sexta-feira, 5 de junho de 2009

ACCIOLY NETO

Nome de peso entre compositores nordestinos, e pouco divulgado como intérprete, dizem os forrozeiros de plantão que basta-se ir a um show de forró, que vamos escutar alguma música da obra do pernambucano Accioly Netto . Em 1978 o cantor Paulo Diniz gravou "Severina cooper (It's not mole não)" de sua autoria. Em 1980, a cantora Vanusa gravou "Maria maravilha". Em 1981 teve a música "Primavera", parceria com Carlos Alexandre gravada pelo próprio. Em 1988, teve a música "Engano seu" gravada por Vanusa na Discoban. Teve diversas músicas gravadas pelo cantor Flávio José, entre as quais, "Espumas ao vento", "Saudade da boa" e "Quando bate o coração", entre outras. Jorge de Altinho gravou "Raio de luar" e "Mal de amor", essa última, parceria entre os dois. Em 1998 o sanfoneiro baiano Edgar Mão-Branca regravou "Severina cooper". Em 2003, teve a música "Canção da saudade" gravada pelo cantor e ator Jackson Antunes no CD "Pé de serra". Em 2007, sua composição "A natureza das coisas" foi gravada por Elba Ramalho no CD "Qual o assunto que mais lhe interessa", lançado pelo selo Ramax, de propriedade da cantora.

O Cd “Meu Forró” foi gravado oito dias antes dele morrer de aneurisma cerebral e traz Accioly Netto interpretando suas próprias composições. Esse álbum conta com músicas tipo ; "Minha gata", gravada anteriormente pelo grupo paulista Falamansa; "Espumas Ao Vento" e "Lembranças De Um Beijo", ambas sucessos com Fagner; "Gosto De Você", que estourou na voz de Novinho da Paraíba e "Canção De Saudade", na voz da Amelinha.

Alguns de seus sucessos: A natureza das coisas • Asas da ilusão • Avoante • Canção da saudade • Engano seu • Espumas ao vento • Lembrança de um beijo • Mal de amor (c/ Jorge de Altinho) • Maria maravilha • Me diz, amor • Primavera (c/ Carlos Alexandre) • Quando bate o coração • Raio de luar • Saudade da boa • Severina cooper (It'S not mole não)

As faixas que compõem o cd “Meu Forró” são as seguintes:
01 - Asas da ilusão
02 - Canção de saudade
03 - Chororo (Respondeu no coraçao)
04 - Espumas ao Vento
05 - Gosto de você
06 - Lembrança de um beijo
07 - Maquina de fazer doido
08 - Me da meu coração
09 - Me diz amor
10 - Mel e Aveloz
11 - Minha Gata
12 - Quando bate o coraçao
13 - Saudade da boa
14 - Trancelim

3 comentários:

Telma Virginia disse...

Accioly Neto meu cunhado foi um grande artista e grande compositor, mas nasceu em Pernambuco numa época que artistas não tinham valor, hoje sei que ele seria mais respeitado e admirado no seu grande valor artístico como compositor e interprete. Accioly Neto VIVE!

Anônimo disse...

Como sou roqueiro de corpo e alma, recomendo os álbuns Forró Rock e Diabólica Trindade, ambos da década de 80, nos quais o Accyoly fez uma belíssima incursão no Forrock setentista.
Levi Leal (levigleal@hotmail.com)

brunonegromonte disse...

Pois é Levi!! Muita gente desconhece essa fase do Accioly antes de se tornar uma referência como compositor de forró. São discos muito bons esses da década de 80. Gosto muito do Diabólica trindade e suas faixas. Duas de minhas prediletas são a "Só por teimosia" e a "No nosso é refresco".

LinkWithin