Páginas

domingo, 28 de outubro de 2018

ALMÉRIO E CHICO CÉSAR ENTRE AS ATRAÇÕES DO ARTE NA USINA

Festival de artes visuais da usina Santa Terezinha, na Mata Sul, conta também com programação musical

Por Bruno Albertim



Usina Santa Terezinha vem sendo transformada num pólo botânico e de arte contemporânea na Mata Sul de Pernambuco

Espécie de versão pernambucana e menor do museu de Inhotim, em Minas, com um parque botânico e de obras de arte contemporânea de grandes dimensões a céu aberto, a Usina Santa Terezinha, em Água Preta, na Mata Sul, já tem confirmada a quarta edição de seu Festival Arte na Usina. O festival contará com uma agenda de shows, oficinas, exposições e vivências entre os dias 10 e 17 de novembro.

Como desde o início, a curadoria é dos artistas plásticos José Rufino (PB) e Fábio Delduque (SP), com produção assinada pela Proa Marketing Cultural, a programação deste ano contará com atrações como Chico César, Almério, Cordel do Fogo Encantado, Beto Ortiz, Adiel Luna, Josildo Sá, Orquestra de Câmara de Pernambuco, e festas em praça pública com DJs atuantes na cena recifense: Edinho Jacaré, Valdir Português (da Noite Cubana), Dolores e Lala K. Os shows acontecem nas sextas e sábados do festival.


VISUAIS

Na área das artes visuais, as atrações são encampadas por nomes como o uruguaio Clemente Padín, um dos mais importantes nomes da poesia virtual da América Latina. Sob curadoria de José Rufino, ele fará uma vivência e exposição audiovisual Clemente Padín: Poesia Virtual. Ainda na agenda, nomes como Estela Miazzi, Rodrigo Bueno (Ateliê Mata Adentro), Aline Albuquerque, Fábio Delduque e Clara Moreira. “O Festival Arte na Usina representa o ponto alto das ações desenvolvidas ao logo do ano pelo Usina de Arte. Dessa forma, abre-se um horizonte para reativar a musculatura econômica da região”, pontua Bruna Pessoa de Queiroz, uma das proprietárias e organizadoras do festival.

Sob orientação do Sebrae, que realizou capacitações com cerca de cem empreendedores da região, o festival contará com uma feira gastronômica de pequenos empreendedores e produtores locais. Um conglomerado de entidades apoia o festival: além do Ministério da Cultura, Sebrae, RentCars, Consulado da Áustria, Conservatório Pernambucano de Música e Museu de Arte Aloísio Magalhães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário