Festival de artes visuais da usina Santa Terezinha, na Mata Sul, conta também com programação musical
Por Bruno Albertim
Usina Santa Terezinha vem sendo transformada num pólo botânico e de arte contemporânea na Mata Sul de Pernambuco
Espécie de versão pernambucana e menor do museu de Inhotim, em Minas, com um parque botânico e de obras de arte contemporânea de grandes dimensões a céu aberto, a Usina Santa Terezinha, em Água Preta, na Mata Sul, já tem confirmada a quarta edição de seu Festival Arte na Usina. O festival contará com uma agenda de shows, oficinas, exposições e vivências entre os dias 10 e 17 de novembro.
Como desde o início, a curadoria é dos artistas plásticos José Rufino (PB) e Fábio Delduque (SP), com produção assinada pela Proa Marketing Cultural, a programação deste ano contará com atrações como Chico César, Almério, Cordel do Fogo Encantado, Beto Ortiz, Adiel Luna, Josildo Sá, Orquestra de Câmara de Pernambuco, e festas em praça pública com DJs atuantes na cena recifense: Edinho Jacaré, Valdir Português (da Noite Cubana), Dolores e Lala K. Os shows acontecem nas sextas e sábados do festival.
VISUAIS
Na área das artes visuais, as atrações são encampadas por nomes como o uruguaio Clemente Padín, um dos mais importantes nomes da poesia virtual da América Latina. Sob curadoria de José Rufino, ele fará uma vivência e exposição audiovisual Clemente Padín: Poesia Virtual. Ainda na agenda, nomes como Estela Miazzi, Rodrigo Bueno (Ateliê Mata Adentro), Aline Albuquerque, Fábio Delduque e Clara Moreira. “O Festival Arte na Usina representa o ponto alto das ações desenvolvidas ao logo do ano pelo Usina de Arte. Dessa forma, abre-se um horizonte para reativar a musculatura econômica da região”, pontua Bruna Pessoa de Queiroz, uma das proprietárias e organizadoras do festival.
Sob orientação do Sebrae, que realizou capacitações com cerca de cem empreendedores da região, o festival contará com uma feira gastronômica de pequenos empreendedores e produtores locais. Um conglomerado de entidades apoia o festival: além do Ministério da Cultura, Sebrae, RentCars, Consulado da Áustria, Conservatório Pernambucano de Música e Museu de Arte Aloísio Magalhães.
Nenhum comentário:
Postar um comentário