domingo, 2 de outubro de 2011

MEMÓRIA MUSICAL BRASILEIRA

Geraldo Azevedo - Inclinações Musicais (1981)
Por Bruno Negromonte

O terceiro álbum solo do cantor e compositor pernambucano Geraldo Azevedo foi lançado a exatamente 30 anos atrás com o sugestivo título de “Inclinações Musicais”. Algo que chamou a atenção na época foi a contracapa muito criativa e que provocava uma associação da imagem à canção que dá nome ao disco: uma foto de uma vitrine de uma loja de discos fantasiosamente chamada de "Inclinações Musicais" com várias capas de Lp’s, algumas muito parecidas colocadas lado a lado (como era o caso do disco “Let it Be” dos Beatles ao lado da capa do disco “Qualquer Coisa” de Caetano e a capa do disco “Contrastes” de Jards Macalé ao lado da capa do disco “Double Fantasy” de John Lennon & Yoko Ono).

Com um time de peso neste álbum, Geraldo contou com a participação na ficha técnica deste LP de nomes como Novelli, Marcio Montarroyos, Robertinho do Recife, Sivuca e Dori Caymmi.

Neste álbum está presente canções como a versão dada por Geraldinho para "Canta coração"(gravada originalmente por Elba dois anos antes no LP "Ave de prata"); a canção que acabou tornando-se um clássico dentro do seu repertório, "Dia Branco"; a canção composta em homenagem ao seu filho Lucas, ao qual deu o nome da música e tantas outras.

Surge neste álbum alguns parceiros que acompanham o cantor e compositor nascido em Petrolina (PE) até os dias atuais. São nomes como Geraldo Amaral (compositor da canção"Campo Alegre" presente no disco e parceiro de Geraldo a partir de então em tantas outras) e Pipo Spera (parceiros em duas das canções presentes no álbum e em muitas outras posteriormente)

P.S. - Uma curiosidade interessante sobre este trabalho do Geraldo é que justamente a capa do disco que veio a inspirá-lo a compor Dia Branco (a canção que mais logrou êxito do álbum) não está presente na contracapa. Segundo entrevista do próprio Geraldo a uma emissora de rádio recentemente ele relata que o primeiro álbum solo do ex-beatle George Harrison (All Things Must Pass) teria dado a ele a inspiração necessária para a composição elaborada com Renato Rocha.

Faixas:
01 - Caravelas (Carlos Fernando - Geraldo Azevedo)
02 - Dia branco (Renato Rocha - Geraldo Azevedo)
03 - Canta coração (Carlos Fernando - Geraldo Azevedo)
04 - Coqueiros (Geraldo Azevedo - Marcus Vinicius)
05 - Um dia (Caetano Veloso)
06 - Moça bonita (Capinan - Geraldo Azevedo)
07 - Inclinações musicais (Renato Rocha - Geraldo Azevedo)
08 - La primera vez (En el instituto y en la universidad) (Garcia Lorca - Renato Rocha)
09 - Campo Alegre (Geraldo Amaral)
10 - Vento de vozes (Pippo Spera - Eduardo Marquez - Geraldo Azevedo)
11 - Lucas (Pippo Spera - Eduardo Marquez - Geraldo Azevedo)

Direção Artística: Mazola
Direção Musical: Geraldo Azevedo e Renato Rocha
Produção Executiva: Wellington Luiz
Assistente de Produção: Christina Ponce de León
Estúdios: SIGLA (gravação) e Transamérica (mixagem)
Técnico de Gravação: Edu de Oliveira
Auxiliares de Gravação: Nestor, Setginho, Antônio Carlos, Beto, João Ricardo e Carlos
Mixagem: Mazola, Geraldo Azevedo e Renato Rocha
Técnico de Mixagem: Victor Farias
Auxiliares de Mixagem: Enoc, Roberto, Magro e Mauro
Montagem: Victor Farias
Arregimentação: Paschoal Ferrota

0 comentários:

LinkWithin