quinta-feira, 5 de novembro de 2020

MEMÓRIA MUSICAL BRASILEIRA

30 anos do álbum de estreia de Zélia Cristina, nome este que foi substituído por Zélia Duncan a partir do segundo álbum.



Outra Luz é o álbum de estreia da cantora e compositora Zélia Duncan, lançado quando a cantora ainda utilizava seu nome de batismo, Zélia Cristina. Lançado originalmente como LP em 1990, a gravadora Eldorado Records remasterizou o álbum e o re-lançou em CD quinze anos depois.


Contexto

Após o convite da Eldorado, Zélia gravou o disco “Outra Luz”, contudo não ficou completamente satisfeita com o resultado, considerando que o álbum não se parecia com ela. Com "Outra Luz" teve duas indicações para o prêmio Sharp, como revelação e melhor cantora pop-rock. O show fez sucesso e Zélia cantou em várias capitais.[1]

Em outubro de 1991 foi convidada para passar três meses nos Emirados Árabes cantando no hotel Meridien. Após o choque inicial, aceitou e os três meses viraram cinco. Esse período foi muito importante, uma vez que, além da música oriental, ela entrou em contato com a música de artistas que a influenciaram muito nos trabalhos posteriores: Joni Mitchell, Joan Armatrading, Sam Cooke, Ry Cooder e Peter Gabriel. Foi também um período criativo, Zélia passou a compor muito: a canção "O Meu Lugar", incluída no álbum "Zélia Duncan" de 1994, foi composta nesse período. Voltou para o Brasil em 1992 amadurecida pela experiência em Abu Dhabi, disposta para retomar seu trabalho, desta vez com material autoral e sonoridade acústica.
Faixas[editar | editar código-fonte]

O disco contém uma canção de autoria da cantora e outras regravações.

Faixas:
01 - "Outra Luz" (Christiaan Oyens - Zélia Duncan)
02 - "Prove" (Paulinho Lima - Luci)
03 - "De Onde Vem" (Going Home) (Walter Afanasiek - Kenny G)
04 - "Meus Olhos" (Cal Venturi - Silvia Patrícia)
05 - "Super Homem" (Gilberto Gil)
06 - "Que Cara Tem" (Klebi Nori - Luli - Lucina)
07 - "Astúcia" (Fussy Campelo)
08 - "Lagoa" (Toni Costa - Orlando Morais)
09 - "Segredo" (Luiz Melodia)
10 - "Pirataria" (Lee Marcussi - Rita Lee)

0 comentários:

LinkWithin