Páginas

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

COMO DIRIA CAYMMI: "DIA DOIS DE FEVEREIRO, DIA DE FESTA NO MAR"

A personagem desta postagem de hoje merece todas as honras e atenção. É a rainha do mar, Iemanjá. Aproveitando o ensejo do dia dela a gente teve a ideia de reunir os mais variados artistas que um dia ousaram em homenagear Iyemanjá, Yemanjá, Yemaya, Iara, Inaê, Janaína, Iemoja “Iemanjá”, Nossa Senhora dos Navegantes, Yemoja (”Mãe cujos filhos são peixes”)… Enfim vai ser mais uma singela contribuição à MPB e à dona das águas.

Dorival Caymmi Não daria pra começar de outra forma se não fosse falando de Caymmi que entre tantas músicas sobre o mar, os pescadores e a Senhora dos Navegantes, escreveu “Dois de Fevereiro”. Sem dúvida esse foi o cantor e compositor que mais escreveu sobre Iemanjá. Por isso selecionamos duas canções. E infelizmente o Youtube não tem nenhuma das duas cantada por ele mesmo, mas Gal e Nara podem dar conta do recado um pouco, não?



Martinho da Vila Esse foi outro que já fez muita muita, muuuita música sobre Iemanjá. Mas escolhemos essa a dedo que é linda!


Caetano Veloso Pra responder ao que Jorge Amado havia dito, que mesmo os ateus mais descrentes poderiam ver verdadeiros milagres num terreiro em Salvador, Caetano fez essa música. Nessa versão de “Milagres do Povo” tem Gal junto.

Maria Bethânia Bethânia interpretou lindas canções com esta temática, mas essa de Pedro Amorim e Paulo César Pinheiro valem mais que um banho de mar. Ela inclusive tem um disco todo dedicado a canções que tratam do tema “mar”, se chama O Mar de Sophia.


Clara Nunes Por ser de origem mineira não teve tanta aproximação com o mar mas de qualquer maneira sentiu uma forte ligação com as águas salgadas através de Iemanjá. Em “A deusa dos Orixás”, por exemplo, fala da filha de Nanã que é uma entidade pertencente aos domínios de Iemanjá. Clara foi a primeira intérprete também de “Lenda das sereias” que vem logo adiante.


Marisa Monte Interpretação lá dos primórdios da década de oitenta mas cantada/sambada até hoje nos bares da João Alfredo, em Porto Alegre. Foi samba enredo do Império Serrano em 1976. Marisa, ilustre portelense, não cantou uma parte da letra original por citar a escola rival: “Toda a corte engalanada/ Transformando o mar em flor/ Vê o Império enamorado/ Chegar à morada do amor”.


Daniela Mercury Nessa versão com direito e interpretação da entidade das águas, Daniela Mercury traz todo o clima do mar na canção “Dara”.


Elis Regina A música que projetou Elis Regina para o Brasil e para os palcos do mundo era um canto de Vinicius de Moraes e Edu Lobo em homenagem à Rainha.


Existe mais uma série de canções que tratam do tema: tipo “Iemanjá”, de Gilberto Gil, que faz parte do primeiro compacto do baiano; “Bocochê”, de Edu Lobo entre outras. Pedimos aos nossos leitores que enviem suas sugestões de músicas que falem sobre a rainha das águas do mar e que não foram citadas aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário