quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

ZÉ RICARDO

Filho de uma grande fã da Motown e de um assíduo freqüentador de rodas de samba e choro do Rio de Janeiro o cantor, compositor e produtor musical Zé Ricardo, começou a chamar atenção com sua música, no início dos anos 90. Ele junta um violão rítmico na melhor tradição de João Bosco, Gilberto Gil e Djavan; refrões certeiros que grudam na cabeça; dicção limpa, música cantada em português; ao requinte de seu tempero samba-soul-jazz. Uma alma sonora que mescla o pop negro ..Made in USA.. à estética brasileira de ritmos, harmonias e melodias. O seu cd solo de estréia ..Zé Ricardo.. (1998 pela WEA), recebeu importantes aplausos da crítica que o considerou um expoente da nova geração da MPB!

Em 2002, lançou o segundo cd, o também muito elogiado, ..Tempero.. e em 2005 lançou no Brasil e em Portugal o seu terceiro cd, junto com o DVD ..Zé Ricardo ao Vivo.., um projeto ambicioso da Nega Produções em parceria com as produtoras AM2, Cinerama e a Link Digital com direção de Adriana Milagres. Nesse projeto ele contou com a participação de ídolos da música brasileira como Djavan, Sandra de Sá, Ed Motta, Toni Garrido e também do americano Victor Brooks. A carreira lançada também no exterior resultou na montagem do seu novo show ..Gravidade Groove.. apresentado no maior festival de música do Mundo, Rock in Rio Lisboa em junho de 2006. Nesse show Zé Ricardo traz o elemento eletrônico para sua sonoridade black. Samba, Soul, Hip Hop e certa dose de Rock´n Roll, compõem o repertório que ressalta a boa brasilidade em diferentes estilos. Agora ele esta na fase de pré-produção de seu novo cd que será lançado ainda esse ano (2008).

Zé Ricardo é fera, é bicho solto, como diria o ídolo e maior influenciador Djavan. Em seu 3° CD e 1° DVD, o cantor, compositor e guitarrista chama para si a responsabilidade de ser um dos representantes da nova “Música Preta Brasileira” (nome do grupo que forma com Sandra de Sá e Toni Garrido, que relê a obra dos mestres da black music). No disco, Zé lembra canções dos álbuns anteriores, “Você Me Ama e Não Sabe” e “Tempero” (o samba “Sexta-Feira”, a suingada “É Tão Bom”, a djavaneada “Azul Que Vale a Pena”, com incremento de scratches), presta tributos nada óbvios (“Ela Partiu” e “Bom Senso”, músicas menos conhecidas de Tim Maia; “Mas Que Nada”, de Jorge Ben Jor, com citação de “Água de Beber”, de Tom e Vinicius; “Never Can Say Goodbye”, famosa com Gloria Gaynor, em releitura funkeada) e atrai um timaço de convidados. Destaque para as baladas de acento soul, com os vocais de Djavan (“Eu Não Te Amo Mais”), Ed Motta (“Beijo do Olhar”) e Sandra de Sá (“Gostava de Ir”), além do encontro com os parceiros Sandra e Toni em “Bom Senso”. O som de Zé Ricardo é samba, funk, rap, soul, groove é traz um pouco de cada um desses convidados, de Tim Maia, Cassiano e dos melhores “gringos”.



Discografia:

Zé Ricardo

Faixas:
01 - Você chegou
02 - Me sinto livre
03 - Gosta de chuva
04 - Perfume
05 - Já
06 - Queda
07 - O show não pode parar
08 - Nossas tardes
09 - Loucura do tempo
10 - Sonho anunciado
11 - Movimento (vinheta)
12 - Acorde lindo
13 - Você me ama e não sabe



Tempero

Faixas:
01 - Intro
02 - Tempero
03 - Azul que vale a pena
04 - Sexta-feira
05 - Samba no funk
06 - É tão bom
07 - Beijo no olhar
08 - Vai pegar
09 - Deixa chover
10 - Só de amor
11 - Sabe tudo, sabe nada
12 - A beleza é você menina
13 - Gostava de ir
14 - Dançando com a vida



Zé Ricardo e Convidados Ao Vivo

Faixas:
01 - Dançando com a Vida (Zé Ricardo e Sandra de Sá)
02 - Sexta-Feira (Zé Ricardo, Sandra de Sá e Renata Arruda)
03 - Eu Não Te Amo Mais - Participação especial: Djavan (Zé Ricardo)
04 - Com Ela (Zé Ricardo e Jorge Salomão)
05 - Where Do We Go (Tudo Parou) - Participação especial: Victor Brooks
(Victor Brooks) - (Versão: Zé Ricardo)
06 - Mas Que Nada (Jorge Ben Jor)
07 - Beijo do Olhar - Participação especial: Ed Motta (Zé Ricardo e Thalma
de Freitas)
08 - É Tão Bom (Zé Ricardo e Paula Lima)
09 - Gostava de Ir - Participação especial: Sandra de Sá (Zé Ricardo, Sandra
de Sá e Renata Arruda)
10 - Azul Que Vale a Pena (Zé Ricardo)
11 - Samba no Funk - Participação especial: Ivo Meirelles (Zé Ricardo)
12 - Você Chegou (Zé Ricardo e Régis Faria)
13 - Never Can Say Gooodbye - Participação especial: Victor Brooks
(Clifton Davis)
14 - Ela Partiu (Tim Maia)
15 - Bom Senso (Participações especiais: Toni Garrido e Sandra de Sá)
(Tim Maia)

0 comentários:

LinkWithin