Por Matias José Ribeiro
Ouvido Absoluto é a série paulistana dedicada à música de câmara, com concertos realizados sempre aos sábados, ao meio-dia, no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura do Conjunto Nacional.
As atrações dos próximos concertos da série, a partir de 15 de Agosto, são o Duo Graffiti (Cássia Carrascoza & Ricardo Bologna);o duo Newton Carneiro & Michel Moraes, o Trid'Un (Peter Apps, Sérgio Burgani & Francisco Formiga) e o duo Antonio Carrasqueira & Guilherme Sparrapan.
Acima, à esquerda, o Duo Graffiti (Ricardo Bologna e Cássia Carrascoza); e, à direita, Newton Carneiro e Michel Moraes. Abaixo, à esquerda o Trid'Un (Peter Apps, Sérgio Burgani e Francisco Formiga); e, à direita, o duo Antonio Carrasqueira e Guilherme Sparrapan
Está de volta Ouvido Absoluto, a série dedicada à música de câmara, que tem concertos realizados sempre aos sábados, ao meio-dia no Teatro Eva Herz, no Conjunto Nacional.
Realização da Ato Cultural e da Livraria Cultura, com curadoria de Jeanne de Castro, a série tem entre seus objetivos levar ao público o intimismo e o virtuosismo dos músicos de câmara da melhor qualidade que existem na cidade.
Profissionais do mais alto nível, esses músicos fazem parte dos corpos estáveis das mais destacadas orquestras existentes na cidade – entre elas OSESP, Sinfônica Municipal e OSUSP. Além de tocar com suas sinfônicas, eles se organizam também em formações menores, para dedicar-se com maior liberdade criativa ao riquíssimo e fascinante repertório da música de câmara.
Adicionalmente, ao realizar os concertos em dia e horário pouco habituais em São Paulo para a música chamada clássica, ou erudita, e em um teatro de localização privilegiada – o Teatro Eva Herz da Livraria Cultura do Conjunto Nacional – os promotores acreditam poder atrair um público novo para a música de câmara.
Quatro concertos – Lançada em Maio passado, a série Ouvido Absoluto prossegue em Agosto e Setembro com a realização de quatro concertos.
No sábado, 15 de Agosto, a atração é o Duo Graffiti. Formado em 2010 porCássia Carrascoza, flauta, e Ricardo Bologna, marimba, o duo tem CD gravado pelo Selo Clássicos. Músicos de intensa atividade, ambos são donos de reconhecidas carreiras artísticas. Cássia Carrascoza é primeira flauta da Sinfônica Municipal de São Paulo e integrante da Camerata Aberta e do Percorso Ensemble. Ricardo Bologna é timpanista solista da OSESP, regente da Orquestra Sinfônica da USP, professor da Universidade de São Paulo e diretor artístico do grupo Percorso Ensemble.
Na apresentação tocam peças de dois compositores japoneses (Takemitsu e Abe), do húngaro István Matuz, do brasileiro Cyro Pereira e do argentino Astor Piazzolla.
No sábado, 22 de Agosto, a atração é o duo formado por Newton Carneiro ao violão e por Michel Moraes ao clarinete. Multi-instrumentista, Carneiro é respeitado músico e arranjador, com atuação na Orquestra Jazz Sinfônica e na Orquestra da USP. Tornou-se conhecido a partir de seu trabalho com o grupo Ânima, no início dos anos 1980. Moraes é clarinetista da Jazz Sinfônica, professor de clarinete da EMESP e integra o Quinteto de Clarinetes Madeira de Vento.
Na apresentação mesclam temas de compositores populares (Tom Jobim, Jacob do Bandolim, Dave Brubeck) com composições próprias, executados sempre com o apuro técnico característico da música clássica.
No sábado, 29 de Agosto, a atração é o Trid'Un, trio de palhetas integrado porPeter Apps, oboé, Sérgio Burgani, clarinete, e Francisco Formiga, fagote, músicos que tocam juntos há dez anos. Apps, inglês, no Brasil desde 1998, toca na OSESP e na Bachiana Filarmônica e é professor do Instituto Baccarelli. Burgani é clarinetista da OSESP, professor na UNESP e na Faculdade Cantareira, e membro dos grupos Percorso Ensemble e Sujeito a Guincho. Formiga é Fagotista da OSESP desde 1997, integrou a Sinfônica de Minas Gerais, foi monitor de fagote da Orquestra Experimental de Repertório e chefe de naipe da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Desde 2013, é professor na Academia de Música da OSESP.
O trio tem como proposta contar a história da música através do trio oboé-clarinete-fagote, instrumentos de madeira relativamente pouco conhecidos, mas de timbre sempre agradável de se ouvir. O programa tem peças de Handel, Milhaud, Schulhoff e ainda uma seleção de choros.
No sábado, 5 de Setembro, a atração é o duo formado por Antonio Carrasqueira à flauta e Guilherme Sparrapan ao violão. Carrasqueira atuando com grande desenvoltura tanto na área erudita como na popular. De 1997 a 2011 integrou o Quinteto Villa-Lobos. Desde 1986 é professor de flauta na ECA-USP. Sparrapan estudou violão popular de choro e violão erudito. Foi regente assistente da Sinfônica Jovem de Campinas enquanto cursava o curso de Música (Bacharelado em Regência) da UNICAMP. Em 2005 ingressou no curso de música da ECA-USP, em São Paulo. Atualmente cursa o último ano de Bacharelado em Regência na ECA-USP sob orientação de Aylton Escobar e Gil Jardim.
No programa da apresentação estão, entre outras, a "Suíte Retratos", de Radamés Gnattali, e a ária da Bachianas Brasileiras Nº 5, de Villa-Lobos. Todas as peças em arranjos especiais para flauta e violão.
S E R V I Ç O
OUVIDO ABSOLUTO
Série de música de câmara no Teatro Eva Herz a Livraria Cultura do Conjunto Nacional
Sábado, 15 de Agosto, 12 horas
DUO GRAFFITI
CÁSSIA CARRASCOZA, flauta e RICARDO BOLOGNA, marimba
Programa
Toru Takemitsu - Toward the Sea
István Matuz - Sakura, Sakura (flauta solo)
Keiko Abe - Wind Sketch (marimba solo)
Cyro Pereira - Cuidado com o Degrau
Astor Piazzolla - Nonino
Astor Piazzolla - A História do Tango
Bordel 1900 - Café 1930 - Nightclub 1960 - Concert d'Aujourd'hui
Sábado, 22 de Agosto, 12 horas
NEWTON CARNEIRO, violão e MICHEL MORAES, clarinete
Programa
Antonio Carlos Jobim - Chovendo na roseira
Dave Brubeck - Blue rondo à la turk
Jacob do Bandolim - Ginga do Mané
Newton Carneiro - Valsa
Newton Carneiro - Sereia
Michel Moraes - De mudança
Sábado, 29 de Agosto, 12 horas
TRID'UNPETER APPS, oboé, SÉRGIO BURGANI, clarinete e FRANCISCO FORMIGA, fagote
Programa
G. F. Handel
Rigaudon
Bourrée
Marche
Darius Milhaud - Pastorale Op. 147
Erwin Schulhoff - Divertissement
Ouvertüre - Burlesca - Romanzero - Charleston - Tema con variazioni e fugato - Florida - Rondino, Finale
Seleção de choros
Sábado, 5 de Setembro, 12 horas
TONINHO CARRASQUEIRA, flauta e GUILHERME SPARRAPAN, violão
Programa
Radamés Gnattali - Suíte Retratos
Pixinguinha - Ernesto Nazareth - Anacleto de Medeiros - Chiquinha Gonzaga
Heitor Villa-Lobos - Bachianas Brasileiras Nº 5, Ária
Marco Pereira - Lis
Teatro Eva Herz (168 lugares)
Livraria Cultura, Conjunto Nacional
Av. Paulista 2073, Conjunto Nacional, 1º Piso, tel. 3170-4059
Ingressos
R$ 40,00 & R$ 20,00 (meia-entrada)
Vendas pela Ingresso.com e na bilheteria do Teatro Eva Herz (aberta de terça a sábado das 14h às 21h e domingo das 12h às 19h)
Duração - 60 minutos
Classificação etária - Livre para todas as idades
Atendimento à imprensa
Gabinete de Comunicação
(11) 3082-5444 & 98102-9870
matias.ribeiro@gabinete.com.br
0 comentários:
Postar um comentário