quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

MEMÓRIA MUSICAL BRASILEIRA

Djavan / Luz (1982)

Por Marlos Degani


Gravado em Los Angeles e produzido por Ronnie Foster, Luz, quinto disco de Djavan, completa 30 anos ao longo de 2012 e representa uma enxurrada de canções que marcaram a carreira do cantor/compositor e também da música brasileira. Luz é composto de dez canções e simplesmente oito sucessos: Pétala, Açaí, Sina, Esfinge, Capim, Luz, Nobreza e Samurai. É a musicalidade de Djavan adicionada à tecnologia que Gil já utilizara em Realce, lançado em 1979, com orquestração de primeiro mundo e tecnologia de ponta.

Luz é um disco sofisticado e mais África, digamos assim, do que o Realce. Como sempre defendeu o nosso Roberto Lara, Djavan é todo musical e nada poético. De fato, a maioria das letras dele é ininteligível: Açaí, zum de besouro um imã... Mas, por outro lado, a pegada rítmica, o suingue e riqueza melódica são de arrepiar. Tanto é que Djavan é um dos artistas brasileiros mais gravados no exterior.

Samurai conta com a participação de Stevie Wonder na harmônica. Wonder dispensa maiores apresentações. Trata-se de um dos maiores músicos do mundo. E fez de Samurai uma música do planeta.

Luz é um disco divino. São poucos assim. Pouquíssimos, aliás. Há discos especiais e magníficos pelo conceito original de composição e podem ser considerados indispensáveis; Luz é indispensável musicalmente e tem um quê de simplicidade não simplória que arrebata os mais carrascos críticos. Amo Nobreza, amo Samurai, amo Sina, amo Esfinge, amo Pétala, enfim, amo Luz, o disco.

Faixas:
01 - Samurai (Djavan) (Participação especial: Stevie Wonder) (4:44)
02 - Luz (Djavan) (4:08)
03 - Nobreza (Djavan) (2:31)
04 - Capim (Djavan) (4:19)
05 - Sina (Djavan) (5:32)
06 - Pétala (Djavan) (4:46)
07 - Banho De Rio (Djavan) (4:35)
08 - Açaí (Djavan) (4:37)
09 - Esfinge (Djavan) (4:20)
10 - Minha Irmã (Djavan) (2:07)

0 comentários:

LinkWithin