sábado, 9 de outubro de 2010

AS COINCIDÊNCIAS ENTRE JOHN LENNON E TOM JOBIM

Hoje ao abrir o Google me deparei com a notícia de que o Beatle John Lennon, se vivo estivesse, estaria completando 70 anos. O que muita gente não sabe é sobre as coincidências entre o famoso beatle e o nosso maestro Tom Jobim.
Os dois gênios da música morreram em um oito de dezembro, ambos em Nova York Um integrou a banda de rock mais famosa e influente de todos os tempos. O outro é considerado um dos inventores da bossa nova. Em comum, a data e o local da morte.Tom Jobim e John Lennon morreram em um 8 de dezembro, em Nova York, nos Estados Unidos. John Lennon nos deixou há quase 30 anos. A notícia, mesmo na era anterior à Internet, correu feito um jato pelo mundo. Afinal, o cantor, compositor e músico britânico foi assassinado em frente ao Dakota, edifício em que morava, em Nova York. Mark David Chapman, um fã obcecado por Lennon, havia conseguido um autógrafo do músico na manhã daquele mesmo dia, fato que foi registrado por um fotógrafo. Quem poderia imaginar que, horas depois, o mesmo cidadão faria tamanha loucura? O mundo ficou rapidamente de luto. As homenagens ao ex-beatle se espalharam pelos quatro cantos do planeta, frequentemente acompanhadas por pessoas cantando as músicas de Lennon, especialmente o hino pacifista Imagine. Quatorze anos depois, foi a vez de Tom Jobim tornar essa data motivo de luto. Na época, o cantor, compositor e músico carioca vivia uma fase das mais produtivas em sua carreira. Seu CD Antonio Brasileiro havia acabado de sair, com participações especiais de Dorival Caymmi e Sting. Um trabalho com alta qualidade artística, no qual Jobim se mostrava mais inspirado do que nunca. Mas um câncer na bexiga em estágio já adiantado acabou sendo constatado no músico em um ex
ame rotineiro, dias antes. Ele foi operado, mas dois dias depois, morreu de parada cardíaca, no hospital Mount Sinai, em Nova York, em 8 de dezembro de 1994. Lennon amava Nova York e Tom Jobim também se deu muito bem por lá, sendo presença constante na cidade americana. Outro fato em comum entre eles é que seus legados continuam sendo apreciados e cultuados por fãs nos quatro cantos do mundo, além de gerar novos produtos. No caso de Lennon, os discos dos Beatles mereceram um relançamento luxuoso em 2009, além do lançamento do game Beatles Rock Band, um sucesso de vendas. Tom Jobim é tema de documentário dirigido pelo cineasta Nelson Pereira dos Santos e idealizado por Marco Altberg, Paulo Jobim (filho do maestro soberano) e Miúcha (cantora e irmã de Chico Buarque)
Em homenagem a John Lennon, no ano em que se celebram seus 70 anos, além dos 30 anos de morte, cantoras brasileiras gravam canções de autoria de sua mulher. Yoko Ono como você nunca ouviu, em gravações exclusivas – em inglês – produzidas com esmero por grandes artistas, músicos e produtores. Um projeto único, para se curtir vozes prestigiosas num surpreendente repertório de Mrs. Lennon. Elogiada ao longo dos anos por Eric Clapton, David Bowie, Roberta Flack, Nile Rodgers e Robert Palmer, Yoko Ono existe para quem não tem preconceito. E este projeto é a prova de que não existe preconceito cultural para as grandes intérpretes de nossa música. Fugindo da obviedade de se lançar a homenagem a Lennon nas efemérides de seus 70 anos (09/10/2010) ou nos 30 anos de morte (08/12/2010), este lançamento conjunto dos CDs “Mrs. Lennon” e “Mr. Lennon” se dá por ocasião do Dia dos Namorados de 2010. É a forma que Discobertas encontrou de homenagear o mestre, não só com a reedição de um tributo gravado há 10 anos como também com a produção e o lançamento deste surpreendente projeto coletivo de releituras das canções de sua amada.

Mrs. Lennon (2010)
Faixas:
01 - Mrs. Lennon (Cida Moreira)
02 - Who Has Seen the Wind? (Hevelyn Costa)
03 - Listen, the Snow Is Falling (Ampslina)
04 - Death of Samantha (Digitaria)
05 - Why (Tetine)
06 - Midsummer New York (Fuzzcas)
07 - Sisters o Sisters (Doidivinas)
08 - Move On Fast (Marília Barbosa & Pelv’s)
09 - Yangyang (Silvia Machete)
10 - Kiss Kiss Kiss (Voz Del Fuego)
11 - Yes, I’m Your Angel (Mathilda Kovak)
12 - Don’t Be Scared (Isabella Taviani)
13 - I’m Moving On (Luen)
14 - Walking On Thin Ice (Katia B)
15 - It Happened (Angela Ro Ro)
16 - Goodbye Sadness (Zélia Duncan)

1 comentários:

Sonhos melodias disse...

Oi Bruno,
Dois grandes nomes de nossa música universal. Cada um em seu estilo mas que conquistaram o mundo. Valeu!
Bjs

LinkWithin