Cynara e Cybele (1968)
Por Abílio Neto
Em 1968, as irmãs baianas Cynara de Sá Leite (1945) e Cybele de Sá Leite (1940), sem se desligarem do quarteto formado por mais duas irmãs, Cyva e Cylene (Quarteto em Cy), gravaram um LP primoroso, que me parece ser o único vinil gravado pela dupla.
As duas já andavam defendendo músicas em festivais como fizeram com "Carolina", de Chico, em 1967, e "Sabiá", de Chico e Jobim, em 1968, quando foram tremendamente vaiadas no Maracanãzinho que torcia fervorosamente pela canção "Caminhando", de Geraldo Vandré.
Mas voltando ao disco de 1968, a dupla Cynara e Cybele fez aquela que eu considero até hoje a melhor gravação do frevo "Pelas Ruas do Recife", de Marcos Valle, Paulo Sérgio Valle e Novelli.
As outras gravações que eu conheço dessa música são do próprio Marcos Valle, em 1967, Banda de Pau e Corda, em 1979, e João Nogueira, esta em 1988.
É um frevo que não tem aqueles arranjos tipicamente pernambucanos, mas não deixa de ser um bom exemplo de frevo-canção, esse gênero que somente toca no carnaval para desgosto de nativos e turistas que visitam Pernambuco.
Faixas:
01 – Pelas Ruas do Recife (Marcos Valle - Paulo Sergio Valle - Novelli)02 – Carolina (Chico Buarque)
03 – Rasguei a Minha Fantasia (Lamartine Babo)
04 – Lua Cheia (Chico Buarque - Toquinho)
05 – Fala Meu Amor (Tom Jobim - Vinicius de Moraes)
06 – Anjo da Noite (Dorival Caymmi - Danilo Caymmi)
07 – Januária (Chico Buarque)
08 – João Ninguém (Noel Rosa)
09 – Lua Nova (Maurício Tapajós -Joaquim Cardoso)
10 – De Onde Vens (Dori Caymmi - Nelson Motta)
11 – Rancho Pra Quem Vem de Fora (Tamir Drumond - Kátia Drumond)
12 – Até Segunda-feira (Chico Buarque)
Nenhum comentário:
Postar um comentário