O novo álbum traz 11 composições e as participações especiais da cantora e compositora Angela Rô Rô e do músico baiano Mu Carvalho, do grupo A Cor do Som
Por Augusto Pio
Cantor e compositor (à dir.) perdeu o irmão e o pai em 2015 e superou o momento difícil compondo um "CD pra cima", de "rock tradicional" (foto: Paulo Valle/Divulgação)O músico Eduardo Toledo define seu quarto trabalho solo, o CD independente Bom dia rock’n roll!, como “um disco para quem gosta de rock clássico”. O álbum traz 11 composições e as participações especiais da cantora e compositora Angela Rô Rô e do músico baiano Mu Carvalho, do grupo A Cor do Som. “Este disco veio na hora certa. Passei por momentos conturbados em 2015, que culminaram com as mortes de meu irmão e meu pai. Confesso que foi um período obscuro em minha vida. Quando esse ciclo se encerrou, estava precisando descarregar toda aquela energia acumulada, uma vez que fiquei um ano sem tocar guitarra e cantar”, conta Toledo.
Com a ajuda de muitos amigos, inclusive dos integrantes do grupo de jazz instrumental Conecto, do qual Toledo faz parte, ele foi se recuperando aos poucos. “Pensei comigo, tristeza também cansa. E parti para cima, de cabeça erguida, buscando descarregar a energia acumulada durante aquele período triste de minha vida. Não deu outra – fiz um CD para cima. É o contraponto daquele momento que eu estava deixando para trás. Meu turn around foi neste disco de rock and roll. E é nele que retomo minha carreira”, diz o músico.
Toledo gravou tudo no ano passado, durante o seu processo de recuperação. “São 10 composições minhas mais Sistema, que é de Angela Rô Rô e Mário de Oliveira e É isso!, que é minha e de Wilson Pierazoli. Resolvi gravar a canção de Rô Rô por sugestão do produtor Pedrinho Alves Madeira, que me mostrou a música. Fiz o arranjo, mostrei para ela, e o resultado foi que ela adorou e resolveu até participar do CD também”, conta. “Quanto a Mu, já é meu amigo de muito tempo. Em 1996, ele produziu um disco meu, quando ainda estava na (gravadora) BMG. Continuamos amigos e ele me ajudou muito, inclusive tocando órgão e piano na faixa Assim como é.”
DVD Os arranjos são todos de Toledo, que já compôs músicas para fazer um outro CD. “No momento, estou pensando neste. A ideia é fazer uma turnê e um DVD. Bom dia rock’n roll! foi gravado no Estúdio Navegador, do próprio Toledo, e mixado e masterizado por Steve Gordon, no Royal Palace Studios, em Miami. Gordon já mixou discos de nomes famosos como Bon Jovi, Aerosmith, Jon Secada e George Benson, entre outros.
Participaram das gravações, além de Toledo (voz e guitarra), Fabiano Martins (sax tenor), Rafael Canielo (bateria), Thiago Victor (guitarra) e Senilo Dutra (contrabaixo), além dos convidados Adriano Campagnani (baixo em Carta ao além), Bruno Fonseca (guitarra em Saí tocando rock’n roll por aí e É isso), Edwilson Valério (órgão em Até o sol nascer), Emerson Oliveira (piano em Vivendo pra morrer de amor), Henrique Toledo (cellos em Viva o momento) e Jeferson Joanes (vocais em Viva o momento e Assim como é).
Mas os convidados não pararam por aí, pois Léo Pires (bateria em Saí tocando rock’n roll por aí), Maura D’Paula (vocais em Viva o momento, Marfim, Assim como é e Acredito e vivo), Robinson Matos (bateria em Vivendo pra morrer de amor), Sérgio Silva (percussão em Saí tocando rock’n roll por aí) e Sulyen Dantas (vocais em Viva o momento e Assim como é), também contribuíram com Toledo.
“Definitivamente, este é um disco de rock and roll tradicional, clássico, sem inventar muito, com duas guitarras, baixo e bateria e com uma ou outra faixa com sax e teclados”, descreve Toledo. Ele foi o criador do grupo Agência Tass, com quem fez sua estreia em disco, com o álbum Vida clip (RGE); 1988), gravou seu primeiro disco solo independente, Eduardo Toledo, em 1994. Em 1997, Toledo fundou o grupo Nepal, com o qual gravou A filosofia do Nepal (EMI).
Bom dia rock’n roll!
• Eduardo Toledo
• Navegador Música (11 faixas)
• Preço sugerido: R$ 20
• Disponível também nas plataformas digitais
Nenhum comentário:
Postar um comentário