ali participa da produção de diversos artistas da Jovem Guarda, como Jerry Adriani, Leno e Lilian e mais tarde Sérgio Sampaio, Diana, entre outros. Também compõe mais de 80 músicas para a Jovem Guarda, algumas de muito sucesso, como: Doce, Doce, Doce Amor, Sha-la-la-la, Tudo que é bom dura pouco, Ainda queima a esperança, Sha-la-la, e outras.
Mas nos anos 70 Raul acaba se rebelando. Aproveitando a ausência do presidente da empresa, Evandro Ribeiro, grava seu segundo LP (intitulado Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10), em que faz parceria com Sérgio Sampaio, Miriam Batucada e Edy Star. O disco, todavia, foi retirado do mercado sob o argumento de não se enquadrar à linha de atuação da gravadora.
Em 1972 participou do VII FIC (Festival Internacional da Canção), promovido pela Rede Globo, e conseguiu a classificação de duas músicas, "Let me sing" (um misto de baião e rockabilly) e "Eu Sou Eu Nicuri é o Diabo", o que lhe deu projeção nacional.

Sucesso e dor
No ano de 1973, Raul conseguiu um grande e estrondoso sucesso com a música "Ouro de Tolo", uma música com letra quase autobiográfica, mas também um deboche com a Ditadura e o Milagre econômico.
No mesmo ano foi contratado pela Philips (atual Universal Music), onde gravou o LP Krig-Ha, Bandolo, com o qual Raul finalmente alcançou o sucesso, estabelecendo a parceria com o hoje escritor Paulo Coelho e lançando músicas que viraram grandes HITS e clássicos, como: Metamorfose Ambulante, Mosca na Sopa, Ouro de Tolo, Al Capone, e etc. O Krig Ha Bandolo seria desde então uma grande referência da Obra de Raul.

Raul Seixas finalmente alcançou grande repercussão nacional como uma grande promessa de um novo compositor e cantor. Porém logo a imprensa e os fãs da época foram aos poucos percebendo que Raul não era apenas um cantor e compositor.
No ano de 1974, por divulgar a Sociedade Alternativa, com Paulo Coelho nas suas apresentações, acabou sendo preso e torturado pelo DOPS, exilando-se nos Estados Unidos. No entanto, o sucesso do seu LP Gitã e da música Gita, que lhe rendeu um disco de ouro, após vender 600.000 cópias, fazem-no retornar ao Brasil. Neste ano separa-se de sua primeira mulher, Edith Wisner, com quem teve uma filha chamada Simone.
Em 1975, casa-se com Gloria Vaquer, e grava o LP "Novo Aeon", onde Raul compôs, uma de suas músicas mais conhecidas, Tente Outra Vez.
Em 1976, grava o disco "Há Dez Mil Anos Atrás", que também é um LP recheado de clássicas composições, e tem sua segunda filha, Scarlet.
Raul Seixas lançou mais outros três discos pela WEA (hoje Warner Music Brasil), a partir de 1977, que fizeram sucesso de público e desgosto na crítica (O Dia Em Que A Terra Parou, Mata Virgem e Por Quem Os Sinos Dobram). Por volta deste período, intensifica-se a parceria com o amigo Cláudio Roberto, com quem Raul comporia várias de suas canções mais conhecidas, como "Maluco Beleza", "O Dia em que a Terra Parou", "Rock das Aranhas", "Aluga-se" etc.
partir do ano de 1978, começa a ter problemas de saúde devido ao consumo de álcool, que lhe causa a perda de 1/3 do pâncreas. Separa-se de Glória, que vai embora para os EUA levando a filha Scarlet. Neste ano, conhece Tania Menna Barreto, com quem passa a viver.
o ano de 1979, separa-se de Tania. Começa então a depressão de Raul Seixas junto com uma internação para tratar do alcoolismo,. Conhece Angela Affonso Costa, a Kika Seixas, sua quarta companheira.

Ocaso
No ano de 1980, assinando novamente contrato com a CBS, lançou apenas mais um álbum (Abre-te Sésamo) e rescindiu o contrato.
Em 1981 nasce a terceira filha, Vivian, fruto de seu casamento com Kika.
Seus dois discos seguintes (Raul Seixas - 1983 e Metrô linha 743 - 1984) e o livro As Aventuras de Raul Seixas na Cidade de Thor fizeram sucesso, mas depois Raul teve as portas fechadas novamente, devido ao seu consumo excessivo de álcool e constantes internações para desintoxicação.
Em 1985, separa-se de Kika Seixas. Faz um show, em 1 de dezembro deste ano, no Estádio Lauro Gomes, na cidade de São Caetano do Sul. Só voltaria a pisar no palco no ano de 1988, ao lado de Marcelo Nova.
Conseguindo um contrato com a gravadora Copacabana, em 1986 (de propriedade da EMI), grava um disco que foi grande sucesso entre os fãs, (UAH-BAP-LU-BAP-LA-BEIN-BUM - 1987) estando presente até em programas de televisão, como o Fantástico. Nesta época, conhece Lena Coutinho, que se torna sua companheira. A partir desse ano, estreita relações com Marcelo Nova (fazendo uma participação no LP "Duplo Sentido", da banda Camisa de Vênus).
Um ano mais tarde, 1988, já sozinho, faz seu último álbum solo (A Pedra do Gênesis). A convite de Nova, faz alguns shows em Salvador, após três anos sem pisar num palco.
No ano de 1989, faz uma turnê com Marcelo Nova, agora parceiro musical, totalizando mais de 50 apresentações pelo Brasil.

O livro Raul Seixas - Metamorfose Ambulante, escrito por Mário Lucena, Laura Kohan e Igor Zinza, com coordenação de Sylvio Passos, presidente do fã-clube que conviveu nove anos com o músico. A publicação é uma das homenagens aos 20 anos da morte do cantor e compositor, e será lançada até o final do mês.
Conforme o material de divulgação (ainda não li o livro), Raul Seixas - Metamorfose Ambulante aborda o fascínio do baiano por filosofia e comenta as várias inspirações para suas músicas. De acordo com Passos, Raul conseguiu “passar’ conceitos de filósofos como Platão e Sartre e tinha obsessão por Schopenhauer e Crowley.
Além disso, o livro enfoca a relação de Raul com seus parceiros musicais (como Paulo Coelho e Marcelo Motta), os assuntos polêmicos que moveram a imprensa (discos voadores, drogas, Jerry Lee, John Lennon, etc), a ligação com a família e até com o Capeta...
O livro terá como brinde o CD Alquimia, com 14 músicas da cantora portuguesa Carina Freitas, um psiquiatra de adolescentes que se apaixonou pelas letras e pelo som de Raul. Ela gravou Canção para minha morte e escreveu Alquimia, segredo guardado em homenagem a Raulzito.
livro sairá pela editora B&A, terá 260 páginas e também será vendido em bancas de jornal por RS 29,90.



DISCOGRAFIA

1968 - Rauzito E Os Panteras
Faixas:
01 - Brincadeira
02 - Por que pra que
03 - Um minuto mais
04 - Vera verinha
05 - Você ainda pode sonhar
06 - Menina de amaralina
07 - Triste Mundo
08 - Dê-me tua mao
09 - Alice Maria
10 - Me deixe em paz
11 - Trem 103
12- O dorminhoco


1971 - Sessão das Dez
Faixas:
01 - Êta vida
02 - Sessão das dez
03 - Eu vou botar pra ferver
04 - Eu acho graça
05 - Chorinho inconsequente
06 - Quero ir
07 - Soul tabarôa
08 - Todo mundo esta feliz
09 - Aos trancos e barrancos
10 - Eu nao quero dizer nada
11 - Dr.Pacheco
12 - Finale


1973 - Krig-ha Bandolo
Faixas:
01 - Intro Good rockin’ tonight
02 - Mosca na sopa
03 - Metamorfose ambulante
04 - Dentadura postiça
05 - As minas do rei salomao
06 - A hora do trem passar
07 - Al capone
08 - How could o know


1973 - O Rebu (Trilha Sonora Da Novela Composta Por Raul Seixas E Paulo Coelho)
Faixas:
01 - Como Vovó Já Dizia (Raul Seixas)
02 - Porque – 2:02 (Interpretação: Sônia Santos)
03 - Planos de Papel (Raul Seixas)
04 - Catherine (Paulo Coelho)
05 - Murungando (Raul Seixas)
06 - O Rebu (Interpretação: Orquestra Som Livre)
07 - Salve a Mocidade (Luiz Reis)
08 - Um Som Para Laio (Raul Seixas)
09 - Se o Rádio Não Toca (Fábio)
10 - Água Viva (Raul Seixas)
11 - Tema Dançante (Roberto Menescal)
12 - Vida a Prestação (Trama)
13 - Senha (Paulo Coelho)
14 - Trambique (Adilson Manhães, João Roberto Kelly)


1973 - Os 24 Maiores Sucessos Da Era Do Rock
Faixas:
01 - Abertura
02 - Rock around the clock-blue sued shoes-tut
03 - Rua algusta, o bom
04 - poor little fool-bernadine
05 - Estupido cupido-banho de lua lacinho
06 - The great pretender
07 - Diana-Little Darling-ho carol-runaway
08 - Marcianita é proibido fumar-pega ladrao
09 - Jambalaya=Shake rattle ra
10 - Only you
11 - Vem quente que eu estou fervendo


1974 - Gita
Faixas:
01 - Super Heróis
02 - Medo da chuva
03 - As aventuras de Raul Seixas na Cidade de Thor
04 - Água viva
05 - Moleque maravilhoso
06 - Sessão das dez
07 - Sociedade alternativa
08 - O trem das 7
09 - S.O.S
10 - Prelúdio
11 - Loteria da babilonia
12 - Gita


1975 - Novo Aeon
Faixas:
01 - Tente outra vez
02 - Rock do diabo
03 - A maçã
04 - Eu sou egoista
05 - Caminhos
06 - Tú es o MDC da minha vida
07 - A verdade sobre a nostalgia
08 - Para nóia
09 - Peixuxa (O amiguinho dos peixes)
10 - É o fim do mês
11 - Sunseed
12 - Caminho II
13 - Novo aeon


1976 - Há 10 Mil Anos Atrás
Faixas:
01 - Canto para minha morte
02 - Meu amigo pedro
03 - Ave maria da rua
04 - Quando você crescer
05 - O dia da saudade
06 - Eu tambem vou reclamar
07 - As minas do rei salomao
08 - O homen
09 - Os numeros
10 - Cantiga de ninar
11 - Eu nasci há dez mil anos atras

D

1977 - Raul Rock Seixas
Faixas:
01 - My way-trouble
02 - The diary
03 - My baby left me-thirty days-rip it up
04 - All I have to do si dream-put your head is
05 - Do you know What it means to kiss new orle
06 - lucilli corrine corrina
07 - Read Teddy-hard headid
08 - Just because
09 - Bye bye love be bop a lula
10 - Blue moon of kentucky-asa branca


1978 - O Dia Em Que A Terra Parou
Faixas:
01 - Tapanacara
02 - Maluco Beleza
03 - O dia em que a terra parou
04 - No fundo do quintal da escola
05 - Eu quero mesmo
06 - Sapato 36
07 - Você
08 - Sim
09 - Que Luz é essa
10 - De cabeça para baixo


1979 - Mata Virgem
Faixas:
01 - Judas
02 - As profecias
03 - Tá na hora
04 - Planos de papel
05 - Conserve seu medo
06 - Negocio é
07 - Mata Virgem
08 - Pagando Brabo
09 - Magia de amor
10 - Todo mundo explica


1979 - Por Quem Os Sinos Dobram
Faixas:
01 - Ide a min Dadá
02 - Diamante de mendigo
03 - A ilha da fantasia
04 - Na rodoviaria
05 - Por quem os sinos dobram
06 - O segredo do universo
07 - Dá-lhe que dá
08 - Movido a Alcool
09 - Réquiem para uma flor


1980 - Abre-te Sésamo
Faixas:
01 - Abra-te Sezamo
02 - Aluga-se
03 - Anos 80
04 - Angela
05 - Conversa pra boi durmir
06 - Minha viola
07 - Rock das Aranhas
08 - O conto so sabio chinês
09 - Só pra variar
10 - Baby
11 - É meu Pai
12 - A beira do pantanal


1983 - Raul Seixas
Faixas:
01 - D.D.I. - (Discagem Direta Interestelar) (Raul Seixas / Kika Seixas)
02 - Coisas do Coração - (Raul Seixas / Kika Seixas / Cláudio Roberto)
03 - Coração Noturno - (Raul Seixas / Kika Seixas / Raul Varella Seixas)
04 - Não Fosse O Cabral - (Penniman / Bocage / Collins / Smith) versão para Slippin' and Slidin' de: Raul Seixas.
05 - Quero Mais - (Raul Seixas / Kika Seixas / Cláudio Roberto)
06 - Lua Cheia - (Raul Seixas)
07 Carimbador Maluco - (Raul Seixas)
08 - Segredo da Luz - (Raul Seixas / Kika Seixas)
09 - Aquela Coisa - (Raul Seixas / Kika Seixas / Cláudio Roberto)
10 - Eu Sou Eu, Nicurí É O Diabo - (Raul Seixas)
11 - Capim Guiné - (Raul Seixas / Wilson Aragão)
12 - Babilina - (Vicent / Davis) versão de: Raul Seixas)
13 - So Glad You're Mine - (Arthur Big Boy Crudup)


1983 - Ao Vivo Único E Exclusivo
Faixas:
01 - My Baby Left Me
02 - Ain’t She Sweet
03 - So Glad You’re Mine
04 - Do You Know What It Means To Miss New Orleans
05 - Barefoot Ballad
06 - Blue Moon of Kentucky
07 - Asa Branca
08 - Roll Over Beethoven
09 - Blue Suede Shoes
10 - Be Bop A Lula


1983 - Raul Vivo
Faixas:
01 - Rock do diabo (Paulo Coelho - Raul Seixas)
02 - So glad you’re mine (Arthur Crudup)
03 - My baby left me (Arthur Crudup)
04 - Ain’t she sweet(Yellen - Ager)
05 - Do you know what it means to miss New Orleans (Loius Alter)
06 - Barefoot ballad (Lee Morris - Dolores Fuller)
07 - Blue moon of Kentucky (Monroe)
08 - Asa branca (Luiz Gonzaga-Humberto Teixeira)
09 - Roll over Beethoven (Chucky Berry)
10 - Blue suede shoes (Carl Perkins)
11 - Be-bop-a-lula (Vincent - Davis)
12 - Rock das aranhas (Cláudio Roberto - Raul Seixas)
13 - Maluco beleza (Cláudio Roberto - Raul Seixas)
14 - Sociedade alternativa (Paulo Coelho - Raul Seixas)



1984 - Metrô Linha 743
Faixas:
01 - Metrô Linha 743 (Raul Seixas)
02 - Um Messias Indeciso (Raul Seixas / Kika Seixas)
03 - Meu Piano (Raul Seixas / Kika Seixas / Cláudio Roberto)
04 - Quero Ser O Homem Que Sou (Dizendo a verdade)
05 - Canção do Vento (Raul Seixas / Kika Seixas)
06 - Mamãe Eu Não Queria (Raul Seixas)
07 - Mas I Love You (Prá Ser Feliz) (Rick Ferreira / Raul Seixas)
08 - Eu Sou Egoísta (Raul Seixas / Marcelo Motta)
09 - O Trem das Sete (Raul Seixas)
10 - A Geração da Luz (Raul Seixas / Kika Seixas)



1985 - Let Me Sing My Rock N Roll

Faixas:
01 - Let Me Sing, Let Me Sing (Nadine Wisner/Raul Seixas)
02 - Teddy Boy, Rock e Brilhantina (Raul Seixas)
03 - Eterno Carnaval (Raul Seixas)
04 - Caroço de Manga ( Raul Seixas/ Paulo Coelho)
05 - Loteria da Babilônia (Raul Seixas/ Paulo Coelho)
06 - Não Pare Na Pista (Raul Seixas/ Paulo Coelho)
07 - Como Vovo Já Dizia (Raul Seixas/ Paulo Coelho)
08 - Um Som Para Laio (Raul Seixas)
09 - Rua Augusta (Hervé Cordovil)
10 - O Bom (Carlos Imperial)
11 - Canto Para A Minha Morte (Raul Seixas/ Paulo Coelho)
12 - Love Is Magick (Raul Seixas / Spacey Glow)
13 - Blue Moon Of Kentucky (Bill Monroe)
14 - Asa Branca (Luiz Gonzaga/ Humberto Teixeira)


1986 - Raul Rock Seixas 2
Faixas:
01 - As Aventuras de Raul Seixas na Cidade de Thor
02 - Não Pare na Pista
03 - Tu És o MDC da Minha Vida
04 - A Verdade Sobre a Nostalgia
05 - Teddy Boy, Rock e Brilhantina
06 - Loteria da Babilônia
07 - Como Vovó Já Dizia
08 - Al Capone
09 - Ave Maria da Rua
10 - Um Som para Laio
11 - Rockixe
12 - S.O.S.


1987 - Uah-Bap-Lu-Bap-Lah-Be n-Bum
Faixas:
01 - Abertura quando acabar…
02 - Cow Boy fora da lei
03 - Paranoia II (Baby Baby Baby)
04 - I’am Gita
05 - Cambalache
06 - Loba
07 - Canceriano sem lar
08 - Gente
09 - Cantar


1988 - A Pedra Do Gênesis
Faixas:
01 - Abre-te Sésamo
02 - Carimbador Maluco
03 - D.D.I. (Discagem Direta Interestelar)
04 - Mamãe, Eu Não Queria
05 - Quando Acabar O Maluco Sou Eu
06 - Cowboy Fora Da Lei
07 - Não Quero Mais Andar Na Contra Mão (No No Song)
08 - A Lei
09 - A Pedra Do Genesis
10 - Fazendo O Que O Diabo Gosta
11 - Você Ainda Pode Sonhar (Lucy In The Sky With D.)
12 - Menina De Amaralina - Raulzito E Os Panteras
13 - Rock ´N´ Roll - Raul Seixas & Marcelo Nova


1989 - A Panela Do Diabo
Faixas:
01 - Be Pop A Lula (Vincent / Davis)
02 - Rock’N Roll (Marcelo Nova / Raul Seixas)
03 - Carpinteiro Do Universo (Raul Seixas / Marcelo Nova)
04 - Quando Eu Morri (Marcelo Nova)
05 - Banquete De Lixo (Marcelo Nova / Raul Seixas)
06 - Pastor João e a Igreja Invisível (Raul Seixas / Marcelo Nova)
07 - Século XXI (Marcelo Nova / Raul Seixas)
08 - Nuit (Raul Seixas / Kika Seixas)
09 - Best Seller (Marcelo Nova / Raul Seixas)
10 - Você Roubou Meu Videocassete (Raul Seixas / Marcelo Nova)
11 - Cãimbra No Pé (Raul Seixas / Marcelo Nova)

1 comentários:

Marcelo Amorim disse...

Bruno, seu blog tem tudo que ver com o meu Notas & Trilhas, por isso já está linkado lá. Depois volto pra degustar melhor seus posts. Um abraço

LinkWithin