Em terra de frevo, festival de jazz e blues precisa rebolar muito para conseguir aporte financeiro de governo. Pelo menos é o que lamenta o produtor cultural Giovanni Papaleo, realizador do Festival Garanhuns Jazz 2010, que acontece durante o período de Carnaval no município do agreste pernambucano. O evento segue o conceito do Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga-CE.
Big Time Orchestra estará em Garanhuns
Segundo o produtor, apesar de premiado uma vez e indicado este ano ao Prêmio Mestre Salustiano de Turismo de PE, promovido pela Secretaria do Estado de Pernambuco, o Festival ainda não recebeu qualquer apoio do governo. “Infelizmente estamos até o presente sem qualquer sinalização de apoio por parte da Secretaria de Turismo do Estado de Pernambuco”, lamentou Papaleo, que está neste ramo há pelo menos 15 anos, e é responsável há nove anos pelo projeto Oi Blues, que já teve várias edições em Natal.
O Garanhuns Jazz 2010 será realizado com patrocínio da Prefeitura de Garanhuns, Chesf, Caixa Econômica Federal, entre outros apoiadores. “Felizmente isso não irá prejudicar nosso esforço e compromisso em realizar um grande Festival”.
O produtor confirmou mais uma atração para o Festival. Trata-se da Big Time Orchestra, cuja turnê tem apoio da Prefeitura de Curitiba-. “Ela é considerada a melhor Big Band de "Neo Swing" do Brasil”, garante Giovanni Papaleo.
Esse estilo de Big Band se encontra em efervescência nos EUA e mistura o repertório clássico do Swing dos anos 30 e 50 com o rock, Pop e Ska.
Um dos grandes destaque da Banda (além do seu vocal) é a performance da sua metaleira (sax, trompete, Trombone) aliada às guitarras turbinadas “A BTO segue o estilo das Bing Bands. Entre os principais nomes desse estilo nos EUA ,temos a Brian Setzer Orchestra, Big Band Voodoo Daddy e Royal Crown Revue”, define. “Não deixará ninguém sentado durante o seu show, por isso foi escalada para fechar com chave de ouro o Garanhuns Jazz Festival 2010”.
Outros nomes confirmados
O Festival já confirmou as atrações nacionais e internacionais. O mais badalado nome é o de Magic Slim, uma lenda viva do Blues mundial, que também passará por Guaramiranga. Também Leo Gandelman, o saxofonista Jasiel Leite, que fará uma participação especial no show de Leo, -Celso Blues Boy, Azimuth, banda ícone do estilo samba-jazz com uma vitoriosa carreira internacional. E ainda Andreas Kisser com seu projeto paralelo de Blues-Rock, o cantor de soul novaiorquino Karl Dixon, Greg Wilson, Tico Santa Cruz da banda Detonautas, que vai ao GJF mostrar seu projeto paralelo de Blues (Blueguellos) em parceria com integrantes da UpTown.
Maravilha a perticipação de vcs... sejam bem vindo a Pernambuco!
ResponderExcluirJoanatan Richard
The Bluz