domingo, 15 de fevereiro de 2009

CARNAVAL DE OLINDA TERÁ PROGRAMAÇÃO NOTURNA

Com um aumento de 12 para 15 polos de folia, Olinda anunciou nesta quinta-feira (12) a infra-estrutura que está sendo montada para o Carnaval 2009. Para os foliões - que entre turistas e pernambucanos devem somar 250 mil pessoas -, mais segurança, postos de saúde, centrais de informação e, claro, mais festa. "O Carnaval de Olinda é feito pela população. Nós apenas o organizamos para oferecer um bom evento a todos", disse Márcia Souto, secretária de Cultura e Patrimônio.

Conforme prometido desde o ano passado, a programação da cidade, famosa por dar os primeiros acordes de frevo já nas primeiras horas do dia, será estendida para a noite. Além dos shows nos palcos e das orquestras itinerantes que já cuidavam da animação nas ladeiras, desta vez algumas das mais movimentadas ruas - como o Amparo, Prudente do Moraes e São Bento - receberão grupos culturais para garantir a festa aos foliões que não descem para o Carnaval noturno do Recife. "Tinha quem dizia que Olinda perdia a qualidade de noite. Estamos fechando a agenda para que 18 agremiações façam a festa até as 23h", antecipou o secretário municipal de Turismo, Maurício Galvão.

Nos cinco dias de folia, mais de 700 agremiações, entre maracatus, escolas de samba, blocos e bonecos gigantes, vão desfilar. A abertura oficial do Carnaval será na quinta-feira (19), às 20h, no Polo Fortim, com shows de Alceu Valença, Eddie e Orquestra Contemporânea de Olinda. Mais cedo, às 7h30, haverá a lavagem simbólica das ladeiras.

A programação dos polos ainda não foi anunciada pela prefeitura, mas algumas atrações já estão definidas. No Fortim, se apresentarão Leci Brandão, Otto, Maciel Salu e Bonsucesso. No Polo Samba, no Alto da Sé, Patusco, Preto Velho e D'Breck comandam o gingado. Selma do Coco, Almir Rouche, além de maracatus, afoxés e blocos líricos são as atrações do Guadalupe. Em Sítio de Seu Reis, no Parque do Carmo, Monica Feijó, Zé Cafofinho, Quinteto Violado. Afoxés, maracatus e orquestras de frevo estão escaladas para o Bonsucesso.

Entre os polos, ainda estão o Afro Nação Xambá, Maracatu, o da Casa da Rabeca, os descentralizados de Peixinhos, Salgadinho, Rio Doce e Ouro Preto, o Encontro de Maracatu no Espaço Lumiara e o Passódromo, que este ano se muda para a Praça do Jacaré.

Em Olinda assim como em várias cidades e festas de Carnaval em 2009, Mestre Salu é o homenageado da folia. Segundo Márcia Souto, não houve voto popular este ano. "Houve unanimidade entre autoridades e agremiações pelo nome de Salu. Ele e Olinda são uma coisa só. Apesar de ser natural de Aliança, ele escolheu esta cidade para ele."

0 comentários:

LinkWithin