O rapper BNegão interpreta as "Canções Praieiras" de Dorival Caymmi (1914-2008) nesta edição do Música #EmCasaComSesc acompanhado pelo violonista Bernardo Bosisio. O disco de estreia do compositor baiano, lançado em 1954, tem clássicos da MPB como "É Doce Morrer no Mar" e "A Jangada Voltou Só". "Senti naquelas músicas o poder de me transportar pra dentro daquele universo, como se fosse um portal, há muito esquecido", diz o vocalista carioca, ao relembrar a primeira vez que ouviu os versos de Caymmi, aos 16 anos.
Com mais de três décadas de militância no underground carioca, BNegão gravou três álbuns com o Planet Hemp, três com os Seletores de Frequência e um com os Funk Fuckers. Dono de uma caneta afiada, é um dos mais destacados letristas da cena hip-hop do Rio de Janeiro. Violonista virtuoso, Bernardo Bosisio já acompanhou artistas como Paulo Moura (1932-2010), Márcio Montarroyos (1948-2007), Ed Motta, Virgínia Rodrigues e Arthur Verocai.
Violonista, poeta e cantor, Dorival Caymmi foi um dos mais respeitados e influentes compositores da música brasileira. Deixou como legado canções atemporais, como "Maracangalha", "Marina", "Doralice" e "Samba da Minha Terra". Nascido em Salvador, se valeu da cultura tradicional da cidade para compor. Em suas letras, criou um universo repleto de belezas e mistérios de uma Bahia mítica, em que o mar é um dos personagens principais, assim como aqueles que o navegam.
--------------------------
Setlist:
1. O VENTO
2. NOITE DE TEMPORAL
3. QUEM VEM PRA BEIRA DO MAR
4. PESCARIA
5. 2 DE FEVEREIRO
6. O BEM DO MAR
7. PROMESSA DE PESCADOR
8. MORENA DO MAR
9. RAINHA DO MAR
10. ITAPOÃ
11. O MAR
12. A JANGADA VOLTOU SÓ
13. É DOCE MORRER NO MAR
14. A LENDA DO ABATÉ
15. SAUDADE DE ITAPOÃ
16. CANÇÃO DA PARTIDA
*Todas composições de Dorival Caymmi.
0 comentários:
Postar um comentário