Na noite do maracatu, o palco do Marco Zero reverencia o samba
Por Bruno Negromonte
A polêmica é grande. Há quem defenda de que o nascedouro do samba tenha sido no Rio de Janeiro, há outros que acreditam que o ritmo tenha tido origem a partir do recôncavo baiano e há ainda os que acreditam que o surgimento do samba não tenha raízes africanas como defende o pesquisador Bernardo Alves. Para o pesquisador radicado em Pernambuco a ideia tão difundida de que o samba nasceu nas rodas da casa de Tia Ciata perde o sentido a partir de pesquisas realizadas pelo mesmo quando ele descobriu que tudo começara com índios catequizados do Nordeste. Em suas pesquisas, Bernardo identificou a presença da palavra samba em 1699, na Arte de Grammatica da Língua Brasílica da Naçan Kiriri, escrita pelo padre Luiz Vincêncio Mamiani, que vivia no alto sertão nordestino. Polêmicas à parte, o samba hoje é celebrado em todo o país e hoje invade o palco do Marco Zero com artistas pernambucanos e outros de projeção nacional. O Grupo Fundo de Quintal, o cantor e compositor Jorge Aragão são algumas das atrações desta noite dedicada ao samba, que apesar da polêmica de sua origem, é brasileiro nato.
Geraldo Azevedo, 70 anos
Também no bairro do Recife, na Praça do Arsenal, apresenta-se o cantor e compositor pernambucano Geraldo Azevedo, trazendo para a capital pernambucana o espetáculo comemorativo aos seus 70 anos de vida. Com uma vasta carreira e inúmeros sucessos, Geraldinho traz aos palcos da cidade ao longo deste carnaval a turnê que teve início no Circo Voador, no Rio de Janeiro, no último mês de janeiro. Um show contagiante e repleto de boas vibrações constituído essencialmente de frevos. No repertório clássicos do seu repertório como "Chorando e cantando", "Dia Branco", "Bicho de sete cabeças" entre outros e canções que não fazem parte de sua lavra como "Taj Mahal", do cantor e compositor Jorge Ben Jor.
Outros Polos
Além das fronteiras do bairro do Recife o carnaval também é tomado por diversas atrações. Nos bairros da cidade há atrações para todos os gostos. Nomes como Marcelo Jeneci, Nação Zumbi, Gonzaga Leal, Nando Reis, Lirinha, Cidade Negra, Alceu Valença entre outros grandes nomes da cultura pernambucana e nacional.
Confira a programação completa AQUI
0 comentários:
Postar um comentário