Gravadora está impedida de comercializar músicas do cantor na internet
O cantor Gilberto Gil venceu uma ação movida na Justiça contra a Universal Music. A gravadora - uma das maiores do mundo - utilizava contrato assinado na década de 1970, quando não existia internet, para comercializar obras do artista em meio virtual. A informação é da coluna de Ancelmo Gois, do jornal O Globo.
O comércio de conteúdo audiovisual antigo necessita de um acordo entre as partes, já que os contratos assinados no período anterior ao surgimento da internet não previa os novos recursos. Com a vitória de Gil na Justiça, a Universal Music perdeu o domínio sobre canções comoAquele abraço, Expresso 2222, entre outros sucessos do cantor.
Gil é um dos membros da Associação Procure Saber, que busca assegurar os direitos dos artistas brasileiros. Recentemente, a organização divulgou um manifesto contra o Google, questionando a reprodução de obras - em sites como o Youtube - sem o devido pagamento por direitos autorais. Também são engajados na causa cantores como Caetano Veloso, Roberto Carlos e Chico Buarque.
Fonte: Estado de Minas
0 comentários:
Postar um comentário