Na foto acima Ary Barroso, Walt Disney, Adalgisa Nery e Lourival Fontes num período, na década de 1940, em que os estúdios e os produtores americanos fizeram questão de se aproximar dos artistas brasileiros.
Havia a chamada política da boa vizinhança, preconizada pelo presidente Franklin Roosevelt. Na verdade era uma estratégia para atrair o Brasil para a esfera de influência dos Estados Unidos e afastar a possibilidade de um entendimento entre o governo brasileiro e a Alemanha nazista de Hitler, que, na Europa, dava início à Segunda Guerra Mundial. Um dos embaixadores dessa política foi Walt Disney. Passando pelo Pará, a sua equipe parou em um hotel e pediu para ouvir uma música típica do País. A orquestra desafinada e sem muito ritmo, arranhou uma deformada “Aquarela do Brasil”.
Aquilo foi o suficiente para que Disney ficasse com a melodia na cabeça durante toda a viagem e, ao chegar ao Rio, pedisse para ser apresentado ao compositor da música. Após conhecer Ary Barroso, o norte-americano não teve dúvidas: usou a composição como fundo musical das aventuras do estão estreante papagaio Zé Carioca, no filme “Alô, amigos”. Entusiasmado com as criações do brasileiro, mais tarde usaria “No tabuleiro da baiana” e “Os quindins de Iaiá" no desenho “Os três cavaleiros”, em que Zé Carioca e Pato Donald contracenam com Aurora Miranda.
Fonte: MPB Compositores (fascículos da Ed Globo, 1996).
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